Centro de Portugal lança sistema de monitorização em tempo real do perfil dos turistas

19-07-2018 (16h06)

O Turismo Centro de Portugal implementou um sistema informático que possibilita a monitorização, em tempo real, do perfil dos turistas que visitam a região, anunciou hoje o organismo.

“A partir de agora, os postos de turismo do Centro de Portugal podem fornecer todas as informações sobre os visitantes, de forma automática e imediata”, refere a entidade regional de turismo em comunicado.

O objectivo do sistema é “monitorizar a atividade turística regional e sub-regional e contribuir para um melhor conhecimento integrado do sector, complementando uma lacuna identificada”.

De acordo com a informação veiculada, “o sistema de recolha de dados dos turistas nos postos de informação turística era, até agora, incipiente, dada a escassez de informação produzida por qualquer entidade”.

Numa iniciativa apoiada pelo Centro 2020, os postos de turismo do Turismo Centro de Portugal em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Viseu, Covilhã, Fátima e Vilar Formoso foram equipados com tablets, que são entregues aos visitantes que entram nos postos.

Cada tablet está equipado com um programa que, através de um inquérito, permite a obtenção de dados em tempo real do perfil e motivação dos turistas.

Entre os dados obtidos, estão a nacionalidade do visitante, a região de proveniência, género, idade, companhia na viagem e o motivo principal de escolha do destino, os locais que visitou ou pretende visitar e o meio que o levou a escolher o destino, entre outros.

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país, abrangendo 100 municípios.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Portugal volta a ter um restaurante nos 50 melhores do mundo — o Belcanto de José Avillez

25-06-2019 (19h34)

O Belcanto de José Avillez foi classificado como o 42º melhor restaurante do mundo na lista The World’s 50 Best Restaurants divulgada hoje e que é encabeçada pelo francês Mirazur.

Gastos turísticos dos portugueses concentram-se mais em destinos da Europa

25-06-2019 (15h50)

Os destinos europeus concentraram 82,6% do total de gastos dos portugueses em viagens e turismo no estrangeiro no primeiro quadrimestre, mais um ponto percentual que no período homólogo de 2018, nomeadamente pelos aumentos em Espanha, Reino Unido e Bélgica.

Convenção da Go4Travel decorre em Fátima nos dias 9 e 10 de Novembro

25-06-2019 (15h48)

“Diga presente ao Futuro” é o tema do próximo Summit 4 Travel, a convenção organizada pelo grupo de agências de viagens Go4Travel, agendada para os dias 9 e 10 de Novembro.

Turistas dos Estados Unidos foram os que mais aumentaram os gastos em Portugal no primeiro quadrimestre

25-06-2019 (15h16)

Portugal teve no primeiro quadrimestre um aumento de 58,20 milhões de euros de gastos de turistas residentes nos Estados Unidos, que assim foram os que tiveram o maior contributo para o aumento das exportações portuguesas de turismo neste período.

Britânicos ‘desmentem’ receios sobre impacto para o turismo português do impasse com o Brexit

25-06-2019 (15h14)

Mesmo com o impasse quanto à concretização da saída do Reino Unido da União Europeia, os turistas britânicos mantêm-se não só os que mais contribuem para as receitas turísticas portuguesas como foram os europeus que mais contribuíram para o aumento no primeiro quadrimestre.

Ultimas Noticias

Noticias mais lidas