e-Tax-Free vai precisar de um período de adaptação

19-03-2018 (13h08)

O lançamento do e-Tax-Free é uma “boa notícia”, mas será necessário um período de adaptação para os agentes económicos, alertaram especialistas na área dos pagamentos durante um debate no Summit Shopping, Tourism e Economy Lisbon.

O sistema e-Tax-Free, que vai ser lançado em 1 de Abril, prevê que os turistas que efectuem compras em Portugal tenham a possibilidade de reembolso do IVA na hora.

“As alterações ao ‘Tax-Free’ [compras isentas do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)], constituem uma boa notícia, porque Portugal passa a alinhar com os sistemas eletrónicos”, disse o director-geral da Global Blue Portugal, Renato Leite, durante o debate Meios de Pagamento e ‘Tax-Free’, na sexta-feira, em Lisboa.

A “revolução do sistema”, porém, carece de um período de adaptação para os agentes económicos, uma vez que obriga a alterações ao nível da facturação e disponibilidade por parte das empresas de ‘software’, alertou o executivo.

Na mesma ocasião, o presidente executivo da Bright Pixel, Celso Martins, destacou as condições ideais de Portugal para estar “na linha da frente da tecnologia”, alertando contudo que o desenvolvimento tecnológico carece de “humanização”, fase que considera que pode iniciar-se dentro de, pelo menos, cinco anos.

“A humanização ainda não começou e ela implica tornar a experiência mais transparente, o que vai acontecer quando nos esquecermos dos cartões de pagamento e dos próprios telemóveis”, referiu.

A diretora de marketing da MasterCard para Portugal e Espanha, Eva Ruíz, sublinhou por sua vez que, dentro de dez anos, provavelmente, os pagamentos serão “100% digitais”.

“A MaterCard trabalha numa perspectiva inovadora. Não vamos fechar os olhos ao que está a acontecer. Não queremos ficar obsoletos, por isso, vamos, certamente, transformar-nos”, concluiu.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lisboa recebe Grand Final dos World Travel Awards a 1 de Dezembro

19-11-2018 (17h05)

A cerimónia da Grand Final dos World Travel Awards, que encerra “uma pesquisa anual pelas melhores organizações de viagens e turismo do mundo”, vai decorrer no Pátio da Galé, em Lisboa, no dia 1 de Dezembro.

Viagens El Corte Inglés traça estratégia para chegar ao Top3 em Portugal, Bernardo Marquez (1/3)

19-11-2018 (16h16)

A Viagens El Corte Inglés, subsidiária portuguesa da maior agência de viagens em Espanha, está a implementar uma estratégia para alcançar a 2ª ou 3ª posição entre os maiores grupos de agências de viagens em volume de vendas no mercado português, disse ao PressTUR o novo director-geral da empresa, Bernardo Marquez.

Viagens El Corte Inglés Portugal prevê crescimento a dois dígitos este semestre, Bernardo Marquez (2/3)

19-11-2018 (16h14)

A Viagens El Corte Inglés cresceu "quase a dois dígitos" na primeira metade do seu ano fiscal, iniciado em Março, e a previsão para o segundo semestre, até ao final de Fevereiro, é crescimento a dois dígitos, avançou ao PressTUR o seu director-geral, Bernardo Marquez.

Viagens El Corte Inglés Portugal aposta em automatizar todo o processo de venda, Bernardo Marquez (3/3)

19-11-2018 (16h10)

A Viagens El Corte Inglés tem em curso um processo que prevê esteja concluído em Fevereiro, quando começar o novo ano fiscal, que o seu director-geral, Bernardo Marquez, diz ser uma aposta em "automatizar todo o processo de venda para que seja mais fácil aos colaboradores fazer uma venda".

Presidente da República promulga novo modelo de gestão de slots nos aeroportos

19-11-2018 (15h56)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo que altera o modelo de prestação dos serviços de atribuição das faixas horárias (slots) nos aeroportos portugueses, lamentando que tenha demorado um ano.

Ultimas Noticias