Volotea quer crescer no Porto, com mais voos para Bilbau e novas rotas

27-05-2019 (15h40)

Foto: Volotea
Foto: Volotea

A companhia aérea Volotea, que começou a voar em Abril entre o aeroporto Francisco Sá Carneiro e Bilbau, aponta o Porto como “uma aposta” de futuro onde pretende “crescer em rotas e em número de frequências”.

“Temos sempre muita precaução quando abrimos operações novas, mas claro que quando abrimos uma operação num aeroporto não é para ter só uma rota. A ideia é crescer em número de frequências na rota para Bilbau e, depois, analisar outras rotas, provavelmente para Espanha ou para ilhas turísticas”, afirmou o director de desenvolvimento empresarial da companhia de aviação espanhola, em conferência de imprensa no Porto.

Carlos Cerqueiro afirmou que o aeroporto do Porto – um dos cinco novos aeroportos onde a Volotea inicia operações este ano – “tem muito potencial” e a companhia tem “muita confiança na Vinci e no seu modelo de gestão”.

Criada em 2012, a Volotea liga pequenas e médias cidades europeias e estreou-se em Abril no aeroporto Francisco Sá Carneiro com uma rota de e para a cidade espanhola de Bilbau, em duas frequências semanais (Porto-Bilbau às quintas-feiras às 21h e aos Domingos às 20h30 e Bilbau-Porto às quintas-feiras pelas 20h20 e aos Domingos pelas 19h50).

Segundo Carlos Cerqueiro, são actualmente 319 as rotas operadas pela companhia entre 83 cidades europeias de 13 países: França, Itália, Espanha, Alemanha, Grécia, Croácia, República Checa, Portugal, Malta, Áustria, Irlanda, Luxemburgo e Marrocos.

Em 2018, a Volotea transportou mais de 6,6 milhões de passageiros, um aumento de 36% face ao ano anterior, tendo desde o seu primeiro voo, em 2012, transportado um total de 22 milhões de pessoas e prevendo superar os 7,5 milhões de passageiros este ano.

Com mais de 1.200 trabalhadores e um total de 36 aeronaves (Boeing 717 e Airbus A319), a companhia facturou 396 milhões de euros em 2018, ano em que o resultado líquido ascendeu a 13,6 milhões de euros.

Actualmente, a companhia tem 12 bases – Veneza, Nantes, Bordéus, Palermo, Estrasburgo, Astúrias, Verona, Toulouse, Génova, Bilbau, Marselha e Atenas –, tendo prevista para a próxima semana a inauguração de uma nova base em Cagliari, Itália.

Presente na conferência de imprensa, o director do aeroporto do Porto, Fernando Vieira, desafiou a Volotea a equacionar a instalação de uma base no Francisco Sá Carneiro.

Apontando o “muito grande dinamismo” da região servida pelo aeroporto, que disse estender-se “da Galiza até ao meio de Portugal”, Fernando Vieira referiu as “perto de 100 rotas diárias” actualmente existentes a partir do Porto, onde operam regularmente “cerca de 30 companhias”, e sublinhou o recente reforço das ligações de longo curso, cuja escassez “era a debilidade” da infraestrutura.

“Começamos a ser um aeroporto também interessante no longo curso e como aeroporto de ligação, de transferências, e não apenas ponto a ponto”, salientou, garantindo que a infraestrutura “ainda é confortável”, mas que está “atento para responder com qualidade a aumentos de capacidade”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Volotea

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP perde quota de mercado nas ligações aéreas entre Espanha e Portugal

17-09-2019 (17h36)

Apesar de uma estreia auspiciosa da rota Lisboa - Tenerife, com mais de 8,5 mil passageiros tanto em Julho como em Agosto, a TAP ‘marca passo' no conjunto das operações entre os dois países ibéricos, que é uma das anunciadas apostas da companhia portuguesa, que anunciou ter ‘pontes aéreas' de Lisboa e do Porto para a capital espanhola.


Aeroportos espanhóis têm no fim de Agosto mais quase nove milhões de passageiros

12-09-2019 (15h02)

Os aeroportos espanhóis estão no fim de Agosto com mais quase nove milhões de passageiros que nos primeiros oito meses de 2018, sobressaindo Madrid, com mais 2,6 milhões, Barcelona, com mais 1,7 milhões, e Palma de Maiorca, Málaga e Alicante, cada aumentos acima dos 700 mil passageiros.

Espanha teve menos turistas estrangeiros este Julho

02-09-2019 (18h13)

Espanha teve este mês de Julho, tradicionalmente o segundo mais forte da época alta, uma quebra de turistas residentes no estrangeiro em 1,3% ou cerca de 133 mil, com quebras dos dois maiores emissores, o Reino Unido e a Alemanha.

Ryanair declara “irreversível” fecho das bases nas Canárias

30-08-2019 (12h45)

A Ryanair afirmou que é “irreversível” a decisão de encerrar as bases de Las Palmas, Tenerife Sul e Lanzarote, e apelou aos sindicatos para a desconvocação das greves previstas para Setembro.

Iberia cancela 101 voos devido a greves em Madrid e Barcelona sexta e Sábado

29-08-2019 (17h44)

A Iberia cancelou 101 voos sexta-feira e Sábado de e para Madrid e Barcelona, incluindo quatro voos de/para Portugal, devido à greve dos trabalhadores da sua subsidiária Iberia Servicios Aeroportuarios, que presta serviços de assistência em escala nos dois aeroportos.

Noticias mais lidas