Membros da Cimeira Ibero-Americana querem participação do turismo no desenvolvimento sustentável

30-11-2018 (14h55)

Foto: OMT
Foto: OMT

A 26ª Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que teve lugar na Guatemala, em La Antigua, "foi concluída com uma declaração de alto nível político sobre o desenvolvimento sustentável, no qual o turismo tem um papel de suporte chave".

Os líderes dos países membros mandataram o secretário-geral ibero-americano (SEGIB) a introduzir o turismo no portfólio de cooperação para o desenvolvimento.

Este mandato requer que o SEGIB coordene os projectos na área do turismo com a OMT (Organização Mundial do Turismo - UNWTO), da qual todos os países participantes na cimeira são membros.

As duas organizações vão passar a trabalhar em iniciativas de turismo sustentável, que podem ter impacto no desenvolvimento, e em parceria com os principais agentes da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável até 2030.

A OMT já tinha participado na primeira Conferência Ibero-Americana de Ministros da Economia e do Turismo com a publicação "A Contribuição do Turismo para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na Ibero-América", que antecedeu esta cimeira.

Para consultar a publicação da OMT na sua página, em espanhol, clique aqui.

No seu comunicado, a OMT afirma que este avanço "tem o potencial de oferecer ao turismo uma voz merecidamente forte ao mais alto nível político e diplomático, acrescentando valor às economias e complementando o trabalho da OMT com os seus membros e parceiros nos estados Iberto-Americanos e não só".

Clique para ver mais: OMT

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Praias do Algarve reabrem a banhos

19-06-2019 (14h38)

As praias do Algarve vão hoje reabrir a banhos, depois de as análises efectuadas às micro algas terem revelado que não há registo de intoxicação em humanos, disse à Lusa o director regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Azores Airlines (SATA Internacional) chega a mais oito destinos no Canadá com a WestJet

19-06-2019 (13h22)

A companhia de aviação açoriana Azores Airlines, que opera os voos internacionais do grupo SATA, iniciou este mês um acordo de partilha de código com a low cost canadiana WestJet, uma das companhias de aviação fundadas por David Neeleman, accionista de referência da TAP.

American Airlines introduz 6º voo diário Miami - Havana

18-06-2019 (16h34)

Apesar das mais recentes medidas do presidente dos Estados Unidos contra as viagens turísticas a Cuba, a American Airlines, maior companhia de aviação do mundo, vai aumentar para seis voos diários a sua oferta de ligações entre Miami, Florida, e a capital cubana, Havana.

Área das Aldeias Históricas conta com 22 Biosphere Commited Companies

18-06-2019 (16h02)

Vinte e duas empresas que operam na área das 12 Aldeias Históricas de Portugal receberam hoje certificados Biosphere Commited Companie, atribuídos pela Biosphere Responsible Tourism, que garante a qualidade do serviço prestado aos visitantes.

Angolana BestFly contrata dois ATR 72-600 para charters de negócios

18-06-2019 (13h58)

A companhia de aviação angolana BetFly anunciou no salão aeronáutico de Paris a contratação em leasing de dois ATR 72-600 para voos charter de negócios em Angola, de acordo com o seu CEO, Nuno Pereira, citado pela imprensa internacional.

Noticias mais lidas