Estreia pela TAP do primeiro A330-900 do mundo avança mais um passo

27-09-2018 (13h19)

Fontes da aviação prognosticam que será com um voo para São Paulo nos primeiros dias de Novembro

A Airbus anunciou ter recebido ontem a Type Certification do seu novo avião de longo curso A330-900, de que a TAP será a companhia estreante, pela autoridade europeia de segurança aérea (EASA, do inglês para European Aviation Safety Agency).

A informação refere que a certificação deu-se após o novo avião ter cumprido cerca de 1.400 horas de voos de teste “em menos de um ano”.

A imprensa internacional assinala que agora se espera que muito brevemente também a autoridade americana, a FAA, certifique o novo avião, que pode transportar até 440 passageiros em classe única e até 287 em cabina com três classes.

Fontes da aviação contactadas pelo PressTUR avançaram terem a expectativa de que a TAP faça o primeiro voo comercial com o novo A330-900 nos primeiros dias de Novembro e que muito provavelmente a estreia será um voo Lisboa - São Paulo, que é uma das ligações mais longas da companhia portuguesa, depois do Lisboa - Porto Alegre.

A Airbus apresenta o seu novo avião como uma aparelho sem rival em eficiência e flexibilidade.

Desde o seu voo de estreia a 19 de Outubro de 2017, a Airbus fabricou três exemplares, que foram os que efectuaram os voos de teste para a Type Certification.

Os últimos dados do fabricante europeu indicam que tem 224 exemplares encomendados para a versão maior, a -900, mas para a menor, a -800, ainda não apareceram compradores.

 

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Airbus

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Embraer e Boeing aprovam acordo para criar nova empresa que absorve a brasileira

17-12-2018 (16h33)

As fabricantes de aeronaves brasileira Embraer e norte-americana Boeing anunciaram hoje que aprovaram os termos da parceria para criar uma nova empresa de aviação comercial, cuja execução depende de aprovação do Governo brasileiro.

Brasil autoriza estrangeiros a ter 100% do capital das companhias aéreas do país

14-12-2018 (16h59)

O Presidente do Brasil, Michel Temer, assinou uma medida provisória que abre espaço para que estrangeiros assumam 100% do controlo do capital das companhias aéreas do país.

Manutenção e engenharia da TAP no Brasil prevê lucro de 3 milhões de euros em 2019 – Antonoaldo Neves

14-12-2018 (12h35)

O negócio da manutenção e engenharia da TAP no Brasil, a ex-VEM (Varig Engenharia e Manutenção), atingiu o equilíbrio operacional em 2018 e deverá alcançar em 2019 um lucro operacional de três milhões de euros, disse Antonoaldo Neves, CEO da TAP.

TAP vai disponibilizar serviço gratuito de mensagens escritas em voos transatlânticos

13-12-2018 (18h25)

Os passageiros de voos transatlânticos da TAP vão ter à disposição gratuitamente um serviço de mensagens escritas ilimitadas, via wifi, anunciou hoje a empresa, salientando que é a primeira da Europa a proporcionar essa facilidade.

Avianca Brasil recorre à protecção de credores para resistir aos donos dos seus aviões

12-12-2018 (14h57)

A Avianca Brasil, uma das companhias de aviação do grupo Synergy dos irmãos Efromovich, recorreu à figura da protecção de credores, devido, segundo afirmou, “à resistência de arrendadores de suas aeronaves a um acordo amigável”.