e-Tax-Free vai precisar de um período de adaptação

19-03-2018 (13h08)

O lançamento do e-Tax-Free é uma “boa notícia”, mas será necessário um período de adaptação para os agentes económicos, alertaram especialistas na área dos pagamentos durante um debate no Summit Shopping, Tourism e Economy Lisbon.

O sistema e-Tax-Free, que vai ser lançado em 1 de Abril, prevê que os turistas que efectuem compras em Portugal tenham a possibilidade de reembolso do IVA na hora.

“As alterações ao ‘Tax-Free’ [compras isentas do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)], constituem uma boa notícia, porque Portugal passa a alinhar com os sistemas eletrónicos”, disse o director-geral da Global Blue Portugal, Renato Leite, durante o debate Meios de Pagamento e ‘Tax-Free’, na sexta-feira, em Lisboa.

A “revolução do sistema”, porém, carece de um período de adaptação para os agentes económicos, uma vez que obriga a alterações ao nível da facturação e disponibilidade por parte das empresas de ‘software’, alertou o executivo.

Na mesma ocasião, o presidente executivo da Bright Pixel, Celso Martins, destacou as condições ideais de Portugal para estar “na linha da frente da tecnologia”, alertando contudo que o desenvolvimento tecnológico carece de “humanização”, fase que considera que pode iniciar-se dentro de, pelo menos, cinco anos.

“A humanização ainda não começou e ela implica tornar a experiência mais transparente, o que vai acontecer quando nos esquecermos dos cartões de pagamento e dos próprios telemóveis”, referiu.

A diretora de marketing da MasterCard para Portugal e Espanha, Eva Ruíz, sublinhou por sua vez que, dentro de dez anos, provavelmente, os pagamentos serão “100% digitais”.

“A MaterCard trabalha numa perspectiva inovadora. Não vamos fechar os olhos ao que está a acontecer. Não queremos ficar obsoletos, por isso, vamos, certamente, transformar-nos”, concluiu.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Apoios do Governo para projectos turísticos no interior de Portugal ascendem a 310 milhões de euros

15-02-2019 (17h11)

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que o Governo apoiou com cerca de 310 milhões de euros investimentos no sector do turismo no interior do país, no âmbito dos programas Valorizar e Portugal 2020.

Vueling vai ter voos Tenerife - Lisboa

15-02-2019 (16h56)

A Vueling, low cost do IAG, grupo de que fazem parte também a British Airways, a Iberia, a Aer Lingus e a Level, vai ter voos entre Tenerife e Lisboa a partir de Abril.

Springwater vai finalmente apostar na “aproximação/integração” Geostar - Top Atlântico

15-02-2019 (16h35)

O grupo espanhol Wamos, do fundo suíço Springwater, vai avançar finalmente para a “aproximação/integração” das suas redes em Portugal, a Top Atlântico comprada ao antigo GES e a Geostar comprada ao grupo Sonae em 2015.

TAP transporta menos passageiros este Janeiro nas suas rotas espanholas

15-02-2019 (15h47)

A TAP, que em meados do ano passado retirou A Coruña, Astúrias e Vigo da sua rede de destinos em Espanha, começou 2019 com uma quebra de passageiros nas ligações com o país vizinho em 3,4% ou cerca de 4,7 mil, de acordo com dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pela AENA.

Passageiros em voos entre Espanha e Portugal aumentam 10,8% em Janeiro

15-02-2019 (15h33)

Os aeroportos espanhóis somaram este Janeiro 357,6 mil passageiros de voos de/para Portugal, +10,8% ou mais 34,9 mil que no primeiro mês de 2018, de acordo com dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo PressTUR.