Latinos e persas “têm muitas semelhanças”, diz Mário Candeias, director do Espinas Palace em Teerão

26-06-2018 (16h53)

Mário Candeias lidera desde Março de 2017 o hotel Espinas Palace, em Teerão, e da sua experiência conclui que entre latinos e persas há "muitas semelhanças até no lado emocional, até no saber receber, na componente da hospitalidade".

Nascido há 46 anos em Moçambique, onde viveu até 1974, Mário Candeias começou a sua vida na hotelaria aos 16 anos, a trabalhar em hotéis no Algarve, disse em entrevista a um grupo jornalistas que viajou em Dezembro de 2017 para Teerão a convite da companhia aérea euroAtlantic.

O gosto pela hotelaria sempre o acompanhou, até nas férias: “quando viajo, a minha lente é muito hoteleira, e acabo por visitar hotéis de inspiração”, chegando mesmo a “escolher os destinos em função dos hotéis que quero conhecer”, frisou Mário Candeias.

O grupo Tivoli Hotels & Resorts foi onde passou a maior parte da sua carreira. Depois, nos últimos cinco anos antes de ir para o Irão, esteve no grupo Pestana, a coordenar os hotéis de luxo Pestana Palace, Pousada de Cascais, Pousada do Freixo e Pestana Porto.

A ida para o Irão surgiu através de um amigo iraniano-americano, com quem organizou ‘masterclasses’ por vídeo conferência.

Foram desenvolvidas “parcerias no sentido de se montar no Algarve um ‘cluster’ de turismo e eu comecei a intermediar as ligações entre a Região de Turismo do Algarve, a Universade do Algarve, a Universidade das Baleares e começámos a desenvolver ali uma amizade”, explicou Mário Candeias.

A partir daí, iniciaram as conversações com a família que detém o Espinas Palace, que procurava um gestor internacional, e assim começou a sua primeira experiência a viver e a trabalhar no estrangeiro.

O facto de liderar uma equipa sobretudo muçulmana não representa qualquer choque cultural, “pelo contrário”, sublinha Mário Candeias, para garantir que “a integração é perfeita entre todos, os latinos e os persas têm muitas semelhanças até no lado emocional, até no saber receber, na componente da hospitalidade”.

Por outro lado, gerir um hotel onde as bebidas alcóolicas são proibidas, como em todo o país, representa um desafio. “O que isso fez na economia foi o desenvolvimento de toda a oferta não alcoólica. Os cocktails não alcoólicos são mais trabalhados do que em alguns países do Ocidente”, frisou o director do hotel.

“Como é sabido – não nos hotéis – mas há álcool no Irão e as pessoas consomem a título privado”, afirmou ainda, admitindo que “nos hotéis preferiria que houvesse, até como noutros países do Médio Oriente há hotéis que têm licença para servir álcool. Mas aqui, que eu saiba, ainda não está sequer em ‘pipeline’”.

 

O PressTUR visitou o Irão em Dezembro de 2017 a convite da euroAtlantic

 

Ver também:

Mário Candeias, um português no Irão para liderar a expansão de um grupo hoteleiro

Vida de turista em Teerão, a visitar palácios e mesquitas

Vida em Teerão, no bazar de Tajrish e no bairro Darband

Teerão: os tradicionais e os modernos

Maravilhas de Isfaão, "metade do mundo"

Hotel Abbasi, um monumento com três séculos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Qatar Airways começou hoje a voar entre Doha e Lisboa

24-06-2019 (11h00)

A Qatar Airways, uma das grandes companhias do Golfo membro da aliança Oneworld, accionista do IAG, grupo da British Airways e Iberia, e da LATAM, grupo da LAN e da TAM, eleita “melhor companhia de aviação do mundo nos prémios Skytrax 2019, já fez hoje o primeiro voo de Doha para Lisboa e tem neste momento um dos seus Boeing B787-8 Dreamliner a voar da capital portuguesa para a cidade do Emirado.

Primeiro voo da Qatar Airways para Portugal chega a Lisboa na manhã de 24 de Junho

03-06-2019 (18h13)

O primeiro voo da companhia de aviação Qatar Airways entre Doha e Lisboa já tem hora marcada para chegar à capital portuguesa, às 7h25, do dia 24 de Junho.

Explosão contra autocarro turístico perto do GEM e das pirâmides de Gizé, Egipto, provoca 17 feridos

19-05-2019 (16h44)

Um autocarro de turistas sul-africanos foi atingido hoje pela explosão de um engenho quando se encontrava próximo do novo Grande Museu do Egipto (GEM, do inglês para Grand Egyptian Museum) a caminho das pirâmides de Gizé, ocasionando 17 feridos, segundo as agências de notícias internacionais, que citam fontes de segurança e médicas.

Emirates vai 'chegar' a mais cidades brasileiras com voos LATAM

02-05-2019 (17h14)

A Emirates e a LATAM celebraram um acordo de code-share que permitirá à companhia aérea do Dubai colocar o seu código de voo em várias ligações operadas pela brasileira de/para Rio de Janeiro e São Paulo.

Voos para Lisboa representam “um marco na nossa expansão europeia”, CEO da Qatar Airways

25-03-2019 (14h44)

“Esta nova ligação representa um marco na nossa expansão europeia”, afirmou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, citado num comunicado sobre os novos voos entre Doha e Lisboa que a companhia aérea fará a partir de 24 de Junho.

Ultimas Noticias

Noticias mais lidas