Crescimento do turismo internacional na Europa Mediterrânica acelerou para 6,2% no 2º trimestre

10-09-2019 (18h49)

A Europa do Sul e Mediterrânica, primeira região mundial em número de turistas recebidos, com 20,7% do total mundial em 2018, teve um aumento das chegadas em 6,2% no segundo trimestre, mais forte que a média mundial e europeia, bem como do que a sua evolução no primeiro trimestre.

Dados publicados pela Agência das Nações Unidas para o Turismo, comumente designada em Portugal por Organização Mundial do Turismo (OMT), indicam que a Europa do Sul e Mediterrânica teve um crescimento médio no primeiro semestre em 5,8%, já que no primeiro trimestre o crescimento ficara em 5,1%.

Os dados da OMT evidenciam que o crescimento médio mais forte no semestre assentou principalmente nos resultados de Abril, que este ano compara favoravelmente por ter sido o mês das férias da Páscoa que em 2018 foi principalmente em Março, o que deu um aumento em 9%, e Junho, início da época estival no Hemisfério Norte, com um aumento em 7,5%.

A informação da OMT calcula que as chegadas de turistas internacionais ascenderam a 671 milhões no primeiro semestre, com um aumento médio de cerca de 29 milhões em relação ao período homólogo de 2018, que beneficiou a maioria dos destinos, já que em 130 países com dados já publicados relativamente a pelo menos três meses, 72% declararam subidas e apenas 28% indicaram quebras.

Aparentemente essas quebras concentraram-se na América do Sul, que é a única região a ter quebra das chegadas no primeiro semestre, em 4,6%, apesar de ter recuperado no segundo trimestre, em que teve um aumento em 0,9%, enquanto no primeiro tivera uma quebra de 7,9%.

As Caraíbas, por sua vez, foram a região com o aumento mais forte de chegadas no primeiro semestre, em 11,3%, com +14,8% no primeiro trimestre e +7,5% no segundo.

 

Clique para mais notícias: OMT

Clique para mais notícias: Mercados

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

NHC aumenta probabilidade de mais tempestades tropicais no Atlântico nos próximos dias

03-09-2019 (18h19)

O National Hurricane Center dos Estados Unidos já considera certo que uma depressão localizada no Golfo do México evoluirá nas próximas 48 horas para ciclone e já atribui 90% de probabilidade de o mesmo acontecer no prazo de 48 horas a uma área de baixas pressões localizada a Oeste do arquipélago de Cabo Verde.

Grupo Piñero renova conceito e imagem do Luxury Bahia Principe Akumal

27-08-2019 (17h01)

A Bahia Principe Hotels & Resorts, do Grupo Piñero, de que também faz parte o operador turístico Soltour, anunciou que está a renovar o conceito e a imagem do resort Luxury Bahia Principe Akumal, na Riviera Maya, México.

Hotéis Bahia Principe criam novas experiências para diferentes tipos de procura

24-07-2019 (16h38)

Os hotéis Bahia Principe criaram novas propostas de experiências para diferentes tipos de procura, que encaixam nas três categorias em que segmentaram os seus 20 hotéis nas Caraíbas.

Hotéis Bahia Principe no México usam sistema de redes para impedir sargaço nas praias

23-07-2019 (13h47)

A rede hoteleira Bahia Principe instalou um sistema de redes no mar para impedir que o sargaço chegue às praias dos seus hotéis na Riviera Maya, no México, e está a revelar “bons resultados”, segundo descreve.

Pacotes Caraíbas a Seis-Nove-Nove fazem soar campainhas na operação turística

04-07-2019 (17h22)

As campainhas começaram ontem a tocar nos operadores turísticos portugueses alarmados por verem os preços dos pacotes Caraíbas este mês, tradicionalmente um dos mais fortes em vendas, serem postos à venda pelo valor mítico de 699 euros, e de imediato para as partidas de toda a primeira quinzena.

Noticias mais lidas