Governo britânico autoriza alargamento do aeroporto de Heathrow

05-06-2018 (15h46)

Foto: Aeroporto de Londres Heathrow
Foto: Aeroporto de Londres Heathrow

O Governo britânico deu hoje ‘luz verde’ definitiva ao controverso projecto de construção de uma terceira pista no aeroporto londrino de Heathrow, o primeiro da Europa em número de passageiros.

A decisão foi tomada "no interesse nacional" e vai permitir criar "dezenas de milhares de empregos locais e estimular a economia", afirmou o ministro dos Transportes, Chris Grayling, perante os deputados, que serão chamados a votar o projecto nos próximos dias.

"É tempo de agir" após "meio século de discussões", acrescentou.

O projecto continua, no entanto, a dividir profundamente as opiniões nos meios políticos, económicos e até no seio do Partido Conservador, no poder.

A antiga ministra dos Transportes conservadora Justine Greening já anunciou que não vai votar a favor do alargamento e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, que é deputado por uma circunscrição situada nas proximidades de Heathrow, pode não participar na votação, segundo os meios de comunicação.

Os críticos, que apontam os riscos de mais ruído e mais poluição, receberam ainda pior a notícia por surgir no Dia Mundial do Ambiente.

O Ministério dos Transportes assegurou, em comunicado, que o projecto "será realizado de forma rentável e sustentável com um conjunto de medidas destinadas a apoiar as comunidades afectadas e proteger o ambiente", garantindo ainda que será financiado por fundos privados e sem custos suportados pelo contribuinte.

Com mais de 75 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Heathrow é o primeiro da Europa em número de passageiros. O aeroporto acolhe actualmente mais de 80 companhias aéreas que voam para mais de 200 destinos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lisboa teve o 3º mais forte aumento de passageiros dos grandes aeroportos europeus no 1º Semestre

09-08-2018 (17h38)

O Aeroporto de Lisboa teve um aumento médio de passageiros no primeiro semestre em 12,9%, cotando-se assim, apesar de declarado esgotado quer pela gestora aeroportuária ANA quer pelo Governo português, como o 3º grande aeroporto europeu a crescer a ritmo mais forte.

easyJet aposta em mais rotas França - Marrocos

09-08-2018 (16h29)

A low cost easyJet, terceira maior companhia em Portugal, vai apostar no próximo Inverno em mais rotas entre França e Marrocos, de acordo com a imprensa francesa, que indica que a partir de fim de Outubro a low cost terá voos entre Bordéus e Essaouira, entre Lyon e Agadir e entre Toulouse e Marraquexe.

Pilotos da Ryanair baseados na Holanda também fazem greve amanhã

09-08-2018 (15h52)

Os pilotos da Ryanair, maior companhia aérea europeia em número de passageiros, baseados na Holanda anunciaram que farão greve amanhã, sexta-feira, à semelhança dos seus congéneres sediados na Alemanha, que se associaram à greve de 24 horas impulsionada pelos seus colegas da Irlanda, Suécia e Bélgica.


Evolução do grupo Air France KLM em Julho marcada por forte abrandamento da holandesa

08-08-2018 (17h37)

O grupo Air France KLM, maior grupo de aviação da Europa em capacidade medida em ASK (lugares x quilómetros voados), cresceu 1,9% em Julho, aquém do aumento médio de 3,4% no primeiro semestre, em grande medida porque a sua companhia holandesa abrandou de um crescimento médio de 5,4% para 1,2%.

Ryanair cancela quase 400 voos na sexta-feira devido a greves de pilotos

08-08-2018 (13h34)

A Ryanair anunciou hoje que cancelará na sexta-feira 250 voos de ou para a Alemanha, de um total de 2.400, devido à greve de pilotos, elevando para quase 400 os cancelamentos devido a paralisações.