Latinos e persas “têm muitas semelhanças”, diz Mário Candeias, director do Espinas Palace em Teerão

26-06-2018 (16h53)

Mário Candeias lidera desde Março de 2017 o hotel Espinas Palace, em Teerão, e da sua experiência conclui que entre latinos e persas há "muitas semelhanças até no lado emocional, até no saber receber, na componente da hospitalidade".

Nascido há 46 anos em Moçambique, onde viveu até 1974, Mário Candeias começou a sua vida na hotelaria aos 16 anos, a trabalhar em hotéis no Algarve, disse em entrevista a um grupo jornalistas que viajou em Dezembro de 2017 para Teerão a convite da companhia aérea euroAtlantic.

O gosto pela hotelaria sempre o acompanhou, até nas férias: “quando viajo, a minha lente é muito hoteleira, e acabo por visitar hotéis de inspiração”, chegando mesmo a “escolher os destinos em função dos hotéis que quero conhecer”, frisou Mário Candeias.

O grupo Tivoli Hotels & Resorts foi onde passou a maior parte da sua carreira. Depois, nos últimos cinco anos antes de ir para o Irão, esteve no grupo Pestana, a coordenar os hotéis de luxo Pestana Palace, Pousada de Cascais, Pousada do Freixo e Pestana Porto.

A ida para o Irão surgiu através de um amigo iraniano-americano, com quem organizou ‘masterclasses’ por vídeo conferência.

Foram desenvolvidas “parcerias no sentido de se montar no Algarve um ‘cluster’ de turismo e eu comecei a intermediar as ligações entre a Região de Turismo do Algarve, a Universade do Algarve, a Universidade das Baleares e começámos a desenvolver ali uma amizade”, explicou Mário Candeias.

A partir daí, iniciaram as conversações com a família que detém o Espinas Palace, que procurava um gestor internacional, e assim começou a sua primeira experiência a viver e a trabalhar no estrangeiro.

O facto de liderar uma equipa sobretudo muçulmana não representa qualquer choque cultural, “pelo contrário”, sublinha Mário Candeias, para garantir que “a integração é perfeita entre todos, os latinos e os persas têm muitas semelhanças até no lado emocional, até no saber receber, na componente da hospitalidade”.

Por outro lado, gerir um hotel onde as bebidas alcóolicas são proibidas, como em todo o país, representa um desafio. “O que isso fez na economia foi o desenvolvimento de toda a oferta não alcoólica. Os cocktails não alcoólicos são mais trabalhados do que em alguns países do Ocidente”, frisou o director do hotel.

“Como é sabido – não nos hotéis – mas há álcool no Irão e as pessoas consomem a título privado”, afirmou ainda, admitindo que “nos hotéis preferiria que houvesse, até como noutros países do Médio Oriente há hotéis que têm licença para servir álcool. Mas aqui, que eu saiba, ainda não está sequer em ‘pipeline’”.

 

O PressTUR visitou o Irão em Dezembro de 2017 a convite da euroAtlantic

 

Ver também:

Mário Candeias, um português no Irão para liderar a expansão de um grupo hoteleiro

Vida de turista em Teerão, a visitar palácios e mesquitas

Vida em Teerão, no bazar de Tajrish e no bairro Darband

Teerão: os tradicionais e os modernos

Maravilhas de Isfaão, "metade do mundo"

Hotel Abbasi, um monumento com três séculos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

El Al abre reservas para voos Lisboa – Telavive de Outubro a Março

09-07-2018 (14h21)

A El Al Israel Airlines já abriu as reservas para os seus voos entre Lisboa e Telavive, em Israel, que vai operar duas vezes por semana de 28 de Outubro a 28 de Março.

Mário Candeias, um português no Irão para liderar a expansão de um grupo hoteleiro

26-06-2018 (17h00)

O director do hotel Espinas Palace em Teerão é Mário Candeias, um português na sua primeira experiência a trabalhar no estrangeiro com a missão de expandir o grupo e com a certeza de que isso se fará primeiro no Irão, onde garante que as oportunidades são imensas.

Emirates programa terceiro voo diário para Moscovo Domodedovo a partir de finais de Outubro

12-06-2018 (18h49)

A Emirates, maior operadora mundial de aviões Airbus A380 e Boeing B777, indicou aos sistemas de reservas que a partir de finais de Outubro terá um terceiro voo diário entre o seu hub no Dubai e o aeroporto moscovita de Domodedovo, em B777-300ER.

Emirates vai voar com um A380 para Hamburgo

28-05-2018 (14h37)

A companhia aérea Emirates vai operar a sua rota Dubai – Hamburgo com um avião A380 a partir de 29 de Outubro, com o que, assim, passa a ter o ‘super jumbo’ a realizar todas as suas ligações à Alemanha.

Emirates vai ter um voo diário em A380 para Atenas na segunda quinzena de Junho

20-05-2018 (16h23)

A Emirates deu a indicação aos sistemas de reservas que na segunda quinzena de Junho irá voar diariamente também em Airbus A380 entre o seu hub de Dubai e Atenas.