Centro de Portugal lança sistema de monitorização em tempo real do perfil dos turistas

19-07-2018 (16h06)

O Turismo Centro de Portugal implementou um sistema informático que possibilita a monitorização, em tempo real, do perfil dos turistas que visitam a região, anunciou hoje o organismo.

“A partir de agora, os postos de turismo do Centro de Portugal podem fornecer todas as informações sobre os visitantes, de forma automática e imediata”, refere a entidade regional de turismo em comunicado.

O objectivo do sistema é “monitorizar a atividade turística regional e sub-regional e contribuir para um melhor conhecimento integrado do sector, complementando uma lacuna identificada”.

De acordo com a informação veiculada, “o sistema de recolha de dados dos turistas nos postos de informação turística era, até agora, incipiente, dada a escassez de informação produzida por qualquer entidade”.

Numa iniciativa apoiada pelo Centro 2020, os postos de turismo do Turismo Centro de Portugal em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Viseu, Covilhã, Fátima e Vilar Formoso foram equipados com tablets, que são entregues aos visitantes que entram nos postos.

Cada tablet está equipado com um programa que, através de um inquérito, permite a obtenção de dados em tempo real do perfil e motivação dos turistas.

Entre os dados obtidos, estão a nacionalidade do visitante, a região de proveniência, género, idade, companhia na viagem e o motivo principal de escolha do destino, os locais que visitou ou pretende visitar e o meio que o levou a escolher o destino, entre outros.

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país, abrangendo 100 municípios.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Terminal de actividades marítimo-turísticas de Lisboa deverá estar a funcionar até ao final do ano

21-01-2019 (15h12)

A estação fluvial Sul e Sueste, no Terreiro do Paço, em Lisboa, está a ser alvo de requalificação e deverá estar em funcionamento como terminal de actividades marítimo-turísticas até ao final do ano, cerca de dois anos mais tarde que o previsto inicialmente.

Gastos dos portugueses aumentaram mais que receitas turísticas pela primeira vez em 34 meses

21-01-2019 (14h51)

Os gastos turísticos dos portugueses subiram 51,20 milhões de euros em Novembro passado, ultrapassando pela primeira vez o aumento dos gastos de turistas estrangeiros, que foi de 43,45 milhões, o que já não acontecia desde Janeiro de 2016.

Hotel na antiga sede do FC Porto vai custar 2,8 milhões de euros

21-01-2019 (14h48)

O Futebol Clube do Porto vai investir 2,8 milhoes de euros para construir um hotel de charme com 54 quartos na sua antiga sede, localizada no centro da cidade do Porto.

Gastos dos portugueses em turismo no estrangeiro também atingiram novo recorde anual

21-01-2019 (14h15)

À semelhança dos gastos de turistas estrangeiros no país, também os gastos dos portugueses em viagens e turismo no estrangeiro superaram no fim de Novembro de 2018 o total de 2017, passando pela primeira vez os 4.300 milhões de euros num ano.

Receitas turísticas portuguesas somaram em 11 meses de 2018 mais 396 milhões que em todo o ano de 2017

21-01-2019 (13h58)

Portugal já tem oficialmente um novo recorde de receitas turísticas, depois que o Banco Central revelou hoje os dados relativos aos primeiros onze meses de 2018 com um total já 396 milhões maior que o total de 2017, que era até agora o melhor ano de sempre.