Observação de baleias na Bahia deve atrair cerca de 15 mil turistas

16-07-2018 (16h06)

O estado nordestino brasileiro da Bahia prevê receber durante a época de observação de baleias, entre Julho e Outubro, cerca de 15 mil turistas.

A previsão é do Instituto Baleia Jubarte, que indica que durante este período as baleias jubartes trocam as águas geladas da Antártida pelas correntes quentes do litoral brasileiro em busca de reprodução, segundo uma notícia do “Panrotas”, parceiro editorial do PressTUR no Brasil (para ler clique aqui).

A notícia indica que cerca de 20 mil baleias deverão circular pela costa nordestina, o que possibilita grandes oportunidades de observação em mar aberto e até nas proximidades da orla.

“Capacitamos mais de 200 pessoas do sector turístico, incluindo operadores náuticos, para esta temporada. No momento, temos parceria com várias agências que promovem passeios de avistamento ao longo da costa baiana”, afirmou o biólogo e coordenador operacional do Instituto Baleia Jubarte, Sérgio Cipolotti.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, próximo de Caravelas, no Sul da Bahia, é maior berço reprodutivo da espécie no Atlântico Sul, mas há passeios do mesmo género também em locais como Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, Praia do Forte e Salvador.

“Uma fatia de 15% dos turistas viaja com o propósito principal de avistar baleias. Hoje, 60% deste público são brasileiros vindos de todo o país. Em geral, famílias, estudantes e pesquisadores que, segundo pesquisas realizadas pelo instituto, possuem interesse em retornar ao local para assistir novamente ao espetáculo promovido pela natureza”, acrescentou Sérgio Cipolotti.

Agências que promovem passeios de barcos, escunas e lanchas podem ser encontradas no website do Projecto Baleia Jubarte. Os passeios duram cerca de quatro horas e oferecem oportunidades de observação que variam entre 98 e 99%. Para participar nas expedições é necessária participação numa palestra preparatória e atender às normas de Turismo responsável.

 

Clique para ver mais: Brasil

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP quer acabar com “dependência” do Brasil através da diversificação de mercados

22-03-2019 (16h42)

A TAP está a trabalhar na diversificação de mercados para acabar com a “dependência” do Brasil, um mercado que representa quase 25% das vendas totais da companhia e que no ano passado teve uma quebra de receitas de 10%, em euros.

Club Med fecha resort na ilha de Itaparica, na Bahia

22-03-2019 (08h32)

O Club Med vai encerrar a 31 de Julho o seu resort na ilha de Itaparica, no estado brasileiro da Bahia, indicando que “já não se encontrava à altura das expectativas e exigências dos nossos clientes”.

Projecto de lei aprovado reduz quartos para pessoas com mobilidade reduzida no Brasil

21-03-2019 (18h25)

O projecto de lei que retira o limite ao investimento estrangeiro em companhias aéreas brasileiras também vai alterar pontos na Política Nacional de Turismo do Brasil, como a redução da percentagem do número de quartos para pessoas com mobilidade reduzida.

Aprovado projecto de lei que retira limite ao investimento estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras

21-03-2019 (18h07)

A Câmara de Deputados do Brasil aprovou um projecto de lei que retira o limite de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras, muito semelhante à Medida Provisória 863 editada em Dezembro de 2018 pelo ex-presidente Michel Temer, que foi preso hoje, 21 de Março, por suspeitas de corrupção.

Brasil isenta de visto turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão

19-03-2019 (09h18)

O Governo brasileiro aprovou um decreto que dispensa a necessidade de visto de entrada para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.