Membros da Cimeira Ibero-Americana querem participação do turismo no desenvolvimento sustentável

30-11-2018 (14h55)

Foto: OMT
Foto: OMT

A 26ª Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que teve lugar na Guatemala, em La Antigua, "foi concluída com uma declaração de alto nível político sobre o desenvolvimento sustentável, no qual o turismo tem um papel de suporte chave".

Os líderes dos países membros mandataram o secretário-geral ibero-americano (SEGIB) a introduzir o turismo no portfólio de cooperação para o desenvolvimento.

Este mandato requer que o SEGIB coordene os projectos na área do turismo com a OMT (Organização Mundial do Turismo - UNWTO), da qual todos os países participantes na cimeira são membros.

As duas organizações vão passar a trabalhar em iniciativas de turismo sustentável, que podem ter impacto no desenvolvimento, e em parceria com os principais agentes da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável até 2030.

A OMT já tinha participado na primeira Conferência Ibero-Americana de Ministros da Economia e do Turismo com a publicação "A Contribuição do Turismo para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na Ibero-América", que antecedeu esta cimeira.

Para consultar a publicação da OMT na sua página, em espanhol, clique aqui.

No seu comunicado, a OMT afirma que este avanço "tem o potencial de oferecer ao turismo uma voz merecidamente forte ao mais alto nível político e diplomático, acrescentando valor às economias e complementando o trabalho da OMT com os seus membros e parceiros nos estados Iberto-Americanos e não só".

Clique para ver mais: OMT

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Dormidas de turistas portugueses na Alemanha sobem 7,5% em 2018

20-03-2019 (17h45)

A Alemanha somou 484,4 mil dormidas de turistas portugueses em 2018, o que corresponde a um aumento de 7,5% face ao ano anterior, mas representa um abrandamento face ao crescimento alcançado em 2017.

Privatização parcial da TAAG avança ainda este ano, diz ministro dos Transportes angolano

20-03-2019 (17h07)

O ministro dos Transportes angolano, Ricardo de Abreu, disse hoje à agência Lusa que a privatização parcial da companhia de aviação angolana TAAG deverá avançar ainda este ano.

Travelplan alerta agentes de viagens para entrada em vigor da "ecotaxa" no México

20-03-2019 (16h18)

O operador turístico Travelplan está a alertar os agentes de viagens para a entrada em vigor de um imposto de saneamento ambiental no México, designado "ecotaxa", no valor de cerca de 1 euro por quarto, por noite.

TAP fez o primeiro voo comercial de um A330neo nos EUA

20-03-2019 (11h05)

A TAP realizou esta terça-feira o primeiro voo comercial de um Airbus A330-900 Neo nos Estados Unidos, ao aterrar uma aeronave deste modelo em Miami, num voo procedente de Lisboa com 193 passageiros a bordo.

EUA fazem auditoria ao processo de certificação do Boeing 737 MAX 8

20-03-2019 (10h30)

O Departamento dos Transportes do Governo dos EUA confirmou ter lançado uma auditoria à certificação do Boeing 737 MAX 8, modelo dos dois aviões que caíram recentemente na Indonésia e na Etiópia.