Primera Air declara falência e cessa todos os voos

02-10-2018 (13h30)

Imagem: Primera Air
Imagem: Primera Air

A companhia de aviação islandesa Primera Air, que ligava os países nórdicos a destinos turísticos da Europa, incluindo Portugal, informou hoje que deixou de operar à meia-noite de segunda-feira, depois de declarar falência.


“A companhia trabalhou nos últimos meses sem descanso para conseguir financiamento a longo prazo. Perante a incapacidade de chegar a um acordo com o nosso banco para um financiamento ponte, não temos outra opção senão pedir a falência”, diz um comunicado da low cost.

A Primera Air atribui a deterioração da sua situação financeira a “vários acontecimentos infelizes e imprevistos nos últimos dois anos, nomeadamente a perda de um avião causada por problemas de corrosão e por atrasos na entrega da nova frota de Airbus 321neo”.

A Primera Air tem a sua origem na companhia islandesa Jet X, fundada em 2003 e que foi comprada cinco anos depois pelo Primera Travel Group, também islandês.

Com sedes em Copenhaga e em Riga, a Primera Air ligava o Norte da Europa a 40 destinos, nomeadamente a Lisboa e a Faro, e havia anunciado que tinha planos para voar de diversos mercados da Europa para os Estados Unidos.

Analistas destacaram que é sempre estranho que uma companhia aérea declare falência no fim da época alta em que alegadamente terá ‘os cofres cheios’.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Primera Air

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lucro da Finnair baixa 11% para 150,7 milhões de euros em 2018

15-02-2019 (14h37)

A Finnair, que voa de Helsínquia para Lisboa e tem programado voar também para o Porto, obteve um lucro líquido de 150,7 milhões de euros em 2018, menos 11% do que no ano anterior, apesar de um aumento da facturação.

easyJet confirma negociações sobre Alitalia

14-02-2019 (17h13)

A low cost easyJet confirmou hoje estar em conversações com a norte-americana Delta Air Lines e com a Ferrovie dello Stato Italiane na perspectiva de formação de um consórcio para “explorar opções para as operações futuras da Alitalia”.

Ryanair lança programa para passageiros frequentes

14-02-2019 (12h01)

A Ryanair lançou um programa para passageiros frequentes, um produto comum nas chamadas companhias tradicionais, mas invulgar nas low cost, e que terá um custo de 199 euros por ano, garantindo ao passageiro escolha gratuita do lugar a bordo, acesso ao ‘fast track’ nos aeroportos e embarque prioritário.

Solférias espera continuar a crescer em vendas para a Disneyland Paris, Cláudia Caratão

13-02-2019 (22h34)

A Solférias começou o ano com um volume de vendas para a Disneyland Paris “bastante superior” ao registado no período homólogo do ano passado e prevê fechar o ano com crescimento face a 2018, apesar da entrada ‘em jogo’ de um novo concorrente, disse ao PressTUR a directora de produto e contratação do operador turístico, Cláudia Caratão.

TAP cancelou 2 de 3 voos para Bruxelas devido à greve geral na Bélgica hoje

13-02-2019 (11h02)

A TAP cancelou dois voos dos três diários que opera entre Lisboa e Bruxelas, devido à greve geral agendada para hoje, quarta-feira, na Bélgica, disse fonte oficial da companhia aérea à Lusa.