Ministro brasileiro da Saúde adverte para risco de colapso do sistema de saúde

22-03-2020 (19h49)

O sistema de saúde pode entrar em colapso em Abril em consequência da pandemia do novo coronavírus, alertou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante videoconferência na sexta-feira em que também o presidente Jair Bolsonaro e representantes de associações empresariais brasileiras.

“No final de Abril sistema entra em colapso. O colapso é quando você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não há o sistema para entrar”, enfatizou o ministro, citado pela Agência Brasil.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que haja um crescimento dos casos da covid-19 nos próximos dez dias, uma subida mais aguda em Abril, permanecendo alta em Maio e Junho. A partir de Julho é a expectativa de início da desaceleração. Em Julho começa um plateau (estabilidade) e em Agosto um movimento de queda.

Mas a intensidade depende das medidas adoptadas e do comportamento das pessoas, destacou Mandetta. Neste sentido, o ministro reiterou a importância da redução de circulação e iniciativas de isolamento.

“Para evitar esse colapso eventualmente pode ser necessário segurar a movimentação para ver se consegue diminuir a transmissão. Quando tomamos medida de segurar 14 dias, o impacto só é sentido 28 dias depois. A cadeia é sustentada e você quebra”, comentou Mandetta.

A informação oficial sobre a pandemia de covid-19 no Brasil indicava que ontem o país tinha um total de 1.128 doentes infectados pelo novo coronavírus e 18 mortos.

(PressTUR com Agência Brasil)

 

Clique para mais notícias: Brasil

Clique para mais notícias: Coronavírus

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Covid-19 avança no Brasil e já matou 111 pessoas

29-03-2020 (10h21)

O Brasil tem 111 mortos em dez estados pela covid-19 e 3.904 infectados pelo novo coronavírus, segundo informou hoje o Ministério da Saúde, que indica assim um aumento de 487 infectados em 24 horas.

Brasil proíbe entrada de estrangeiros por via aérea

28-03-2020 (10h21)

O Governo brasileiro proibiu, a partir de hoje, e por 30 dias, a entrada no país de todos os cidadãos estrangeiros por via aérea, de forma a travar a expansão do coronavírus.

Maracanã é transformado em hospital de campanha para doentes com covid-19

26-03-2020 (15h14)

O estádio do Maracanã, na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, vai ser transformado em hospital de campanha para tratar doentes infetados com o novo coronavírus, informou hoje o governador do estado brasileiro do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Azul reduz operação em 90% até 30 de Abril

25-03-2020 (11h16)

A companhia de aviação Azul, fundada e presidida por David Neeleman, também accionista de referência da TAP, anunciou uma redução da sua operação que atinge 90% até 30 de Abril.

LATAM suspende voos Lisboa – São Paulo

23-03-2020 (08h33)

A companhia de aviação LATAM anunciou a suspensão dos voos Lisboa - São Paulo a partir de hoje, 23 de Março.

Noticias mais lidas