Turismo em Macau cresce a “ritmo incrível” e transformação deve-se à China, WTTC

23-10-2018 (16h01)

Foto: WTTC
Foto: WTTC

O turismo em Macau cresce a "um ritmo incrível" e a transformação no território e no cenário mundial deve-se à China, disse hoje a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) e ex-ministra mexicana do Turismo.

“Não só está a crescer a um ritmo incrível, como as projecções são impressionantes”, sublinhou Gloria Guevara-Manzo, na cerimónia de abertura do Fórum de Economia de Turismo Global, que começou hoje em Macau e que termina na quarta-feira.

O relatório anual das cidades do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) divulgado na segunda-feira mostra que a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) foi a segunda que mais cresceu em contributo do turismo para o PIB, com 14,2% em 2017.

Entre as 72 cidades turísticas mais importantes do mundo, Macau ficou atrás apenas do Cairo, capital do Egipto, na qual a contribuição do sector do turismo para o PIB foi de 34,4%.

A directora dos Serviços de Turismo de Macau disse hoje que “é encorajador” o facto de o território ser apontado como segundo a nível mundial em 2017 em termos de contributo do turismo para o PIB.

“É encorajador” e “é benéfico para todos os sectores, desde a cultura, indústria criativa e de eventos”, sublinhou Maria Helena de Senna Fernandes.

No discurso proferido na cerimónia de abertura do Fórum de Economia de Turismo Global, Gloria Guevara-Manzo realçou que o turismo gera 10,4% do PIB mundial e que um em cada dez empregos é no sector, sendo que criou um em cada cinco em 2017.

O sector privado vai criar nos próximos dez anos 100 milhões de empregos na indústria do turismo, destacou, defendendo que uma das prioridades da organização passa por “criar pontes entre os Governos e criar empregos”.

O Fórum de Economia de Turismo Global vai debater até quarta-feira “o impacto da cooperação estratégica de turismo China - União Europeia”, segundo a organização.

A sétima edição do evento conta com mais de um milhar de participantes e reúne autoridades e líderes de empresas privadas de vários países do mundo.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Macau

Clique para mais notícias: WTTC

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Gigantes norte-americanos do jogo obtêm mais de metade das suas receitas em Macau

12-11-2018 (17h19)

Mais de metade das receitas de jogo dos três gigantes norte-americanos do jogo provêem de Macau e não dos Estados Unidos, um resultado que reforça a posição do território chinês como capital mundial do jogo.

Grupo Air France KLM formaliza parceria estratégica com gigante chinesa Ctrip

06-11-2018 (17h02)

O Air France KLM, maior grupo de aviação europeu em capacidade medida em lugares x quilómetros voados e a chinesa Ctrip, uma das maiores plataformas digitais o mundo, anunciaram a formalização de um acordo estratégico que dizem elevar o nível de cooperação.

Inscrições para a ATRTCM 2019 decorrem até 20 de Novembro

02-11-2018 (14h36)

As inscrições para a conferência ATRTCM 2019 (PATA Adventure Travel and Responsible Tourism Conference and Mart 2019), que tem o Intrepid Group, operador australiano como "featured buyer", estão a decorrer até 20 de Novembro.

ACISO promove Fátima na Índia

02-11-2018 (11h23)

A ACISO, Associação Empresarial de Ourém - Fátima, esteve em Bombaim e em Goa, na Índia, a promover Fátima no âmbito do turismo religioso através de workshops com operadores turísticos.

Avião da companhia indonésia Lion Air caiu no Mar de Java

29-10-2018 (09h07)

As autoridades indonésias informaram hoje que um avião da companhia aérea Lion Air caiu no Mar de Java, com 189 pessoas a bordo, 13 minutos depois de ter descolado do aeroporto de Jacarta.