Tribunal proíbe manifestações no aeroporto de Hong Kong

14-08-2019 (11h52)

Um tribunal de Hong Kong proibiu a presença de manifestantes fora de "zonas designadas" no aeroporto da região administrativa especial chinesa, anunciou hoje a autoridade aeroportuária em comunicado.

A ordem judicial temporária vai servir para impedir que "as pessoas impeçam ou interfiram de maneira voluntária e ilegal com a operação normal do aeroporto internacional de Hong Kong", acrescenta a nota.

Dezenas de voos foram retomados esta manhã em Hong Kong, depois do segundo dia consecutivo de cancelamento das operações, que deixaram milhares de passageiros em terra (clique para ler: Aeroporto de Hong Kong retoma operações após dois dias de cancelamentos).

Centenas de manifestantes concentraram-se na terça-feira, pelo quatro dia consecutivo no aeroporto internacional do território, acabando por dispersar já de madrugada e após a intervenção da polícia antimotim, que efectuou pelo menos uma detenção.

Os agentes dispararam gás pimenta sobre os manifestantes, tendo sido registado um ferido entre as forças de segurança, constatou a agência Lusa no local.

Os protestos em Hong Kong duram há mais de dois meses, têm sido marcados por violentos confrontos entre manifestantes e a polícia, com recentes dados a apontarem para um impacto económico na indústria de viagens na ex-colónia britânica.

O clima de contestação social em Hong Kong resulta da apresentação de uma proposta de alteração à lei da extradição, que permitiria ao Governo e aos tribunais a extradição de suspeitos de crimes para jurisdições sem acordos prévios, como é o caso da China continental.

A proposta foi, entretanto, suspensa, mas as manifestações generalizaram-se e denunciam agora uma "erosão das liberdades" na antiga colónia britânica.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Hong Kong

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Portugal espera receber 11 mil turistas sul-coreanos com novo voo Seul – Lisboa

28-10-2019 (18h29)

O Turismo de Portugal avançou a previsão de receber 11 mil turistas sul-coreanos com a nova rota Seul – Lisboa que a Asiana Airlines inaugurou hoje e que tem previsto operar até ao final de Março.

Turkish aumenta capacidade para o Vietname no próximo ano

23-10-2019 (15h47)

A Turkish Airlines, que é uma das companhias de aviação mais utilizadas pelos operadores turísticos portugueses para voos para o Extremo Oriente, para onde não há voos directos de Portugal, vai aumentar a capacidade para o Vietname no próximo Verão.

Chegadas de turistas portugueses a Macau aumentam 17,9% em Setembro

22-10-2019 (14h09)

Macau teve este Setembro um aumento do número de turistas residentes em Portugal em 17,9%, no que foi o aumento mais forte entre os emissores europeus e acentua o seu crescimento este ano.

Presidente da TAP descarta voos directos para a China “num futuro imediato”

18-10-2019 (13h38)

O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, descartou a hipótese de a companhia fazer voos directos de Portugal para a China "num futuro imediato", apesar do crescimento de turistas daquele país asiático.

EgyptAir abre terceira rota para a China

17-10-2019 (13h47)

A companhia de aviação egípcia EgyptAir, parceira da TAP na Star Alliance, anunciou para finais do próximo mês a abertura da sua terceira rota para a China, do seu hub no Cairo para Hangzhou.

Noticias mais lidas