Mercado de cruzeiros português ultrapassa este ano os 60 mil passageiros, Francisco Teixeira

12-06-2019 (13h01)

O mercado português de cruzeiros, que depois de chegar aos 50 mil passageiros em 2010 caiu para a ordem dos 30 mil, irá este ano ultrapassar, e "bem" os 60 mil, avançou ontem Francisco Teixeira, director da Melair Cruzeiros, que representa as companhias Royal Caribbean, Celebrity, Azamara e Pullmantur.

"Até 2010/2011 o mercado português tinha atingido qualquer coisa à volta de 50 mil passageiros. A Pullmantur, em 2010, fez uma temporada de Abril a Outubro com cruzeiros Lisboa-Lisboa que contribuiu fortemente. Nessa altura havia outro tipo de oferta, mas o mercado já tinha uma dimensão de 50 mil passageiros", começou por dizer o executivo da Melair em conversa com os jornalistas após uma apresentação ontem em Lisboa, a bordo do Independence of the Seas.

O mercado caiu "até aos 30 e pouco mil passageiros, mas tem vindo a recuperar e este ano passa bem os 60 mil passageiros", prevê Francisco Teixeira.

A sua visão é de que "a oferta é completamente distinta [face a 2010/2011]. Hoje temos um bom número de potenciais interessados em fazer um cruzeiro que nunca fizeram, nem sabem que vão fazer. Não sabem porque não existe o estímulo. E isto não é apontar o dedo a ninguém".

Francisco Teixeira defende que é necessário as companhias de cruzeiros "apostarem muito na formação" e "esperar que o agente de viagens tenha a possibilidade - porque muitas das vezes não está na mão dele - de crescer em termos de conhecimento do produto".

"Estamos do lado positivo do negócio. Temos potenciais, temos produto, falta-nos só fazer a ligação ao conhecimento de quem vende e propor", concluiu.

Ver também:



 

Clique para ver mais: Cruzeiros

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Melair

Clique para ver mais: Royal Caribbean

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

CTP reclama mais verbas para a promoção turística de Portugal

17-01-2020 (16h46)

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, reclamou hoje mais verbas para a promoção turística de Portugal, alertando que "existem mercados que exigem um aumento de promoção importante e nós vamo-nos bater por isso".

Agências de viagens portuguesas ‘derrubam’ em 2019 recorde de venda de voos com 11 anos

17-01-2020 (15h56)

As agências de viagens portuguesas superaram em 2019 o recorde da venda de voos contabilizada pelo BSP da IATA que se mantinha há 11 anos e ficaram próximas dos mil milhões de euros, com mais de três milhões de transacções.

Governo australiano vai investir 1,24 mil milhões de euros no turismo

17-01-2020 (11h58)

O primeiro-ministro australiano Scott Morrison anunciou hoje o investimento de 1,24 mil milhões de euros no turismo, remetendo para a próxima semana os detalhes do plano de recuperação que tem como objectivo dar “um grande impulso” ao turismo na Austrália, país assolado por uma vaga de incêndios que dura há quatro meses.

Câmara do Funchal põe taxa turística em consulta pública

17-01-2020 (11h30)

A Câmara Municipal do Funchal remeteu para consulta pública o regulamento da taxa turística, que prevê a cobrança diária de dois euros por pessoa nas primeiras sete noites de estada no concelho, anunciou o presidente da autarquia.

Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve passa a integrar rede da OMT

17-01-2020 (11h22)

O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, lançado em Março de 2019, vai passar a integrar a rede da Organização Mundial do Turismo (OMT), o que vai permitir "aumentar a competitividade turística do Algarve", segundo o presidente da Região de Turismo, João Fernandes.

Noticias mais lidas