Turismo em Macau cresce a “ritmo incrível” e transformação deve-se à China, WTTC

23-10-2018 (16h01)

Foto: WTTC
Foto: WTTC

O turismo em Macau cresce a "um ritmo incrível" e a transformação no território e no cenário mundial deve-se à China, disse hoje a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) e ex-ministra mexicana do Turismo.

“Não só está a crescer a um ritmo incrível, como as projecções são impressionantes”, sublinhou Gloria Guevara-Manzo, na cerimónia de abertura do Fórum de Economia de Turismo Global, que começou hoje em Macau e que termina na quarta-feira.

O relatório anual das cidades do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) divulgado na segunda-feira mostra que a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) foi a segunda que mais cresceu em contributo do turismo para o PIB, com 14,2% em 2017.

Entre as 72 cidades turísticas mais importantes do mundo, Macau ficou atrás apenas do Cairo, capital do Egipto, na qual a contribuição do sector do turismo para o PIB foi de 34,4%.

A directora dos Serviços de Turismo de Macau disse hoje que “é encorajador” o facto de o território ser apontado como segundo a nível mundial em 2017 em termos de contributo do turismo para o PIB.

“É encorajador” e “é benéfico para todos os sectores, desde a cultura, indústria criativa e de eventos”, sublinhou Maria Helena de Senna Fernandes.

No discurso proferido na cerimónia de abertura do Fórum de Economia de Turismo Global, Gloria Guevara-Manzo realçou que o turismo gera 10,4% do PIB mundial e que um em cada dez empregos é no sector, sendo que criou um em cada cinco em 2017.

O sector privado vai criar nos próximos dez anos 100 milhões de empregos na indústria do turismo, destacou, defendendo que uma das prioridades da organização passa por “criar pontes entre os Governos e criar empregos”.

O Fórum de Economia de Turismo Global vai debater até quarta-feira “o impacto da cooperação estratégica de turismo China - União Europeia”, segundo a organização.

A sétima edição do evento conta com mais de um milhar de participantes e reúne autoridades e líderes de empresas privadas de vários países do mundo.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Macau

Clique para mais notícias: WTTC

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Macau recebe mais de 3,5 milhões de visitantes em Fevereiro

22-03-2019 (14h56)

Macau, que no final do ano passado inaugurou a maior travessia marítima do mundo que conecta Macau, Hong Kong e Zhuhai, recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes em Fevereiro, mês no qual se celebrou a chegada do Ano Novo Chinês.

Travelport e Japan Airlines juntam-se para criar um GDS líder no Japão

19-03-2019 (18h25)

A Travelport e a Japan Airlines assinaram um acordo para lançar uma joint venture que visa desenvolver um GDS líder no Japão, através da integração das plataformas Travelport Japan e a Axess International Network.

HNA vende participação na TAP à Azul e ao fundo norte-americano Global Aviation Ventures

15-03-2019 (13h02)

O conglomerado chinês HNA vendeu a participação de 9% que detinha na TAP através do consórcio Atlantic Gateway à companhia aérea brasileira Azul e ao fundo norte-americano Global Aviation Ventures.

Turistas portugueses “são bastante valiosos” para Macau, Alexis Tam

12-03-2019 (23h55)

O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam, afirmou que os turistas portugueses “são bastate valiosos” devido ao elevado tempo médio de permanência no território, que foi o mais elevado entre os principais mercados europeus em 2018, segundo dados consultados pelo PressTUR.

“Mistura das culturas é o que faz Macau diferente”, Maria Helena de Senna Fernandes

12-03-2019 (18h43)

Macau está a apostar na diversificação dos seus atractivos e a herança portuguesa vai continuar a ter um papel importante, porque a “mistura das culturas é o que faz Macau diferente”, disse ao PressTUR a directora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes.