Macau e Pequim assinam protocolos de cooperação em desporto, turismo e formação

28-05-2018 (19h15)

Macau e Pequim assinaram, na capital chinesa, três protocolos de cooperação nas áreas do desporto, turismo e formação, um novo capítulo na parceria estabelecida há dois anos entre os dois governos.

“Desde o início da parceria, o mecanismo de cooperação tem vindo a estreitar e obteve resultados bastante frutíferos”, disse o chefe do executivo de Macau, Chui Sai On, na cerimónia de assinatura realizada esta segunda-feira em Pequim.

Em 2016, os respectivos governos lançaram a "Parceria de Cooperação Macau-Pequim", com o objectivo de reforçar o intercâmbio e a cooperação no âmbito da economia, comércio, cultura, educação e integração regional.

De acordo com um comunicado do governo, a entreajuda estender-se-á agora à medicina tradicional chinesa, ao desporto, à ciência e tecnologia, ao ensino e à gestão de transportes.

Para Chui Sai On, as vantagens de ambas as regiões são complementares e no futuro deverão contribuir para elevar o papel de Macau como centro mundial de turismo e lazer e como plataforma de cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Por sua vez, o presidente da comissão municipal de Pequim da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Ji Lin, sublinhou a importância de Macau e Pequim na iniciativa chinesa "uma Faixa, uma Rota".

Neste sentido, "as duas devem impulsionar activamente a dupla via de investimento nas infraestruturas, economia e convenções", entre outras.

Em Abril, último mês com dados publicados pela Direcção do Serviço de Estatística e Censos (DSEC), Macau recebeu quase três milhões de visitantes, mais 8,3% que no mês homólogo do ano passado, a maioria dos quais oriundos da China continental (clique para ler: Macau recebe quase três milhões de visitantes em Abril).

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Macau

Clique para ver mais: Ásia&Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

ISEG promove debate “Macau, Turismo e Desenvolvimento” esta sexta-feira

15-05-2019 (15h05)

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, promove esta sexta-feira um debate sobre as políticas de turismo implementadas no território nas últimas décadas e os planos da expansão económica da China.

Acordos entre Macau e Portugal podem ser alargados à Grande Baía

15-05-2019 (14h34)

O Governo de Macau anunciou que os acordos assinados com Portugal nas vertentes da educação, formação e turismo, poderão ser alargados às cidades da Grande Baía, onde vivem cerca de 70 milhões de pessoas.

Depois de Veneza, Sands vai levar Londres a Macau

14-05-2019 (16h20)

O Grupo Sands, responsável pelo The Venetian, anunciou um novo projecto para Macau, que designou The Londoner Macao, uma réplica da cidade de Londres em Macau para "abrir progressivamente ao longo de 2020 e 2021".

Portugal e Macau assinam acordo para formação turística de alunos asiáticos

14-05-2019 (15h31)

Portugal e Macau assinaram hoje um acordo na área da formação turística que vai levar à instalação no Estoril de um pólo do Instituto de Formação Turística de Macau (IFT), disse à Lusa a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Aeroporto de Macau teve em Abril “o mês mais movimentado de sempre”

08-05-2019 (11h46)

O Aeroporto Internacional de Macau bateu recordes históricos em Abril, que se tornou “o mês mais movimentado de sempre”, com 800 mil passageiros e 6.400 aterragens e descolagens, anunciou hoje.