Alenquer e Torres Vedras promovem-se como Cidade Europeia do Vinho

12-03-2018 (17h44)

Imagem retirada do vídeo da Câmara de Torres Vedras publicado no YouTube
Imagem retirada do vídeo da Câmara de Torres Vedras publicado no YouTube

Alenquer e Torres Vedras, eleitas ‘Cidade Europeia do Vinho 2018’, vão comemorar o título ao longo do ano com 80 acções que ligam o vinho à gastronomia e às artes, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

Os presidentes das câmaras de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e de Alenquer, Pedro Folgado, anunciaram em conferência de imprensa que o programa festivo procura “divulgar a região pelo vinho e aproximar os produtores dos turistas, da restauração, dos agentes turísticos e outros agentes económicos”.

“Nos restaurantes, há muito poucos vinhos de Lisboa o que não se justifica”, salientaram, motivo pelo qual uma das acções é a atribuição de um selo a todos os restaurantes que adiram à ideia de promover seis vinhos de Torres Vedras e outros seis de Lisboa.

O programa contempla o Festival das Artes ‘Wnie Cellars & Art Fest Portugal, que sob a curadoria do músico Nuno Côrte-Real junta artistas das artes plásticas, da música, literatura, enologia, gastronomia, artes cénicas nas adegas, que se transformam em espaços culturais.

Concurso de curtas-metragens e de ideias de negócios, eventos gastronómicos, sessões de leitura de livros, encontros de artes plásticas, observações astronómicas com provas de vinhos, espectáculos de música, mostras de produtos locais, palestras sobre vinho e a cultura da vinha e espectáculos de teatro nas adegas integram também o programa hoje divulgado.

Alenquer e Torres Vedras partilham o título de ‘Cidade Europeia do Vinho 2018’, depois de Palmela (2012, Portugal), Marsala (2013, Itália), Jerez de la Frontera (2014, Espanha), Reguengos de Monsaraz (2015, Portugal), Conegliano Valdobbiadene (2016, Itália) e Cambados (2017, Espanha).

A Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), que integra municípios de 11 países europeus, lançou em 2012 o concurso anual “Cidade Europeia do Vinho”, para intuito turístico.

A RECEVIN - Rede Europeia de Cidades do Vinho, constituída por cidades com forte dependência económica da viticultura e que se localizam em áreas protegidas, dedica-se à promoção dos vinhos das diferentes denominações de origem para a dinamização da economia dos respectivos territórios.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal


Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Deco faz queixa da Ryanair por venda de voos após pré-aviso de greve

20-07-2018 (12h59)

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) fez queixa à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) contra a companhia aérea Ryanair por “prática comercial desleal” devido à venda de voos após o pré-aviso de greve.

Hotelaria de Lisboa acentuou em Maio a subida de preços

20-07-2018 (12h38)

Os hotéis da cidade de Lisboa acentuaram em Maio a subida de preços, com aumentos entre 13,5 e quase 19 euros por quarto, de acordo com dados do Observatório do Turismo de Lisboa consultados pelo PressTUR.

Airbus destaca exibição do A380 da Hi Fly no Farnborough Airshow 2018

20-07-2018 (11h16)

Embora tratando-se de um aparelho em segunda mão, a Airbus não deixou de realçar a exibição pela portuguesa Hi Fly, da família Mirpuri, do seu primeiro super-jumbo A380.

Ria Park Hotels renova quartos e áreas públicas do Ria Park Garden

19-07-2018 (17h14)

A Ria Park Hotels renovou os quartos e as áreas públicas do 4-estrelas Ria Park Garden, uma unidade no Algarve que apresenta como a “escolha perfeita para umas férias de Verão com a família e amigos”.

Lisboa subiu este ano a destino internacional mais pesquisado no Brasil

19-07-2018 (16h54)

Lisboa é o destino internacional mais pesquisado no Brasil em 2018, segundo a imprensa brasileira, que cita uma pesquisa do portal Skyscanner.