Macau anuncia plano de quatro anos dedicado à gastronomia

19-02-2018 (15h59)

O Governo da Região Administrativa Especial de Macau divulgou o seu plano a quatro anos com o intuito de preservar e reviver o legado cultural da cidade através de uma série de iniciativas que contam com a gastronomia como ponto comum.

No seguimento do lançamento da iniciativa "2018 Ano da Gastronomia de Macau", o Governo de Macau delineou um plano a quatro anos com diversas iniciativas em seis componentes distintas.

O plano de acção começa por criar um mecanismo de gestão e supervisão, gerida pelo Secretário de Assuntos Sociais e da Cultura, com o intuito de criar, gerir e supervisionar projectos.

O segundo passo será a criação de campanhas locais e internacionais para promover Macau como Cidade da Gastronomia da Rede de Cidades Criativas da UNESCO como as rotas culinárias da "Step Out, Experience Macao's Communities - Walking Tour Routes" ou a inclusão de elementos gastronómicos em roadshows promocionais.

A terceira componente do plano de acção será a criação de uma escola com uma área de cozinha por parte do Departamento dos Serviços de Educação e Juventude, a criação de um centro dedicado a técnicas de cozinha por parte do Institudo de Estudos de Turismo (IFT), enquanto que o Governo de Macau vai elaborar uma base de dados dedicada aos mais de 400 anos de gastronomia macaense.

A quarta componente baseia-se na troca de experiências e cooperção com outras Cidades Criativas da Rede da UNESCO através de, entre outras actividades, a participação na 12ª Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na Polónia, de iniciativas de intercâmbio entre instituições de educação superior de diferentes cidades e a organização do Fórum Internacional de Gastronomia.

Esta componente passa ainda pela conscialização de países lusófonos, especialmente em África, para a Rede de Cidades Criativas de UNESCO e incentivar a sua candidatura.

A cooperação com indústrias de catering e culinária através da criação de programas de formação e actividades como o Macao Food Festival, as iniciativas do Guia Michelin, e a organização da cerimónia de entrega de prémios "Asia's 50 Best Restaurants Awards Ceremony" em 2018 e 2019, entre outras.

Esta componente prevê ainda a criação de pacotes de tours gastronómicos em Macau e apresentá-los a agências de viagens, além de apoio a negócios locais relacionados com gastronomia.

A última componente é dedicada à cooperação com outras indústrias de diferentes campos culturais e criativos como a presença de apontamentos gastronómicos nas performances de celebração do Ano Novo Chinês, a criação de uma zona de gastronomia para a 6ª Macao International (Industry) Expo e ainda a criação de uma secção de filmes dedicados à gastronomia no 3º International Film Festival & Awards Macao.

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para mais notícias: Macau

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

BTL assina protocolo de cooperação com província chinesa

18-09-2018 (17h27)

A Bolsa de Turismo de Lisboa e a Comissão Provincial de Desenvolvimento do Turismo de Shanxi da República Popular da China assinaram um protocolo com o intuito de promover o desenvolvimento e a cooperação entre as duas entidades.

Accionista chinês da TAP falha pagamento de dívida superior a 37 milhões de euros

14-09-2018 (11h45)

O conglomerado chinês HNA, accionista da TAP através da Atlantic Gateway, falhou o pagamento de uma dívida superior a 37 milhões de euros, revelou o fundo de investimento chinês Hunan Trust, ilustrando os problemas de liquidez da empresa.

Aigle Azur já tem voos Paris - Pequim

07-09-2018 (15h01)

A Aigle Azur, companhia de aviação francesa maioritariamente detida pelo grupo chinês HNA e por David Neeleman, também accionistas de referência da TAP, iniciou esta semana a rota Paris Orly - Pequim, em Airbus A330-200.

easyJet anuncia que vai ter conexões com voos Singapore em Milão e Berlim

06-09-2018 (14h21)

A low cost easyJet anunciou que o seu programa Worldwide by easyJet de conexões com voos de companhias que têm ligações para destinos de longo curso passa a contar com a Singapore Airlines e a sua low cost Scoot.

Turismo de Macau prepara 8ª regata de barcos-dragão

04-09-2018 (18h20)

A 8ª edição da Regata de barcos-dragão organizada pela delegação do Turismo de Macau em Portugal vai realizar-se no dia 23 de Setembro, na Baía do Seixal, na Amora.