South African Airways recebe injeção de 218 milhões de euros de banco público

29-01-2020 (15h37)

Foto: Nils Nedel / Unsplash
Foto: Nils Nedel / Unsplash

A companhia aérea estatal sul-africana South African Airways (SAA) anunciou hoje que terá acesso a 3,5 mil milhões de rands (218 milhões de euros), alocados pelo Banco de Desenvolvimento da África Austral para evitar o colapso da transportadora.

"[As] negociações com instituições financeiras foram frutíferas, com o Banco de Desenvolvimento da África Austral a oferecer-se para o fornecimento da próxima tranche (...) para um valor total de 3,5 mil milhões de rands", refere um comunicado partilhado hoje pela SAA no seu portal.

No documento, a companhia aérea acrescenta que irá utilizar "imediatamente" dois mil milhões de rands (124,5 milhões de euros).

Durante este mês, a SAA cancelou vários voos, num esforço para poupar dinheiro após o fim do prazo para uma prometida injeção de capital do Governo de cerca de 138 milhões de dólares norte-americanos (124 milhões de euros).

A maioria dos cancelamentos foram trajectos nacionais, com rotas entre Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban, as principais cidades do país, mas também a rota internacional entre Joanesburgo e Munique.

Um eventual colapso da SAA, que apresenta prejuízos desde 2011, coloca em risco 10 mil postos de trabalho.

O ministro das Finanças, Tito Mboweni, tinha afirmado, durante um encontro com empresários durante este mês, que o Executivo estava a procurar fontes de capital adicionais para a companhia aérea, num país em que as gigantescas dívidas das empresas públicas - após anos de corrupção e má gestão - se converteram num dos maiores riscos para a economia nacional.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

LAM retoma ligações Maputo – Lisboa a 2 de Junho

26-02-2020 (14h24)

A companhia de aviação estatal moçambicana Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciou que vai retomar as ligações Lisboa – Maputo no dia 2 de Junho, em vez de a 31 de Março, como previsto inicialmente.

Soltrópico promove webinar sobre Djerba

19-02-2020 (14h38)

O operador turístico Soltrópico está a anunciar uma sessão de formação em formato webinar sobre a ilha de Djerba, na Tunísia, no dia 27 de Fevereiro.

Egyptair vai fazer 16 charters de Lisboa para Sharm el Sheikh este Verão

18-02-2020 (12h32)

A companhia de aviação egípcia Egyptair vai fazer um voo charter semanal de Lisboa para Sharm el Sheikh, entre o deserto da península do Sinai e o Mar Vermelho, no Egipto, entre 8 de Junho e 28 Setembro (último regresso).

Ilha do Sal investe mais de 3M€ para criar Polícia Municipal com 70 efectivos

17-02-2020 (18h42)

A ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, vai contar este ano com um corpo de Polícia Municipal, com até 70 efectivos, num investimento da câmara local superior a três milhões de euros até 2023.

Governo cabo-verdiano aprova concessão para aldeamento turístico no Tarrafal

11-02-2020 (17h36)

O Governo cabo-verdiano aprovou a concessão a privados, por 50 anos, de um terreno de 8.559 metros quadrados junto ao mar, no concelho do Tarrafal, ilha do Sal, para instalação de um aldeamento turístico.

Noticias mais lidas