Fairbnb apresenta-se ao mercado como a alternativa ética ao Airbnb

30-01-2019 (17h37)

Foto: Fairbnb.coop
Foto: Fairbnb.coop

Disponível a partir da Primavera

O projecto Fairbnb, criado por uma comunidade de cinco cidades europeias, consiste numa plataforma de aluguer de imóveis a curto prazo segundo padrões sustentáveis, que tem inauguração prevista para a Primavera de 2019.

Este projecto para uma "plataforma colaborativa para aluguer de casas com economia colaborativa" foi criado por uma comunidade de Amesterdão, Barcelona, Bolonha, Valência e Veneza. O FairBnb apresenta-se como a versão ética e justa da plataforma Airbnb, surgindo em resposta a problemas como a gentrificação, devido ao aumento do preço do imobiliário e a anfitriões com um número elevado de imóveis disponíveis para arrendar a curto prazo.

Esta plataforma, cujo projecto é gerido colectivamente por oito cidadãos, vai permitir conectar dois indivíduos, anfitrião devidamente legalizado e hóspede, para o aluguer de um imóvel de forma transparente.

Uma das principais decisões a aplicar no FairBnb será a doação de 50% dos lucros ao "bem comum", através de contribuiçõe para projectos sociais. A selecção do projecto fica a cargo do utilizador, que o selecciona a partir de uma lista.

Outra das decisões de destaque é o limite de um único imóvel por anfitrião.

A plataforma de alguer de imóveis vai estar disponível a partir da próxima Primavera nas cidades de Amesterdão, Barcelona, Bolonha, Valência e Veneza.

O site FairBnb está online desde Janeiro, e encontra-se em processo de atrair anfitriões para a sua plataforma. O site está disponível em sete línguas, incluindo o português.

Para saber mais sobre o projecto FairBnb clique aqui.

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lucro da Finnair baixa 11% para 150,7 milhões de euros em 2018

15-02-2019 (14h37)

A Finnair, que voa de Helsínquia para Lisboa e tem programado voar também para o Porto, obteve um lucro líquido de 150,7 milhões de euros em 2018, menos 11% do que no ano anterior, apesar de um aumento da facturação.

easyJet confirma negociações sobre Alitalia

14-02-2019 (17h13)

A low cost easyJet confirmou hoje estar em conversações com a norte-americana Delta Air Lines e com a Ferrovie dello Stato Italiane na perspectiva de formação de um consórcio para “explorar opções para as operações futuras da Alitalia”.

Ryanair lança programa para passageiros frequentes

14-02-2019 (12h01)

A Ryanair lançou um programa para passageiros frequentes, um produto comum nas chamadas companhias tradicionais, mas invulgar nas low cost, e que terá um custo de 199 euros por ano, garantindo ao passageiro escolha gratuita do lugar a bordo, acesso ao ‘fast track’ nos aeroportos e embarque prioritário.

Solférias espera continuar a crescer em vendas para a Disneyland Paris, Cláudia Caratão

13-02-2019 (22h34)

A Solférias começou o ano com um volume de vendas para a Disneyland Paris “bastante superior” ao registado no período homólogo do ano passado e prevê fechar o ano com crescimento face a 2018, apesar da entrada ‘em jogo’ de um novo concorrente, disse ao PressTUR a directora de produto e contratação do operador turístico, Cláudia Caratão.

TAP cancelou 2 de 3 voos para Bruxelas devido à greve geral na Bélgica hoje

13-02-2019 (11h02)

A TAP cancelou dois voos dos três diários que opera entre Lisboa e Bruxelas, devido à greve geral agendada para hoje, quarta-feira, na Bélgica, disse fonte oficial da companhia aérea à Lusa.