Cabo Verde confirma mais dois doentes com covid-19 na ilha da Boavista

22-03-2020 (11h30)

Foto: Solférias
Foto: Solférias

O ministro da Saúde cabo-verdiano confirmou mais dois casos da covid-19 na ilha da Boavista, onde também se encontra o turista inglês que foi o primeiro caso confirmado de infecção em Cabo Verde, colocando um segundo hotel em quarentena.

Em conferência de imprensa na cidade da Praia, o ministro Arlindo do Rosário disse que uma das amostras que confirmou a presença do novo coronavírus é “um contactante” do primeiro caso, o turista inglês de 62 anos.

O segundo caso positivo confirmado uma turista dos Países Baixos, num outro hotel da Boa Vista, que também já foi colocado em quarentena, segundo o governante.

“Significa que neste momento termos três casos confirmados na Boavista”, resumiu o ministro, garantindo que todos apresentam “bom” estado clínico.

Os casos da covid-19 em Cabo Verde continuam a confinados à ilha da Boavista, que se encontra em quarentena, sem ligações aéreas ou marítimas ao restante arquipélago.

“Já temos na Boavista uma equipa sanitária constituída por um epidemiologista, internista, infecciologista - também psicólogos e enfermeiros -, e que já estão no terreno, não só para fazer o levantamento da situação, para fazer o levantamento de possíveis contactantes e reforçar o tratamento dos casos que vierem a ser confirmados”, explicou o ministro da Saúde.

A equipa mobilizada para a Boavista - que incluiu 40 militares - levou ainda três ventiladores, que se juntam aos dois já existentes no centro de saúde local, onde os doentes confirmados com Covid-19 estão em isolamento.

Tal como no primeiro caso confirmado – que levou à aplicação da quarentena ao hotel que alojava o turista inglês, com cerca de 850 pessoas confinadas no interior -, a mesma decisão de isolamento já foi aplicada ao hotel onde foi confirmada a turista dos Países Baixos com covid-19.

Nesta altura está em curso o levantamento do total de turistas e trabalhadores no interior deste segundo hotel em quarentena.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Cabo Verde

Clique para mais notícias: Coronavírus

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Número de mortos com covid-19 em África subiu para 117

28-03-2020 (15h41)

O número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu para 117 em 46 países, havendo a registar 3.924 pessoas infectadas e 276 recuperadas, segundo as mais recentes estatísticas sobre a pandemia.

Cabo Verde com primeiro caso de transmissão local e cinco no total

27-03-2020 (11h59)

Cabo Verde confirmou o quinto caso de infecção pelo novo coronavírus no arquipélago, o primeiro de transmissão local, conforme anúncio feito pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que indicou que se trata da esposa do indivíduo que foi o primeiro caso positivo registado na cidade de Praia.

Número de infectados pelo novo coronavírus sobe para sete em Moçambique

26-03-2020 (15h04)

O número de doentes infectados com a covid-19 em Moçambique subiu de cinco para sete, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

TAP programa mais dois voos de resgate para Angola e Cabo Verde

26-03-2020 (10h01)

A TAP anunciou que está a programar fazer mais dois voos de repatriamento de portugueses para Angola e Cabo Verde esta sexta-feira, dia 27 de Março.

Guiné-Bissau confirma primeiros dois casos

25-03-2020 (10h36)

A Guiné-Bissau confirmou os primeiros dois casos de doentes com covid-19, anunciou hoje o autoproclamado Presidente do país, Umaro Sissoco Embaló, através do Facebook.

Noticias mais lidas