TAP transporta +19% de passageiros entre Portugal e Espanha e alcança quota de 42,2%

25-05-2018 (16h38)

A TAP reforçou a liderança do transporte aéreo de passageiros entre Portugal e Espanha com um crescimento 16% ou 2,6 pontos mais forte que o mercado no primeiro quadrimestre, o que lhe deu um reforço da quota de mercado em 0,9 pontos, para 42,2%, ainda que tenha baixado no Aeroporto de Madrid, onde a líder é a Iberia que este ano começou a ter também voos de/para o Porto.

Dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis recolhidos pelo PressTUR, indicam que nos primeiros quatro meses deste ano 1,386 milhões de passageiros voaram entre Portugal e Espanha, 585,1 mil deles em voos da TAP.

Os cálculos do PressTUR mostraram que os voos entre Portugal e Espanha tiveram no primeiro quadrimestre um aumento em 16,4% ou 195,1 mil passageiros, quase metade do qual realizado  pela TAP, que terminou o quadrimestre com um aumento de passageiros em 19% ou 93,4 mil.

A informação mostrou adicionalmente que o crescimento da TAP foi em grande parte pelo aumento do número de origens/destinos no país vizinho, com realce para Gran Canária, cujos voos somaram 22,8 mil passageiros, e Alicante, que teve 12,2 mil.

Entre os aeroportos para onde já operava há um ano sobressaiu Barcelona, onde teve um aumento de 21,4 mil passageiros, que se prende com a ‘correcção do tiro’ a que procedeu ao repor os voos entre o Porto e Barcelona, desde 25 de Março.

Assim, a companhia portuguesa passou crescimentos nos voos de/para Barcelona em 5,8% em Janeiro e 7% em Fevereiro para 12,6% em Março e 23,8% em Abril, pelo que a TAP recuperou quota de mercado no primeiro quadrimestre, com uma subida de 1,4 pontos, para 44,1%..

Já em Madrid, onde o número de passageiros em voos de/para Portugal aumentou em média 13,8% ou 87,2 mil, o crescimento da TAP ficou em 4%ou 7,9 mil, o que a levou a ter uma descida da quota de mercado em 2,7 pontos, para 28,8%.

O que mais ‘pesou’ na evolução da TAP foi, porém, o aumento de passageiros em 50% ou 64 mil em aeroportos ‘secundários’ (excluindo os dois maiores, Madrid e Barcelona), nos quais somou 192,2 mil passageiros e tem quotas de mercado acima dos 60%.

 

Continua:

Sevilha é a principal rota espanhola da TAP depois de Madrid e Barcelona

 

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Aeroportos espanhóis

Clique para mais notícias: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Espanha nomeia Isabel Oliver para secretária de Estado do Turismo

19-06-2018 (14h25)

A deputada e presidente do Partido Socialista das Ilhas Baleares (PSIB), Isabel Oliver, foi nomeada secretária de Estado do Turismo em Espanha.

Level passa a voar de Barcelona para São Francisco em vez de Oakland

12-06-2018 (18h30)

A Level, constituída pelo IAG como companhia de aviação de voos de longo curso low cost e que opera com aviões, tripulantes e códigos Iberia, vai alterar os seus voos de Barcelona para a costa Oeste dos Estados Unidos, passando-os de Oakland para São Francisco.

Low cost Norwegian vai ter voos de Madrid para Ft. Lauderdale

12-06-2018 (17h29)

A Norwegian, que se tem destacado pela oferta de voos transatlânticos low cost, indicou aos sistemas globais de reservas que a partir de finais de Outubro vai voar duas vezes por semana entre Ft. Lauderdale, Florida, EUA, e Madrid, em Boeing Dreamliner B787-9.

Solférias quer potenciar procura pela Gran Canária todo o ano

06-06-2018 (11h02)

A Solférias está a promover apresentações para agentes de viagens sobre a Gran Canária em Portugal, um destino que “tem vindo a crescer”, mas que ainda é muito associado ao Verão, apesar do seu potencial no Inverno, disse ao PressTUR Paulo Almeida, account manager do operador turístico.

Gran Canária perspectiva aumento da procura de turistas portugueses

06-06-2018 (10h58)

Portugal “é um mercado muito importante” e “com possibilidades para crescer”, disse ao PressTUR o delegado Comercial ibérico do Patronato da Gran Canária, Jorge Kahr Stenger.