Samaná ‘puxou’ em Julho pelo aumento de turistas portugueses na Dominicana

20-08-2018 (13h18)

Imagem: www.godominicanrepublic.com
Imagem: www.godominicanrepublic.com

Samaná foi o destino da Dominicana que mais ‘puxou’ pelo aumento de turistas residentes em Portugal em Julho, um mês que foi, no entanto, de forte abrandamento do crescimento das chegadas portugueses.

Dados do Banco Central da Dominicana a que o PressTUR teve acesso indicam que chegaram à Dominicana no mês de Julho 5.610 turistas residentes em Portugal, o que representa um aumento em 4,4% relativamente ao mês homólogo de 2017, quando em Junho o aumento tinha sido em 46,5%.

Os dados analisados pelo PressTUR evidenciaram que esse abrandamento deveu-se à evolução das chegadas ao Aeroporto de Punta Cana, que é o principal aeroporto de destino dos voos directos de Lisboa, que no primeiro semestre teve um aumento das chegadas de turistas portugueses em 95,1%, com +54,2% em Junho, mas em Julho teve apenas +2%.

Punta Cana foi, ainda assim, o aeroporto de entrada na Dominicana de 85% dos turistas residentes em Portugal que viajaram para o país em Julho, com um total de 4.768.

Samaná, onde o aumento das chegadas de portugueses acelerou de +12,9% em Junho para +16,7% em Julho, somou 651 neste mês, o que equivale a 11,6% do total chegado de Portugal.

O Aeroporto Internacional de Las Américas, onde os portugueses chegam principalmente quando viajam em voos regulares à partida de Espanha, foi o terceiro em número de chegadas de turistas residentes em Portugal, com 184 (3,3% do total) e o primeiro em crescimento relativo, com um subida em 36,3%.

No conjunto dos primeiros sete meses do ano, no entanto, o Aeroporto Internacional de Las Américas ainda está com queda do número de turistas portugueses, de 12,5%, para 1.352, que estará associada à retoma dos voos para Punta Cana no meses de Janeiro e Fevereiro.

Assim, Punta Cana mesmo com o ‘magro’ aumento das chegadas de turistas portugueses em Julho, no conjunto dos primeiros sete meses tem uma subida em 60,4% e atinge um total de 20.134, o que equivale a 88,3% dos 22.810 turistas residentes em Portugal que chegaram à Dominicana até 31 de Julho.

Neste período, Samaná é apenas o terceiro aeroporto da Dominicana em número de turistas portugueses, com 1.297 (5,7% do total), o que decorre do facto de apenas ter voos directos de Portugal, promovidos pelo operador Soltour, que faz parte do grupo Bahia Príncipe., a partir de Junho.

Relativamente ao período homólogo de 2017, as chegadas de portugueses ao aeroporto de Samaná estão com um aumento médio em 14,8%.

 

Clique para mais notícias: Dominicana

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Riu apresenta novo resort só para adultos no México: Riu Palace Baja California

11-12-2018 (17h13)

O grupo hoteleiro Riu Hotels & Resorts está a promover o seu novo resort só para adultos no México, o Riu Palace Baja California, uma unidade hoteleira que já incorpora o seu novo conceito de resort.

Riu Hotels apresenta novo conceito com abertura do Riu Palace Costa Mujeres

30-11-2018 (13h02)

O Riu Palace Costa Mujeres, no México, é o primeiro exemplo do novo conceito da Riu Hotels, que, segundo o seu CEO, Luis Riu, se destaca pela instalação de bares, restaurantes e locais de convívio em planos mais elevados do complexo, para proporcionar vistas para o mar, piscinas e jardins.

Meliá reforça participação nos hotéis que gere em Cuba

27-11-2018 (11h07)

A Meliá Hotels International prolongou por mais 25 anos o acordo misto com Cuba para exploração de hotéis no país, tendo elevado a sua participação accionista de 20% para mais de 35%.

euroAtlantic negoceia fazer voos para a Cubana de Aviación que precisa tirar médicos do Brasil

23-11-2018 (16h31)

Eugénio Fernandes, CEO da euroAtlantic, confirmou ao PressTUR que a companhia de aviação portuguesa está em negociações para alugar uma aeronave à Cubana de Aviación, numa altura em que a transportadora cubana está em missão de retirada de médicos cubanos do Brasil.

Meliá divide resort na Dominicana em dois: um para famílias e outro só para adultos

22-10-2018 (13h29)

O resort Meliá Caribe Tropical, em Playa Bávaro, República Dominicana, vai ser renovado e dividido em duas unidades, sendo uma vocacionada para famílias e outra exclusiva para adultos.