Salão Nobre do Palácio da Pena já está restaurado

24-01-2014 (14h00)

O Salão Nobre do Palácio da Pena foi completamente restaurado, desde o revestimento em madeira e estuque aos lustres, virais e mobiliário, de acordo como uma informação da Parques Sintra, em que sublinha alguns detalhes curiosos do projecto, como o facto de ter sido necessário um mês em análises de laboratório para encontrar a cor original das paredes do salão.



O projecto, explica a Parques Sintra, “contemplou a reabilitação geral das infraestruturas, a revisão do pavimento e o restauro dos revestimentos em madeira e estuque, dos lustres, dos vitrais e do mobiliário especialmente encomendado por D. Fernando, incluindo peças em reserva e porcelanas”.
O restauro, resultado de um investimento de 262.500 euros e de três anos de trabalho, procurou apresentar o Salão no seu estado original e contou com análises de materiais do Laboratório José de Figueiredo (DGPC).
Além do tempo necessário para ‘devolver’ a cor original às paredes do salão, a Parques Sintra destaca outros pormenores do projecto como a colocação de tiras de LED no exterior das janelas para que os vitrais possam ser observados à noite, os quatro dias necessários para a colocação do lustre após restauro e ainda a adopção de um sistema de detecção de incêndios com aspiração contínua do ar, com uma análise constante dos parâmetros de CO2, sem recurso a caixas no tecto.
De acordo com a mesma informação, o Palácio da Pena recebeu em 2012 cerca de 720 mil visitantes.

Lisboa 
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Magda Nassar assume presidência da ABAV nacional

17-06-2019 (11h23)

A ex-presidente da Braztoa Magda Nassar é a nova presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) nacional, em substituição de Geraldo Rocha que decidiu afastar-se do cargo por motivos de saúde.

Pedro Fino é novo responsável pela área financeira do Pestana Hotel Group

29-04-2019 (16h47)

O Pestana Hotel Group nomeou Pedro Fino para o cargo de Chief Financial Officer (CFO), responsável pela área financeira de mais de 120 unidades de negócio da empresa em 15 países, entre hotéis e empreendimentos turísticos, campos de golfe e imobiliária turística, casinos e health clubs.

Problema nos servidores impediu actualização regular do PressTUR nos dias 22 e 23 de Abril

24-04-2019 (18h29)

Um problema nos servidores onde está alojado o PressTUR impediu a sua actualização regular no início desta semana, nos dias 22 e 23 de Abril.

Problema nos servidores persiste e impede actualização do PressTUR

23-04-2019 (16h54)

O problema nos servidores onde está alojado o PressTUR e que está a impedir a sua actualização regular desde ontem, segunda-feira, dia 22 de Abril, persiste hoje.

Problema nos servidores impede actualização do PressTUR

22-04-2019 (18h51)

Um problema nos servidores impediu a actualização regular do PressTUR esta segunda-feira, dia 22 de Abril, e apresenta ainda algumas dificuldades.

Ultimas Noticias

Noticias mais lidas