Salão Nobre do Palácio da Pena já está restaurado

24-01-2014 (14h00)

O Salão Nobre do Palácio da Pena foi completamente restaurado, desde o revestimento em madeira e estuque aos lustres, virais e mobiliário, de acordo como uma informação da Parques Sintra, em que sublinha alguns detalhes curiosos do projecto, como o facto de ter sido necessário um mês em análises de laboratório para encontrar a cor original das paredes do salão.



O projecto, explica a Parques Sintra, “contemplou a reabilitação geral das infraestruturas, a revisão do pavimento e o restauro dos revestimentos em madeira e estuque, dos lustres, dos vitrais e do mobiliário especialmente encomendado por D. Fernando, incluindo peças em reserva e porcelanas”.
O restauro, resultado de um investimento de 262.500 euros e de três anos de trabalho, procurou apresentar o Salão no seu estado original e contou com análises de materiais do Laboratório José de Figueiredo (DGPC).
Além do tempo necessário para ‘devolver’ a cor original às paredes do salão, a Parques Sintra destaca outros pormenores do projecto como a colocação de tiras de LED no exterior das janelas para que os vitrais possam ser observados à noite, os quatro dias necessários para a colocação do lustre após restauro e ainda a adopção de um sistema de detecção de incêndios com aspiração contínua do ar, com uma análise constante dos parâmetros de CO2, sem recurso a caixas no tecto.
De acordo com a mesma informação, o Palácio da Pena recebeu em 2012 cerca de 720 mil visitantes.

Lisboa 
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Best Western nomeia novo director para liderar expansão em Portugal e Espanha

16-01-2019 (12h15)

A Best Western Hotels & Resorts nomeou Javier de Villanueva para o cargo de director de desenvolvimento e operações para Portugal e Espanha, que terá como função liderar o crescimento da rede na Península Ibérica.

Raul Gonçalves nomeado director de e-commerce da Viagens Abreu

14-01-2019 (14h46)

Raul Gonçalves, um dos pioneiros da venda de viagens online em Portugal, foi designado director de e-commerce da Viagens Abreu, a maior agência de viagens portuguesa, com 391,67 milhões de euros de vendas e um lucro líquido de 1,189 milhões em 2017.

Solférias contrata Ricardo Freixinho

02-01-2019 (09h39)

O operador turístico Solférias contratou para a sua equipa de Gestores de Produto e Contratação Ricardo Freixinho, ex-director de contratação da Soltrópico.

Boas festas e votos de um feliz Ano Novo

18-12-2018 (14h52)

A equipa do PressTUR deseja a todos os seus leitores, anunciantes e parceiros Boas Festas e um 2019 cheio de boas notícias.

Air France tem pela primeira vez uma mulher em CEO

13-12-2018 (15h04)

O grupo Air France KLM anunciou a escolha para CEO da companhias francesa de Anne Rigail, que era vice-presidente executiva Clientes, passando assim a ter pela primeira vez uma mulher na liderança da gestão executiva.