Greve dos tripulantes de cabina da Ryanair em Espanha reduzida aos dias 10 e 13

08-01-2019 (10h52)

Foto: Ryanair
Foto: Ryanair

Os sindicatos de tripulantes de cabina da Ryanair em Espanha desconvocaram a greve prevista hoje, mas mantiveram a convocação para quinta-feira, dia 10, e Domingo, dia 13.

A informação foi avançada ontem à noite, após uma reunião de mediação na sede do Ministério de Trabalho com sindicatos e companhia aérea.

Os sindicatos USO e Sitpla adiantaram num comunicado que as negociações são retomadas hoje de manhã, para se tentar evitar as greves de 10 e 13 de Janeiro.

Os tripulantes de cabina exigem que a Ryanair cumpra a legislação laboral vigente em Espanha e que este cumprimento se estenda às agências de contratação Crewlink e Workforce, através das quais estão empregados muitos dos trabalhadores chamados a fazer greve.

Os sindicatos admitem que a greve terá “impacto nulo” nos trajectos domésticos e “mínimo” nos voos internacionais devido aos serviços mínimos estabelecidos, enquanto que a Ryanair anunciou na sua conta da rede social Twitter que espera cumprir a programação completa dos voos, desde e dentro de Espanha.

O Ministério da Economia espanhol fixou serviços mínimos que obriga a Ryanair a garantir 100% dos voos nos territórios peninsulares e 57% dos serviços internacionais, assim como os domésticos sem alternativas de transporte inferiores a cinco horas, e 35% para o resto das operações.

A companhia aérea, assim como a Crewlink e Workforce, deverão adoptar as medidas necessárias para que estes serviços essenciais sejam feitos nas condições habituais, mantendo o pessoal estritamente necessário para cada período afectado, salvaguardando em todo o momento a segurança, de acordo com a resolução ministerial.

Estas novas jornadas de greve somam-se às já realizadas pelos tripulantes de cabina da low cost irlandesa nos dias 25 e 26 de Julho e a 28 de Setembro em Espanha e em outros países como Portugal.

A Ryanair é a operadora aérea que mais passageiros transporta no mercado espanhol, onde opera mais de 400 rotas e conta com cerca de 1.900 tripulantes nas suas bases em Espanha.

 

Clique para mais notícias: Ryanair

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Fitur prevê edição recorde este ano com mais expositores e visitantes

18-01-2019 (15h35)

A Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), que começa na quarta-feira, dia 23, deverá bater recordes de participação e número de expositores, de acordo com a previsão da organização.

Norwegian vai encerrar bases em Espanha, Itália e EUA

18-01-2019 (11h30)

A companhia de aviação Norwegian Air Shuttle anunciou que vai encerrar a partir de Abril várias bases em Espanha, Itália e Estados Unidos, para melhorar o seu desempenho financeiro.

Vueling anuncia voos Porto - Bilbau a partir de Julho

17-01-2019 (13h50)

A low cost Vueling, uma das companhias de aviação que o IAG detém em Espanha, vai voar entre o Porto e Bilbau a partir de 2 de Julho, três vezes por semana, segundo informação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Iberia lança novo website corporativo

16-01-2019 (12h34)

A companhia de aviação espanhola Iberia lançou um novo website corporativo, que diz ter um design mais moderno e intuitivo, fornecendo informações completas sobre a empresa.

Best Western nomeia novo director para liderar expansão em Portugal e Espanha

16-01-2019 (12h15)

A Best Western Hotels & Resorts nomeou Javier de Villanueva para o cargo de director de desenvolvimento e operações para Portugal e Espanha, que terá como função liderar o crescimento da rede na Península Ibérica.