Presidente do Burkina Fasso chega à Madeira em avião que já foi da frota da TAP

21-08-2013 (17h29)

O presidente da República do Burkina Fasso está de férias na ilha da Madeira. Blaise Campaoré, de 62 anos de idade, assumiu a presidência do país, em 1987, na sequência de um golpe militar liderado por oficiais desafectos ao então presidente Thomas Sankara, que foi morto pelas forças rebeldes.

Campaoré é acompanhado por uma comitiva de cerca de dez pessoas, todos familiares e elementos da segurança de Estado, e viajou no avião da Presidência da República, um Boeing 727/200, que tem a particularidade de ter pertencido à TAP, entre os anos 1981 e 1990, onde teve a matrícula CS-TBY (baptizado “Amadora”). Este avião nunca deve ter aterrado antes na Madeira, pois desde o fatídico acidente de Novembro de 1977 com um avião do mesmo modelo, a TAP retirou da rota Lisboa-Funchal a versão 200 dos Boeing 727.
A aeronave tem despertado grande interesse no Aeroporto da Madeira, onde estará estacionada até à próxima sexta-feira, pois além de estar pintada com o escudo da República do Burkina Fasso, é um dos poucos Boeing 727-200 que tem winglets, aparentando um excelente estado de conservação e manutenção. Além do mais é raro ver aviões deste modelo em aeroportos portugueses.
Blaise Campaoré está hospedado num dos principais hotéis da cidade do Funchal. Segundo um comunicado divulgado na semana passada pela Presidência da República em Ouagadougou, capital do país, o Presidente está a realizar uma viagem privada a Marrocos (16 a 20 de Agosto) e a Portugal (20 a 26 de Agosto), para descanso e contactos com entidades políticas e económicas locais.
Na Madeira não se conhecem reuniões marcadas e o Governo Regional da Madeira apressou-se a esclarecer que desconhece, pelas vias oficiais, a presença do dignitário africano e da sua comitiva na Região Autónoma. Mas é livre de escolher a Madeira para férias, como acontece com outros governantes internacionais que chegam à ilha para descanso, acrescentam, referindo que na semana passada, o ministro da Defesa de França esteve no Funchal de férias, tendo viajado em avião regular da TAP acompanhado pela mulher e dois seguranças.
O avião de Blaise Campaoré tem partida marcada para a próxima sexta-feira, com destino a um aeroporto do Continente português. Lisboa e Faro são as duas opções apontadas pela tripulação, mas a decisão só deverá ser tomada na manhã do dia da partida. O regresso a Ouagadougou está previsto para a segunda-feira, dia 26.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

SLH contrata ex-CEO da Relais & Châteaux

25-07-2018 (17h34)

A Small Luxury Hotels of the World (SLH) contratou para o cargo de chief executive officer (CEO) Jean-François Ferret, CEO da Relais & Châteaux desde 2012.

Primeiro responsável pela pontualidade na TAP sai para a TIM

20-07-2018 (19h24)

O primeiro responsável pela operação (Chief Operating Officer) da TAP, e como tal, também primeiro responsável pela pontualidade, Sami Foguel, sai para a operadora de telecomunicações brasileira TIM.

Nuno Almeida assume “apoio operacional” na Bestravel

19-07-2018 (16h29)

A rede de agências de viagens Bestravel anunciou que, depois do Verão, Nuno Almeida vai assumir "a área de apoio operacional" à rede franquiada, acumulando funções com a área de sistemas de informação que já coordenava.

Japan Airlines tem novo gerente de Vendas para Espanha e Portugal

28-06-2018 (16h32)

Takahisa Tanaka é o novo gerente de Vendas para Espanha e Portugal da Japan Airlines (JAL), cujo website indica que a sua rede compreende 571 rotas internacionais e 142 domésticas para 349 aeroportos em 54 países ou regiões.