Novo presidente da Turismo do Porto e Norte defende taxas turísticas aplicadas na promoção

05-02-2019 (16h52)

Foto: Visit Portugal ( www.visitportugal.com )
Foto: Visit Portugal ( www.visitportugal.com )

O novo presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, defendeu hoje que o valor arrecadado pelas taxas turísticas nos municípios seja aplicado na promoção turística, bem como na segurança, limpeza e requalificação urbana.

Em entrevista à Lusa no âmbito da cerimónia de tomada de posse do cargo de presidente da Comissão Executiva da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), marcada para hoje às 17h00, em Viana do Castelo, Luís Pedro Martins afirmou que a “pegada ecológica dos turistas” não pode colocar em causa as “questões ambientais, de limpeza, de segurança” e, por isso, defende que as verbas resultantes das taxas turísticas devam ser direccionadas para essas áreas.

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da TPNP está agendada para acontecer no Forte Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

 

Aposta em produtos transversais

O rio Douro e os vinhos, a estrada EN2 que atravessa vários municípios, os Caminhos de Santiago e a gastronomia são os produtos que o novo presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) quer privilegiar.

Luís Pedro Martins assumiu em declarações à Agência Lusa que quer “juntar” e “unir” a região Norte e que não está para “criar divisões entre territórios”, desvendando que vai privilegiar os produtos que consigam ser “transversais" na região e que sirvam para juntar vários municípios e dar escala ao Norte.

“O Douro e toda a temática relacionada com o vinho, mas também o projecto (…) da Estrada Nacional 2 (EN2) que percorre vários municípios, (...) os Caminhos de Santiago e tudo o que estiver relacionado com a gastronomia, são tudo produtos que são transversais ao território e a que eu irei dar, sem dúvida nenhuma, prioridade”, assumiu Luís Pedro Martins.

O novo presidente da TPNP, que foi a eleições no dia 18 de janeiro com lista única, toma hoje posse da função de presidente da Comissão Executiva da TPNP, para um mandato cuja duração são cinco anos, numa cerimónia agendada para as 17:00, no Forte Santiago da Barra, em Viana do Castelo, e onde se prevê a presença da secretária de Estado do Turismo e do presidente do Turismo de Portugal.

Da equipa de Luís Pedro Martins fazem parte o vice-presidente Inácio Ribeiro (PSD), ex-presidente da Câmara de Felgueiras, e o vogal Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, é o presidente da Mesa da Assembleia Geral da TPNP e Ângelo Manuel Moura, presidente da Câmara de Lamego, vai ser o secretário da Mesa da Assembleia Geral.

Do Conselho de Marketing fazem parte a AETUR, município de Macedo de Cavaleiros, Termas de Vizela, HT Douro, Invest Braga, Taipas Turitermas e Associação de Comerciantes do Porto.

As eleições do passado dia 18 de Janeiro foram antecipadas na sequência da detenção, em Outubro, e prisão preventiva do anterior presidente da TPNP, Melchior Moreira, no âmbito da Operação Éter da Polícia Judiciária a uma alegada viciação de procedimentos de contratação pública.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Turismo português em Malta mais do que duplica entre Janeiro e Novembro de 2018

21-02-2019 (10h12)

O número de turistas portugueses que visitaram Malta entre Janeiro e Novembro do ano passado atingiu os 20.701, o que corresponde a um aumento de 118,4% face ao período homólogo de 2017.

easyJet lança nova rota de Verão Porto – Málaga

21-02-2019 (09h56)

A companhia de aviação easyJet anunciou que vai voar entre Porto e Málaga de 2 de Abril a 26 de Outubro, quatro vezes por semana, em A320.

Banco de Portugal contabiliza recorde de exportações de transporte aéreo de passageiros em 2018

20-02-2019 (14h07)

O Banco de Portugal contabilizou 3,56 mil milhões de euros de exportações portuguesas de transporte aéreo de passageiros em 2018, que constitui um novo recorde anual, +6,8% ou mais 226,4 milhões que em 2017.

Solférias leva às Maldivas agentes de viagens que mais venderem o destino

20-02-2019 (14h02)

O operador turístico Solférias anunciou que vai oferecer oito lugares numa viagem de familiarização (fam trip) às Maldivas às oito agências de viagens que mais venderem os seus programas para este destino.

Altis Hotels vai abrir um 5-estrelas no Porto em 2021

20-02-2019 (13h10)

O grupo Altis Hotels anunciou que prevê inaugurar o seu primeiro hotel no Porto em 2021, um 5-estrelas com 92 quartos, restaurante, bar, Spa, salas de reuniões e terraço com piscina panorâmica sobre o rio Douro.