Qatar Airways compra 5% da China Southern Airlines

03-01-2019 (15h06)

A Qatar Airways, companhia de aviação que já detém 20% do IAG, grupo de que fazem parte a British Airways, Iberia, Aer Lingus e Vueling, 10% do Latam, grupo que tem a antiga TAM brasileira e a LAN do Chile, 49% da Air Italy e 9,99% da Cathay Pacific, anunciou ter comprado 5% da China Southern Airlines, considerada a maior companhia de aviação chinesa.

A Qatar não revelou o montante investido, tendo informado apenas que comprara algumas acções A e H a 28 de Dezembro.

A imprensa de Hong Kong refere que a China Southern, com base em Guangzhou, está num processo de expansão do seu hub e aposta nomeadamente nas ligações da Europa e dos Estados Unidos com a Austrália.

As notícias realçam que a companhia chinesa está apostada em aumentar capacidade, beneficiando da expansão de Guangzhou e da próxima abertura do Daxing Airport, novo aeroporto de Pequim, em finais deste ano.

O CEO da Qatar, Akbar Al Baker, citado em comunicado comentou que a aquisição da participação na China Southern evidencia a aposta numa mais estreita cooperação entre as duas companhias e o optimismo com que encara o futuro da companhia chinesa.

“Há oportunidades para trabalharmos juntos e construirmos uma relação de longo prazo com benefícios para os passageiros das duas companhias”, diz uma declaração de Akbar Al Baker divulgada pela Qatar.

Analistas associaram o investimento da Qatar ao seu público desagrado com a evolução da Oneworld, comentando que a próxima entrada da China Southern para esta aliança poderá ter sido uma das motivações do investimento, na perspectiva de ganhar mais força para as suas posições.

 

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Travelport e Japan Airlines juntam-se para criar um GDS líder no Japão

19-03-2019 (18h25)

A Travelport e a Japan Airlines assinaram um acordo para lançar uma joint venture que visa desenvolver um GDS líder no Japão, através da integração das plataformas Travelport Japan e a Axess International Network.

HNA vende participação na TAP à Azul e ao fundo norte-americano Global Aviation Ventures

15-03-2019 (13h02)

O conglomerado chinês HNA vendeu a participação de 9% que detinha na TAP através do consórcio Atlantic Gateway à companhia aérea brasileira Azul e ao fundo norte-americano Global Aviation Ventures.

Turistas portugueses “são bastante valiosos” para Macau, Alexis Tam

12-03-2019 (23h55)

O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam, afirmou que os turistas portugueses “são bastate valiosos” devido ao elevado tempo médio de permanência no território, que foi o mais elevado entre os principais mercados europeus em 2018, segundo dados consultados pelo PressTUR.

“Mistura das culturas é o que faz Macau diferente”, Maria Helena de Senna Fernandes

12-03-2019 (18h43)

Macau está a apostar na diversificação dos seus atractivos e a herança portuguesa vai continuar a ter um papel importante, porque a “mistura das culturas é o que faz Macau diferente”, disse ao PressTUR a directora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes.

Macau leva operadores turísticos portugueses a conhecer a Grande Baía

12-03-2019 (18h39)

Macau vai voltar este ano a convidar os operadores turísticos portugueses a participar na Feira Internacional da Indústria do Turismo de Macau (MITE), na qual irá promover o destino turístico da Grande Baía Guangdong - Hong Kong - Macau como itinerário multi-destino.