Novas tarifas aéreas entre ilhas de Cabo Verde entram em vigor no dia 28

08-10-2018 (13h23)

Foto: Binter
Foto: Binter

As novas tarifas no transporte aéreo entre as ilhas de Cabo Verde vão mesmo entrar em vigor a 28 de Outubro, apesar do pedido de adiamento da companhia aérea Binter, que chegou a ameaçar suspender as ligações após essa data.

A 26 de Setembro, a AAC informou que ia analisar a proposta da Binter, a única operadora que faz ligações aéreas inter-ilhas, de prorrogar para Janeiro de 2019 a entrada em vigor das novas tarifas máximas.

Em resposta, a AAC anunciou sexta-feira, em comunicado, que enviou uma nota à companhia aérea a comunicar a sua decisão em manter inalterada a data de entrada em vigor da deliberação, “prevista para 28 de Outubro de 2018”.

“A reguladora não encontra razões objectivas que justifiquem uma prorrogação da entrada em vigor e ainda entende que prevalecem os critérios ditados pelas condições do mercado doméstico de transporte aéreo que motivaram a calibração dos preços”, lê-se no comunicado.

Segundo a AAC, a sua decisão teve em consideração “a sustentabilidade da operadora e a protecção dos interesses dos consumidores”.

O regulador garante que a sua actuação se pauta pela “contínua monitorização do mercado, identificando, sempre, as alterações substanciais das condições económicas ou das estratégias comerciais das operadoras que podem ditar reajustamentos futuros nas tarifas, nos termos regulamentares”.

A deliberação que determina as tarifas máximas aplicadas no sector de transporte aéreo doméstico em Cabo Verde foi aprovada pela AAC em Julho, publicada na semana passada no Boletim Oficial e entra em vigor a 28 de Outubro.

Com o reajuste, registou-se uma redução nas tarifas máximas de 2,33%, havendo rotas que tiveram diminuição dos preços máximos, enquanto outras aumentaram e outras mantiveram-se inalteráveis.

Em reacção a esta deliberação, a Binter anunciou que a continuidade dos compromissos assumidos com o Governo estava em perigo e, segundo o semanário Expresso das Ilhas, terá suspendido a venda de ligações para além de 28 de Outubro.

Contudo, a empresa emitiu depois um comunicado a anunciar que “abre imediatamente a venda de bilhetes para além de 28 de Outubro de 2018”.

A decisão foi tomada tendo em conta “o resultado das reuniões frutíferas de terça-feira à tarde”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Cabo Verde

Clique para ver mais: Binter

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Turismo português no Egipto cresceu cerca de 40% em 2018

13-02-2019 (14h40)

As chegadas de turistas portugueses ao Egipto aumentaram cerca de 40% no ano passado, segundo dados avançados pelo director-geral da autoridade de turismo do Egipto, Mohamed A. Salama, em conversa com jornalistas portugueses no Cairo.

Cabo Verde recebe 1ª conferência ministerial de turismo e transporte aéreo em África em Março

13-02-2019 (11h15)

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou que Cabo Verde vai acolher a primeira Conferência Ministerial de Turismo e Transporte Aéreo em África, entre 27 e 29 de Março.

Royal Air Maroc já vende voos entre Casablanca e Boston

07-02-2019 (13h27)

A companhia de aviação marroquina Royal Air Maroc já abriu as reservas para a sua nova rota transatlântica Casablanca - Boston, cujo primeiro voo está previsto para 22 de Junho, em Boeing Dreamliner B787-8.

Ethiopian Mozambique expande rede de destinos domésticos com Lichinga e Nacala

07-02-2019 (12h51)

A Ethiopian Mozambique Airlines, subsidiária moçambicana da Ethiopian Airlines, uma das maiores companhias africanas, alargou a sua rede de voos domésticos em Moçambique com a introdução de ligações com Lichinga e Nacala.

Royal Air Maroc suspende voos para Nairobi no final de Março

30-01-2019 (10h37)

A companhia de aviação marroquina Royal Air Maroc vai suspender as ligações entre Casablanca, em Marrocos, e Nairobi, no Quénia, a partir do final de Março.