Braga cobra taxa de 1,5 euros por dormida a partir de Março

19-02-2020 (14h02)

A Câmara de Braga começa no dia 1 de Março a cobrar uma taxa municipal turística no valor de 1,5 euros por dormida, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que aquela taxa será paga por pessoa por cada dormida nos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local, até um máximo de quatro noites seguidas.

A taxa incide sobre hóspedes com idade superior a 16 anos, sendo aplicada entre Março e Outubro.

Ficam isentos de pagamento os hóspedes cuja estadia seja motivada por tratamento médico, uma isenção que se estende a um acompanhante, desde que seja apresentado documento comprovativo de marcação/prestação de serviços médicos ou documento equivalente.

Também não pagam a taxa hóspedes com incapacidade igual ou superior a 60%, desde que apresentem documento comprovativo da condição, e hóspedes que se encontrem alojados decorrente de declaração de emergência social ou Protecção Civil.

O presidente da câmara, Ricardo Rio, já admitiu que a taxa deverá gerar cerca de meio milhão de euros por ano, destinando-se a verba a investimento em promoção turística, animação turística e limpeza e conservação dos espaços públicos.

O município tem vindo a promover sessões de esclarecimento sobre a plataforma eletrónica, de uso exclusivo dos profissionais do sector, para efeitos de registo, liquidação e entrega da Taxa Municipal Turística.

Todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local estão obrigados a fazer o registo na plataforma.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Hotelaria

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Peregrinação de Maio em Fátima será celebrada sem peregrinos

06-04-2020 (14h06)

O Santuário de Fátima anunciou hoje que a Peregrinação Internacional Aniversária de Maio será este ano celebrada sem a presença física de peregrinos, devido à covid-19, mas que se mantêm as principais celebrações.

Aumento de doentes com covid-19 em Portugal foi ontem o menor desde 30 de Março

06-04-2020 (13h39)

Portugal identificou ontem mais 452 doentes com covid-19, que é o menor número diário de novas infecções desde 30 de Março (data da informação), também uma segunda-feira, em que o aumento fora de 446, e a que se seguiu, no dia seguinte, o maior aumento diário desde o início da pandemia, com mais 1.035.

NAV Portugal prevê quebras de tráfego aéreo de 85% a 95% em Abril

06-04-2020 (13h27)

A NAV Portugal anunciou que prevê quebras de tráfego aéreo “a rondar os 85% e 95%” em Abril, depois de na última semana de Março ter verificado um decréscimo de 85%.

Wizz Air vai voar de Bucareste e Sofia para Lisboa até 17 de Abril

06-04-2020 (12h36)

A companhia de aviação Wizz Air tem programado voar de Bucareste e Sofia para Lisboa, com um voo por semana em cada ligação, entre hoje e 17 de Abril.

Ministra da Saúde reforça alerta para aumento da pressão sobre as instituições hospitalares

05-04-2020 (13h36)

A ministra da Saúde, Marta Temido, alertou hoje, ao fazer o balanço da pandemia de covid-19 em Portugal, que está a crescer a necessidade de internamentos e nomeadamente em cuidados intensivos.

Noticias mais lidas