Portugal tem potencial para crescer mais em Cuba, diz ministro cubano do turismo

24-01-2019 (16h32)

Manuel Marrero Cruz, ministro cubano do Turismo, disse hoje que, apesar de satisfeito com a evolução da procura de turistas portugueses, designadamente através de voos charter de Lisboa, considera que "há um potencial maior e que pode haver muitos mais viajantes".

"Quando falamos do mercado português tenho que dizer que não temos a satisfação de ter operações que sejam lineares, constantes e que dêem resposta à procura que poderia existir", começou por dizer o ministro, que falava aos jornalistas durante a Fitur, em Madrid, após uma homenagem da companhia de aviação portuguesa euroAtlantic Airways a propósito da celebração do seu 25º aniversário (clique para ler: euroAtlantic homenageia ministro cubano do Turismo quinta-feira na Fitur).

"Digo isto porque há muitos portugueses que, às vezes, para irem a Cuba têm que vir a Espanha apanhar o avião", continuou Manuel Marrero Cruz.

As operações charter que existem entre Portugal e Cuba realizam-se apenas nos meses de Verão, pelo que, segundo o ministro, "não são suficientes para fazer uma grande campanha de promoção que nos permita alcançar um maior volume de visitantes portugueses".

"Estamos empenhados nisso", continuou, acrescentando que está "a trabalhar com diferentes operadores portugueses para ver como, em conjunto, poderemos aumentar essas operações".

Manuel Marrero Cruz salientou que tem "muito boas relações com a euroAtlantic e com o grupo Pestana" e que está nos seus planos retomar os esforços para que o maior grupo hoteleiro português tenha hotéis em Havana e em Varadero, dois destinos muito procurados pelos turistas portugueses.

Sobre projectos concretos para o grupo Pestana, o ministro indicou apenas hotéis já construídos dos grupos Cubanacan e Gran Caribe, que poderiam vir a ser geridos pelo grupo português.

A presença do grupo Pestana em Cuba "dá confiança aos turistas portugueses", frisou.

Além do grupo Pestana, o ministro afirmou que tem vindo a promover a divulgação de "oportunidades de negócio com diferentes empresários em Portugal", embora sem chegarem a concretizar-se.

Manuel Marrero Cruz revelou ainda que conversou ontem em Madrid com a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, para planear uma viagem de empresários portugueses a Cuba "para consolidar alguns negócios".

Lisboa chegou a ter charters semanais para Varadero durante todo o ano, que até chegou a ser a operação turística com mais tempo de actividade, mas acabaram por suspendê-la em 2011, nomeadamente pela impossibilidade de fazerem frente aos preços praticados por destinos concorrentes das Caraíbas (clique para ler: Charters para Varadero são suspensos este mês. Dia 10 é a última partida).

O entretanto falido grupo Orizonia ainda anunciou um recomeço em 2013, mas a operação nunca saiu do chão (clique para ler: Charter Lisboa-Cuba dos operadores da Orizonia tem começo adiado para início de Maio).

A retoma dos voos directos de Lisboa para Cuba foi por iniciativa do operador turístico Sonhando, detido pela euroAtlantic, em 2014, e até hoje mantém-se o único voo directos da Península Ibérica para Cayo Coco, aposta do seu director-geral José Manuel Antunes, que também participou na homenagem ao ministro Manuel Marrero Cruz.

 

Clique para mais notícias: Cuba

Clique para mais notícias: euroAtlantic

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Zmar contrata novos directores Comercial e de Marketing

11-10-2019 (10h39)

O Zmar, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, reforçou a sua estrutura com a contratação de Guilherme Pinto como director Comercial e Laura Santinhos como directora de Marketing.

DoubleTree by Hilton Lisbon reforça departamento Comercial com duas contratações

07-10-2019 (14h11)

O DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park reforçou o seu departamento Comercial ao contratar Vivian Kaiser para o cargo de commercial manager e Vânia Marques para desempenhar as funções de sales manager.

Eddie Wilson é novo CEO da Ryanair, Michael O’Leary fica à frente do Grupo

30-08-2019 (16h55)

Eddie Wilson, até agora director de recursos humanos da Ryanair, assume a presidência executiva da companhia aérea irlandesa a 1 de Setembro, substituindo Michael O'Leary, que se mantém à frente da Ryanair Holdings.

Ricardo Davim integra departamento de Operações na Viagens Tempo

26-08-2019 (14h56)

O operador turístico Viagens Tempo anunciou que Ricardo Davim vai passar a integrar o seu departamento de Operações a partir de 3 de Setembro, reportando directamente à administração da empresa.

Ex-CRO da TAP é o novo presidente da NetJets Europe

02-08-2019 (08h45)

Elton D'Souza, que até ao fim de Julho esteve à frente da área de revenue management da TAP como Chief Revenue Officer (CRO), é o novo presidente da NetJets Europa, que se apresenta como a maior companhia mundial de aviação executiva.

Noticias mais lidas