e-Tax-Free vai precisar de um período de adaptação

19-03-2018 (13h08)

O lançamento do e-Tax-Free é uma “boa notícia”, mas será necessário um período de adaptação para os agentes económicos, alertaram especialistas na área dos pagamentos durante um debate no Summit Shopping, Tourism e Economy Lisbon.

O sistema e-Tax-Free, que vai ser lançado em 1 de Abril, prevê que os turistas que efectuem compras em Portugal tenham a possibilidade de reembolso do IVA na hora.

“As alterações ao ‘Tax-Free’ [compras isentas do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)], constituem uma boa notícia, porque Portugal passa a alinhar com os sistemas eletrónicos”, disse o director-geral da Global Blue Portugal, Renato Leite, durante o debate Meios de Pagamento e ‘Tax-Free’, na sexta-feira, em Lisboa.

A “revolução do sistema”, porém, carece de um período de adaptação para os agentes económicos, uma vez que obriga a alterações ao nível da facturação e disponibilidade por parte das empresas de ‘software’, alertou o executivo.

Na mesma ocasião, o presidente executivo da Bright Pixel, Celso Martins, destacou as condições ideais de Portugal para estar “na linha da frente da tecnologia”, alertando contudo que o desenvolvimento tecnológico carece de “humanização”, fase que considera que pode iniciar-se dentro de, pelo menos, cinco anos.

“A humanização ainda não começou e ela implica tornar a experiência mais transparente, o que vai acontecer quando nos esquecermos dos cartões de pagamento e dos próprios telemóveis”, referiu.

A diretora de marketing da MasterCard para Portugal e Espanha, Eva Ruíz, sublinhou por sua vez que, dentro de dez anos, provavelmente, os pagamentos serão “100% digitais”.

“A MaterCard trabalha numa perspectiva inovadora. Não vamos fechar os olhos ao que está a acontecer. Não queremos ficar obsoletos, por isso, vamos, certamente, transformar-nos”, concluiu.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

APECATE marca 7º Congresso para a ilha do Faial, Açores

18-09-2018 (19h28)

A ilha do Faial, no grupo central dos Açores, vai sediar o 7º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2019.

Travagem de Lisboa ‘arrasta’ aeroportos portugueses para crescimento ‘insípido’

18-09-2018 (17h30)

O crescimento de passageiros nos aeroportos portugueses, que era sistematicamente dos mais fortes na Europa, foi inferior em Julho à média europeia, de acordo com os dados publicados pelo Airports Council International (ACI) Europa, que mostram uma forte correlação com o abrandamento do Aeroporto de Lisboa.

BTL assina protocolo de cooperação com província chinesa

18-09-2018 (17h27)

A Bolsa de Turismo de Lisboa e a Comissão Provincial de Desenvolvimento do Turismo de Shanxi da República Popular da China assinaram um protocolo com o intuito de promover o desenvolvimento e a cooperação entre as duas entidades.

Cimeira do Turismo Português tem mais de 350 inscritos

18-09-2018 (16h50)

A IV Cimeira do Turismo Português, que se realiza no dia 27 de Setembro, no Teatro São Luiz, em Lisboa, já conta com mais de 350 inscritos.

Faro teve a 8ª maior queda de passageiros dos aeroportos europeus em Julho

18-09-2018 (16h34)

O Aeroporto de Faro, principal ‘porta de entrada’ de turistas estrangeiros no Algarve, maior região turística portuguesa, teve em Julho a 8ª maior queda de passageiros de todos os aeroportos europeus, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Airports Council International (ACI) Europa.