Comissão Europeia já tem mandato para negociar simplificação de vistos com Cabo Verde

24-10-2019 (12h36)

A Comissão Europeia já tem ‘luz verde’ do Conselho da União Europeia (Estados-membros) para negociar com Cabo Verde uma simplificação da atribuição de vistos de curta duração para os cidadãos cabo-verdianos, aligeirando os procedimentos atualmente em vigor.

“O dia de hoje representa um passo chave na nossa parceria com Cabo Verde. Vamos reforçar os laços e trocas entre os nossos povos, as nossas sociedades e as nossas economias”, declarou o comissário europeu das Migrações, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopulos.

Em comunicado, o executivo comunitário referiu que Cabo Verde tornou-se, em 2014, o primeiro país africano a concluir um acordo de facilitação de vistos com a União Europeia, em paralelo com um acordo de readmissão.

As emendas propostas pela Comissão ao atual acordo de facilitação de vistos, e que receberam hoje o aval dos 28, incluem uma diminuição dos custos de emissão dos vistos, a extensão da possibilidade de obtenção de um visto de entradas múltiplas com um período longo de validade, e a simplificação da lista de documentos que são exigidos em conjunto com a aplicação para os vistos.

A Comissão Europeia sublinha que esta iniciativa é parte de um acordo de mobilidade mais vasto celebrado entre UE e Cabo Verde em 2008, “e reflete a cooperação reforçada entre as partes em áreas como a gestão de fronteiras e o compromisso em combater a migração ilegal e o tráfico de seres humanos”.

A Comissão especifica ainda que “as negociações com Cabo Verde podem agora ter início e, uma vez que o acordo tenha sido alcançado, tanto a UE como Cabo Verde necessitarão de o ratificar através dos respetivos procedimentos internos antes que o mesmo possa entrar em vigor”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Cabo Verde

Clique para mais notícias: União Europeia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Air Europa programa voos para Marrocos de Málaga e Palma de Maiorca

19-11-2019 (16h11)

A companhia de aviação espanhola Air Europa, alvo de um proposta de compra do IAG da British Airways e Iberia, tem programado voar este Verão de Málaga e Palma de Maiorca para Casablanca, Marraquexe e Nador, em Marrocos.

TAP já voa para Banjul, capital da Gâmbia

28-10-2019 (14h40)

A TAP já inaugurou a sua nova rota para Banjul, capital da Gâmbia, onde “a praia, a natureza e a aventura são imagens de marca”, diz a companhia aérea.

TAAG anuncia que faz hoje o último voo Luanda – Rio de Janeiro - Luanda

24-10-2019 (16h27)

A companhia de aviação angolana TAAG anunciou em comunicado que faz hoje o seu último voo Luanda – Rio de Janeiro - Luanda, explicando a suspensão com uma “reestruturação da rede de rotas da TAAG atualmente em curso”.

LAM transporta mais 6,6% de passageiros até Setembro

24-10-2019 (12h19)

A companhia de aviação estatal moçambicana LAM, Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) informou hoje em comunicado que até Setembro teve um aumento de passageiros em 6,6% ou 17,5 mil, atingindo um total de 415,7 mil.

Cabo Verde Airlines reforça Paris e adia Luanda por “razões comerciais”

24-10-2019 (12h02)

A companhia de aviação Cabo Verde Airlines (CAV), ‘sucessora' da TACV, anunciou que vai ter um quarto voo semanal entre o Sal e Paris e que, "por razões comerciais", adiou, para o Verão de 2020, o início dos voos para Luanda.

Noticias mais lidas