Cathay Pacific compra a Hong Kong Express Airways

27-03-2019 (12h57)

Foto: Cathay Pacific
Foto: Cathay Pacific

A Cathay Pacific, companhia aérea de Hong Kong, anunciou hoje a compra da companhia low cost Hong Kong Express Airways, propriedade do conglomerado chinês Hainan Airlines Group (HNA), num negócio avaliado em 558 milhões de euros.

A maior companhia aérea de Hong Kong vai adquirir 100% da HK Express, que se tornará uma subsidiária da Cathay Pacific, numa operação que deve ser concluída até 31 de dezembro de 2019.

"A transação representa uma maneira atraente e práctica para o Cathay Pacific Group apoiar o desenvolvimento e o crescimento a longo prazo dos seus negócios de aviação e melhorar a sua competitividade", apontou a empresa em comunicado.

A HK Express faz parte do HNA, juntamente com cinco transportadoras de baixo custo da China continental: a Air Guilin, a Beijing Capital Airlines, a Lucky Air, a Urumqi Air e a West Air.

Este acordo surge numa altura em que o conglomerado chinês tem vindo a apresentar avultadas dívidas devido à alienação de activos, como a compra de imóveis em Nova Iorque e o investimento em acções do Deutsche Bank, no ano passado.

De acordo com a imprensa local, o conglomerado também está a tentar vender quase um terço da sua participação na Hong Kong Airlines, um plano que foi suspenso no ano passado após a morte súbita do co-presidente da HNA, Wang Jian.

A partir de agora, três das quatro companhias aéreas de Hong Kong serão controladas pela Cathay Pacific, deixando o grupo com o controlo de quase metade dos slots de pista no Aeroporto Internacional de Hong Kong.

A 22 de janeiro, a easyJet anunciou uma parceria com a Cathay Pacific para voos de ligação, passando esta companhia aérea a ser o novo parceiro da transportadora de baixo custo, no âmbito do seu serviço exclusivo de ligações ‘Worldwide by easyJet’.

A Cathay Pacific apresentou lucros de 264,3 milhões de euros em 2018.

Recentemente, a HK Express passou a fazer parte do programa de emissão de bilhetes interline da APG Portugal, como noticiou o PressTUR (Clique para ler: Programa de Interline da APG Portugal já conta com a Hong Kong Express Airways).

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Novo balanço dos ataques no Sri Lanka aponta para 359 mortos

24-04-2019 (10h14)

O número de mortos nos atentados suicidas no Domingo de Páscoa no Sri Lanka subiu para 359 e mais suspeitos foram detidos nas últimas horas, informou hoje a polícia.

Macau recebeu mais 21,2% de visitantes no primeiro trimestre

23-04-2019 (10h12)

Macau recebeu mais de 10,3 milhões de visitantes nos primeiros três meses deste ano, o que corresponde a um aumento de 21,2% em relação ao período homólogo do ano passado, segundo dados oficiais divulgados hoje.

Confirmadas mais duas explosões no Sri Lanka

21-04-2019 (11h26)

O ministro da Defesa do Sri Lanka, Ruwan Wijewardene, confirmou à imprensa que ocorreram mais duas explosões no país, nas áreas de Dehiwela e Dematagoda.

Atentados matam 156 no Sri Lanka um deles um turista português

21-04-2019 (10h18)

Atentados bombistas hoje de manhã contra três igrejas e três hotéis no Sri Lanka provocaram 156 mortos, entre os quais 35 estrangeiros, sendo um português, segundo informação da cônsul de Portugal em Colombo, Preenie Pine.

Aeroporto de Hong Kong contrata Travelport promoção da conectividade multi-modal

18-04-2019 (11h37)

A multinacional tecnológica para o turismo e transportes Travelport anunciou ter assinado um acordo para promover os serviços de conectividade multi-modal do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) junto de viajantes da Ásia, Europa e América do Norte.