Transportadoras aéreas africanas assinam acordo com IATA para melhorar serviços

04-06-2018 (11h37)

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e a Associação de Transportadores Africanos (AFRAA) assinaram um memorando de entendimento para aprofundar a cooperação, libertar fundos bloqueados pelos Governos e aumentar a conectividade dos países africanos.

"Segundo o memorando, a IATA e a AFRAA vão trocar informações, experiências e capacidades para trabalhar em conjunto para melhorar a segurança, promover a conectividade regional e implementar o Mercado Único Africano de Transporte Aéreo (SAATM), libertar fundos das companhias aéreas bloqueados pelos Governos através de aconselhamento sobre as melhores práticas e atingir níveis razoáveis de taxas", lê-se no comunicado.

O acordo, assinado em Sydney à margem do Encontro Anual da IATA pelo director-geral daquele organismo, Alexandre de Juniac, e o secretário-geral da AFRAA, Abderahmane Berthé, prevê também o encorajamento da troca de dados entre os acionistas das companhias aéreas para melhorar a experiência dos passageiros.

"África está cheia de potencial; desbloquear os benefícios sociais e económicos da aviação é um elemento crítico para o desenvolvimento do continente", disse Alexandre de Juniac, acrescentando que "atingir o potencial, no entanto, não vai acontecer por acaso, é preciso uma melhoria contínua na segurança, uma moldura regulamentar eficaz e infraestruturas adequadas".

Os transportes aéreos movimentam um mercado de 72,5 mil milhões de dólares e empregam 6,8 milhões de pessoas no continente africano, segundo a IATA.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Air Austral é a próxima companhia a alugar o A380 da portuguesa Hi Fly

06-08-2018 (11h25)

A companhia de aviação francesa Air Austral vai alugar o avião A380 da portuguesa Hi Fly para operar voos de e para a sua sede em Saint-Denis, na Ilha da Reunião.

Governo de Cabo Verde diz ter quase 20 interessados em comprar os TACV

31-07-2018 (14h09)

Quase 20 empresas e empresários nacionais e investidores estrangeiros já manifestaram interesse na compra da transportadora aérea cabo-verdiana TACV, informou hoje o Governo, indicando que o comprador fará a gestão da empresa por, pelo menos, cinco anos.

Abreu, Solférias e Soltrópico anunciam dois charters TAP para Réveillon em Cabo Verde

27-07-2018 (16h03)

A Abreu, a Solférias e a Soltrópico lançaram para o mercado dois voos charter contratados à TAP para o Fim de Ano nas Ilhas do Sal e da Boavista, em Cabo Verde, programados para partir de Lisboa no dia 26 de Dezembro.

Companhia aérea moçambicana LAM indica nova direcção-geral

24-07-2018 (09h26)

A Assembleia-Geral da transportadora Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) nomeou João Carlos Pó Jorge director-geral da companhia, "para assegurar o normal funcionamento da empresa".

TAP vai alterar routing dos voos para Lomé e Accra

17-07-2018 (17h56)

A TAP, que actualmente tem quatro voos por semana de Lisboa para Lomé e seguidamente Accra, a partir do início do Inverno IATA fará duas dessas ligações indo primeiro a Accra e só depois a Lomé.