Governo britânico autoriza alargamento do aeroporto de Heathrow

05-06-2018 (15h46)

Foto: Aeroporto de Londres Heathrow
Foto: Aeroporto de Londres Heathrow

O Governo britânico deu hoje ‘luz verde’ definitiva ao controverso projecto de construção de uma terceira pista no aeroporto londrino de Heathrow, o primeiro da Europa em número de passageiros.

A decisão foi tomada "no interesse nacional" e vai permitir criar "dezenas de milhares de empregos locais e estimular a economia", afirmou o ministro dos Transportes, Chris Grayling, perante os deputados, que serão chamados a votar o projecto nos próximos dias.

"É tempo de agir" após "meio século de discussões", acrescentou.

O projecto continua, no entanto, a dividir profundamente as opiniões nos meios políticos, económicos e até no seio do Partido Conservador, no poder.

A antiga ministra dos Transportes conservadora Justine Greening já anunciou que não vai votar a favor do alargamento e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, que é deputado por uma circunscrição situada nas proximidades de Heathrow, pode não participar na votação, segundo os meios de comunicação.

Os críticos, que apontam os riscos de mais ruído e mais poluição, receberam ainda pior a notícia por surgir no Dia Mundial do Ambiente.

O Ministério dos Transportes assegurou, em comunicado, que o projecto "será realizado de forma rentável e sustentável com um conjunto de medidas destinadas a apoiar as comunidades afectadas e proteger o ambiente", garantindo ainda que será financiado por fundos privados e sem custos suportados pelo contribuinte.

Com mais de 75 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Heathrow é o primeiro da Europa em número de passageiros. O aeroporto acolhe actualmente mais de 80 companhias aéreas que voam para mais de 200 destinos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Comissão Europeia autoriza TUI a comprar divisão de Destination Management da Hotelbeds

19-06-2018 (14h02)

A Comissão Europeia autorizou a TUI a comprar a divisão de Destination Management do Grupo Hotelbeds, que integra as marcas Destination Services, Intercruises e Pacific World, por 110 milhões de euros.

Air Canada já voa entre Lisboa e Montreal

18-06-2018 (08h51)

A Air Canada Rouge, do grupo Air Canada, membro da Star Alliance, como a TAP, já inaugurou a sua rota sazonal entre Lisboa e Montreal, com três voos por semana em Boeing 767-300, até 27 de Outubro.

Transavia vai reforçar em 10% capacidade em ligações de e para Portugal

18-06-2018 (08h38)

A companhia aérea Transavia transportou perto de um milhão de passageiros de Janeiro a Maio em Portugal, que descreve com "um mercado muito dinâmico e estratégico", e onde vai reforçar a capacidade em 10% este ano.

Controlo de tráfego aéreo na Europa está a “atingir um ponto de colapso”, CEO da Ryanair

14-06-2018 (16h46)

O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, reclamou hoje a intervenção dos governos e da Comissão Europeia no controlo de tráfego aéreo (ATC, do inglês) que, segundo afirma, está “a atingir um ponto de colapso, com centenas de voos cancelados diariamente simplesmente por falta de pessoal para geri-los”.

TAP e airBaltic fazem acordo de code-share para voos de Lisboa e Riga

14-06-2018 (14h42)

A TAP e a Air Baltic vão partilhar os voos de 16 rotas da portuguesa para Lisboa, incluindo Porto, Faro e Funchal, e 13 da companhia da Letónia para Riga.