Salão Nobre do Palácio da Pena já está restaurado

24-01-2014 (14h00)

O Salão Nobre do Palácio da Pena foi completamente restaurado, desde o revestimento em madeira e estuque aos lustres, virais e mobiliário, de acordo como uma informação da Parques Sintra, em que sublinha alguns detalhes curiosos do projecto, como o facto de ter sido necessário um mês em análises de laboratório para encontrar a cor original das paredes do salão.



O projecto, explica a Parques Sintra, “contemplou a reabilitação geral das infraestruturas, a revisão do pavimento e o restauro dos revestimentos em madeira e estuque, dos lustres, dos vitrais e do mobiliário especialmente encomendado por D. Fernando, incluindo peças em reserva e porcelanas”.
O restauro, resultado de um investimento de 262.500 euros e de três anos de trabalho, procurou apresentar o Salão no seu estado original e contou com análises de materiais do Laboratório José de Figueiredo (DGPC).
Além do tempo necessário para ‘devolver’ a cor original às paredes do salão, a Parques Sintra destaca outros pormenores do projecto como a colocação de tiras de LED no exterior das janelas para que os vitrais possam ser observados à noite, os quatro dias necessários para a colocação do lustre após restauro e ainda a adopção de um sistema de detecção de incêndios com aspiração contínua do ar, com uma análise constante dos parâmetros de CO2, sem recurso a caixas no tecto.
De acordo com a mesma informação, o Palácio da Pena recebeu em 2012 cerca de 720 mil visitantes.

Lisboa 
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Miguel Coelho é novo business development manager da Iberostar em Portugal

01-03-2019 (12h22)

O grupo Iberostar contratou Miguel Coelho, ex-MSC Cruzeiros, para o cargo de business development manager em Portugal.

João Jesus é o novo director geral do Tivoli Carvoeiro

24-01-2019 (17h02)

A Minor Hotels nomeou João Jesus, que conta com 17 anos de experiência em hotéis Tivoli, como o novo director geral do Tivoli Carvoeiro.

Portugal tem potencial para crescer mais em Cuba, diz ministro cubano do turismo

24-01-2019 (16h32)

Manuel Marrero Cruz, ministro cubano do Turismo, disse hoje que, apesar de satisfeito com a evolução da procura de turistas portugueses, designadamente através de voos charter de Lisboa, considera que "há um potencial maior e que pode haver muitos mais viajantes".

Paulo Cunha, ex-director de Vendas da TAP em Portugal, deixa companhia

23-01-2019 (18h27)

Paulo Cunha, que esteve a dirigir as Vendas TAP no mercado português até 1 de Novembro, data em que foi substituído por Dionísio Barum, vai deixar a companhia a partir de 31 de Janeiro.

Air France KLM nomeia Angus Clarke para liderar estratégia do grupo

22-01-2019 (18h19)

O grupo Air France KLM nomeou Angus Clarke como vice-presidente executivo para a estratégia do grupo, com efeito a partir de 1 de Fevereiro.