Reino Unido garante ligações aéreas com a UE mesmo sem acordo para o Brexit

07-03-2019 (14h56)

O Ministério britânico dos Transportes garantiu hoje a continuidade dos voos entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) na eventualidade, cada vez mais provável, de um ‘Brexit' sem acordo.

O Reino Unido assegurará o direito de acesso ao país às companhias de aviação comunitárias até Março de 2020, numa resposta à oferta feita em Fevereiro pela Comissão Europeia (CE) às companhias aéreas britânicas, indicaram fontes oficiais.

O próximo dia 29 de Março é a data definida para a saída do Reino Unido do bloco europeu, mas existe uma grande incerteza sobre os termos em que irá ocorrer, porque o acordo negociado entre Londres e Bruxelas foi rejeitado pelo Parlamento britânico.

Espera-se que na próxima terça-feira, 12 de Março, o Governo da primeira-ministra Theresa May submeta à Câmara dos Comuns novamente o acordo, possivelmente com algum apêndice - para evitar uma fronteira entre as duas Irlandas -, para que o documento passe finalmente pelos trâmites parlamentares.

O ministro britânico dos Transportes, Chris Grayling, afirmou que o objectivo do seu Governo é proporcionar "certeza e garantia" ao sector aéreo e aos consumidores, "minimizando a possibilidade de transtornos" nas ligações aéreas.

Cerca de 164 milhões de passageiros viajam anualmente entre o Reino Unido e a UE, pelo que estas medidas ajudarão os passageiros a reservar voos, independentemente do Brexit que ocorrer, de acordo com o Ministério.

Negociado entre Londres e Bruxelas, o tratado estabelece um período de transição até ao final de 2020, quando os dois lados esperam ter chegado a acordo sobre o seu relacionamento comercial futuro.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Brexit

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

DZT passa na Green Globe Certification pelo sexto ano consecutivo

22-03-2019 (18h33)

A Agência Nacional Alemã de Turismo, DZT, passou na certificação anual da Green Globe, dedicada à sustentabilidade na indústria do turismo, pelo sexto ano consecutivo.

Dormidas de turistas portugueses na Alemanha sobem 7,5% em 2018

20-03-2019 (17h45)

A Alemanha somou 484,4 mil dormidas de turistas portugueses em 2018, o que corresponde a um aumento de 7,5% face ao ano anterior, mas representa um abrandamento face ao crescimento alcançado em 2017.

Escócia adia taxas turísticas até pelo menos 2021

18-03-2019 (14h50)

O Governo da Escócia adiou a possibilidade de implementação de taxas turísticas até pelo menos 2021, referindo que perante o Brexit e as preocupações com as suas consequências é necessário garantir que o país está pronto para acolher visitantes.

British Airways renova produtos e serviços da Primeira Classe

18-03-2019 (14h08)

A companhia de aviação British Airways, que celebra este ano o seu centenário, anunciou que vai começar a implementar a partir de 31 de Março novos produtos e serviços na Primeira Classe, incluindo novas roupas de cama, amenities e menus.

Ministro da Economia destaca aumento de passageiros britânicos nos aeroportos portugueses

13-03-2019 (23h30)

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, enalteceu hoje o aumento das chegadas de britânicos aos aeroportos portugueses em 16%, como, aliás, o PressTUR avançou esta segunda-feira.