AHRESP assina acordo para promoção e defesa da sustentabilidade ambiental

04-06-2018 (16h39)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai assinar com o Governo na próxima quinta-feira, dia 7, um "Acordo Circular Sectorial" que visa o compromisso voluntário de práticas ambientais com vista a repensar a utilização dos plásticos no Canal Horeca.

A assinatura do acordo irá realizar-se na conferência "Repensar os plásticos na transição para uma economia circular" que irá decorrer no dia 7 de Junho, na Fundação Gulbenkian, uma acção promovida pelo Ministério do Ambiente.

"Na semana em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, a AHRESP reafirma o seu compromisso com o Meio Ambiente, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, com projectos que promovem a importância de adoptar hábitos sustentáveis de protecção do Ambiente e dos recursos naturais", afirma José Manuel Esteves, director geral da AHRESP, citado em comunicado.

Com o acordo, a Associação "compromete-se a colaborar com o Governo na promoção de práticas que visem antecipar a implementação da Estratégia da EU para os Plásticos numa Economia Circular".

A AHRESP, acrescentou José Manuel Esteves é "pioneira no tema (...) através de várias iniciativas de autorregulação e de boas práticas, tendo sido a primeira instituição a nível europeu, a editar um código de boas práticas ambientais".

A Associação está a lançar o programa Menos Plástico Mais Ambiente, que o director-geral da AHRESP descreve como "uma iniciativa que visa a redução do uso de artigos de plástico na restauração e na hotelaria bem como novos hábitos de consumo e comportamentos".

A AHRESP, prossegue José Manuel Esteves, "não podia ficar indiferente ao facto dos plásticos constituírem grande parte do lixo encontrado nos mares" e "ao sensibilizarmos a opinião pública e as nossas empresas para a redução dos plásticos, estamos a preservar uma das atracções turísticas do nosso país, a costa marítima, de onde provém um dos nossos principais tesouros e que tão bem nos diferencia, o excelente peixe, que enriquece a nossa Gastronomia, Património Cultural de Portugal".

 

Ver também:

AHRESP diz que plástico é "falso problema" desde que seja todo reciclado

Governo admite incentivos fiscais, taxas ou sinalética nas lojas para reduzir plásticos 


Clique para mais notícias: AHRESP

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Aegean confirma aumento de frequências para Lisboa e Porto

22-02-2019 (18h11)

A companhia de aviação grega Aegean confirmou hoje que tem programado um aumento de frequências para Lisboa e Porto, num comunicado em que anuncia um reforço da sua oferta global este ano em 700 mil lugares.

Ryanair e Wizz Air multadas em Itália por “prática comercial incorrecta” na cobrança da bagagem de mão

22-02-2019 (13h18)

A autoridade da concorrência italiana aplicou uma multa de três milhões de euros à Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air por “prática comercial incorrecta, na medida em que engana o consumidor no preço efectivo do bilhete, ao não incluir na tarifa base um elemento essencial do transporte aéreo que é uma bagagem de mão de maior volume”.

Mesmo com Brexit ‘à porta’, britânicos foram os turistas que mais despenderam em Portugal em 2018

21-02-2019 (17h54)

Os residentes no Reino Unido, mesmo com o adensar da perspectiva de um ‘divorcio litigioso’ com a União Europeia e apesar de uma quebra no alojamento turístico português, não só se mantiveram em 2018 os líderes em gastos turísticos em Portugal em 2018, como foram os que fizeram o segundo maior aumento.

Portugal teve aumentos a dois dígitos de gastos de turistas de 37 países

21-02-2019 (17h49)

Apesar dos ventos desfavoráveis principalmente na segunda metade do ano, Portugal concluiu 2018 com um aumento médio dos gastos de turistas estrangeiros em 9,6%, com 37 em 62 com dados disponíveis no Banco de Portugal a registarem aumentos a dois dígitos.

Meliá abre hotel da marca Innside junto ao Aeroporto de Paris CDG

21-02-2019 (17h37)

A Meliá Hotels International anunciou hoje a abertura do seu primeiro hotel da marca Innside em França, uma unidade de 266 quartos localizada junto ao Aeroporto Internacional de Paris – Charles de Gaulle.