Qatar Airways compra 5% da China Southern Airlines

03-01-2019 (15h06)

A Qatar Airways, companhia de aviação que já detém 20% do IAG, grupo de que fazem parte a British Airways, Iberia, Aer Lingus e Vueling, 10% do Latam, grupo que tem a antiga TAM brasileira e a LAN do Chile, 49% da Air Italy e 9,99% da Cathay Pacific, anunciou ter comprado 5% da China Southern Airlines, considerada a maior companhia de aviação chinesa.

A Qatar não revelou o montante investido, tendo informado apenas que comprara algumas acções A e H a 28 de Dezembro.

A imprensa de Hong Kong refere que a China Southern, com base em Guangzhou, está num processo de expansão do seu hub e aposta nomeadamente nas ligações da Europa e dos Estados Unidos com a Austrália.

As notícias realçam que a companhia chinesa está apostada em aumentar capacidade, beneficiando da expansão de Guangzhou e da próxima abertura do Daxing Airport, novo aeroporto de Pequim, em finais deste ano.

O CEO da Qatar, Akbar Al Baker, citado em comunicado comentou que a aquisição da participação na China Southern evidencia a aposta numa mais estreita cooperação entre as duas companhias e o optimismo com que encara o futuro da companhia chinesa.

“Há oportunidades para trabalharmos juntos e construirmos uma relação de longo prazo com benefícios para os passageiros das duas companhias”, diz uma declaração de Akbar Al Baker divulgada pela Qatar.

Analistas associaram o investimento da Qatar ao seu público desagrado com a evolução da Oneworld, comentando que a próxima entrada da China Southern para esta aliança poderá ter sido uma das motivações do investimento, na perspectiva de ganhar mais força para as suas posições.

 

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Arábia Saudita suspende algumas restrições a mulheres para facilitar turismo

07-10-2019 (13h25)

A Arábia Saudita suspendeu algumas restrições para as mulheres que viajam no reino muçulmano ultraconservador, permitindo-lhes que aluguem um quarto sem a presença de um guardião masculino, anunciou autoridade saudita do turismo.

Lufthansa retoma voos para o Cairo um dia depois de ter suspendido as ligações

22-07-2019 (17h48)

A companhia aérea alemã Lufthansa voltou ontem a voar para o Cairo, um dia depois de ter suspendido os voos para a capital do Egipto devido a preocupações com questões de segurança.

Emirates começa hoje a voar Porto – Dubai

02-07-2019 (16h42)

A Emirates começa hoje a voar entre Porto e Dubai, quatro vezes por semana em aviões Boeing B777-300ER com 42 lugares em executiva e 310 em económica.

Dois atentados suicidas na capital tunisina provocam um morto e vários feridos

27-06-2019 (13h48)

Um polícia morto e vários feridos é o balanço provisório de dois atentados suicidas que ocorreram hoje na capital tunisina, Tunis, um deles na principal artéria da cidade, a Avenida Charles de Gaulle.

Qatar Airways começou hoje a voar entre Doha e Lisboa

24-06-2019 (11h00)

A Qatar Airways, uma das grandes companhias do Golfo membro da aliança Oneworld, accionista do IAG, grupo da British Airways e Iberia, e da LATAM, grupo da LAN e da TAM, eleita “melhor companhia de aviação do mundo nos prémios Skytrax 2019, já fez hoje o primeiro voo de Doha para Lisboa e tem neste momento um dos seus Boeing B787-8 Dreamliner a voar da capital portuguesa para a cidade do Emirado.

Noticias mais lidas