Exportações portuguesas de turismo estagnaram em Julho

20-09-2019 (15h28)

Apesar de Portugal ter contabilizado em Julho mais quase cem mil turistas residentes no estrangeiro (+5,8%), segundo o INE, os seus gastos no país, contabilizados como exportações de turismo pelo Banco de Portugal, tiveram uma quase estagnação.

Os dados da Balança de Pagamentos divulgados pelo banco central indicam um aumento dos gastos de turistas residentes no estrangeiro em apenas 0,5%, que ainda assim foi a 42ª subida homóloga mensal consecutiva.

A informação do Banco de Portugal indica que os gastos de turistas estrangeiros no país ascenderam em Julho a 2.021,05 milhões de euros, que é um novo recorde para o mês de Julho, que contabilizou pela primeira vez mais de 2.000 milhões de euros em 2018, com 2.011,34 milhões.

Ainda assim, o PressTUR concluiu que foi a variação homóloga mensal mais fraca desde Janeiro de 2016, no qual registou a última queda homóloga mensal, em 1,5%.

O abrandamento da taxa de crescimento é uma característica dos meses de ‘pico’ de gastos, porque é mais complicado ter aumentos quando os valores já estão mais elevados.

E é o que se está a verificar desde Julho de 2018, com as receitas turísticas portuguesas a não voltarem a crescimentos a dois dígitos como até ao primeiro trimestre de 2018, com uma única excepção dos +11,8% do mês de Abril, que beneficiou de ser o mês de ‘pico’ das viagens da Páscoa e estar a comparar com um mês que o não foi.

Ainda assim, os gastos de turistas estrangeiros em Portugal aumentaram 9,71 milhões de euros em Julho e no conjunto dos primeiros sete meses deste ano estão 457,18 milhões (+5,1%) acima do montante do período homólogo de 2018, em 9.370,27 milhões, que é um novo recorde para este período do ano.

 

Clique para mais notícias: Balança portuguesa das Viagens e Turismo

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Etihad chega a mais dez destinos com a TAP via Lisboa e Porto

16-10-2019 (16h02)

A Etihad Airways, companhia de aviação do Abu Dhabi, anunciou que vai expandir o code-share com a TAP a mais dez rotas via Lisboa e Porto, a partir do início do fim deste mês, início do chamado Inverno IATA.

AHP perspectiva manter este ano 400 participantes no seu Congresso anual

16-10-2019 (15h32)

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, declarou que está previsto repetir este ano os 400 congressistas na reunião anual que organizam para debater o sector e que vai reunir-se em Viana do Castelo.

Congresso da AHP vai discutir como “seduzir Espanha” e captar turistas que gastem mais

16-10-2019 (15h22)

A presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, anunciou ontem em Lisboa que o próximo Congresso da Associação vai ter um painel sobre a convergência ibérica e tentar perceber se é possível captar espanhóis com mais poder de compra.

Ana Mendes Godinho deixa Secretaria de Estado do Turismo

15-10-2019 (19h15)

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo nos últimos quatro anos, pasta ‘coerente’ com a sua posição de quadro superior do Turismo de Portugal, deixa essa área económica no próximo Governo do primeiro-ministro António Costa, que a ‘faz subir’ a ministra... mas do Trabalho.

Alojamento local faz 27,5% do aumento de proveitos da hotelaria portuguesa em Agosto

15-10-2019 (16h34)

O alojamento local é o segmento do alojamento turístico que mais está a crescer este ano em Portugal, tendo atingido um aumento de proveitos em Agosto, principal mês da actividade turística em Portugal, que equivale a 27,5% do aumento dos proveitos totais do sector.

Noticias mais lidas