Autoridade espanhola da concorrência multa 17 rent-a-car

06-08-2013 (09h40)

Por considerar que de provou haver um cartel de preços

A Comissão espanhola para a Concorrência (CNC) multou 17 empresas de aluguer de automóveis e duas associações em mais de 35 milhões de euros por considerar que se provou haver um cartel de preços.

A CNC concluiu que as empresas e associções estabeleceram acordos para a fixação de preços e condições comerciais, escreve a imprensa espanhola.
Os acordos tiveram especial incidência nas comunidades autónomas da Catalinha, Comunidade Valenciana, Andaluzia e Baleares, escreve a Europa Press, citada pelo online espanhol “El Economista”.
O expediente começou em Janeiro do ano passado, por possíveis práticas restritivas, depois de inspecções feitas em Outubro de 2011 e Janeiro de 2012 pela direcção de investigação da CNC, escreve o “El País”.
As empresas multadas são Alquiler de Coches Victoria, Aurigacrown Car Hire, AutomotiveCars Málaga e IDAPI, Avis, Bardon y Rufo 67, Cargest, Centauro, Dickmanns Rent a Car, Drivalia Car Rental, Goldcar, Guerin Rent a Car e Ibericar, Helle Auto, New Cars Costa del Sol, Niza Cars, Prima Rent a Car, Record-Go e Go de Alquiler e Sol Mar Alquiler de Vehículos que ficou isenta de pagar por ter feito a denúncia em Agosto de 2011, escreve ainda o “El Economista”.
As associações que também foram multadas pela autoridade espanhola da concorrência foram a Asociación Empresarial de Coches de Alquiler de Andalucía (AECA) e a Asociación de Empresarios de Servicios de Vehículos de Alquiler de Andalucía (Aesva).
Segundo a CNC os acordos adoptados “tinham por objectivo fixar preços (fossem mínimos ou directamente um aumento destes, assim como a sua manutenção em períodos delimitados) e a mesma política comercial relativamente ao início e final de cada temporada (alta, média, baixa), com também dos extras e os seus preços (encargos por cadeiras de bebés, condutor adicional, etc)”, cita o “El Pais”.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Travelport desenvolve nova tecnologia de cloud para conteúdos rent-a-car

05-09-2018 (13h34)

A Travelport, que processa anualmente na sua plataforma cem milhões de dias de aluguer de veículos, desenvolveu em pareceira com a AutoEurope uma nova tecnologia de cloud para produtos rent-a-car, o que, segundo indica, disponibiliza a informação “de forma mais rápida e eficaz”.

Negócios na plataforma de comércio da Travelport aumentam 12% no primeiro semestre

02-08-2018 (16h28)

A plataforma de comércio de produtos turísticos da Travelport processou no primeiro semestre negócios no montante global de 46,7 mil milhões de dólares (cerca de 40 mil milhões de euros), com um aumento em 12% relativamente ao período homólogo de 2017, informou hoje a empresa.

easyJet e Europcar prolongam parceria

01-06-2017 (12h04)

A easyJet e a Europcar prolongaram por mais dois anos a sua parceria criada em 2003, um acordo que possibilita o aluguer de automóveis da rent-a-car através do website da low cost.

Ricardo Nery é novo leisure sales manager da Hertz

03-01-2017 (22h39)

Ricardo Nery iniciou esta terça-feira, dia 3 de Janeiro, funções de leisure sales manager da Hertz, depois de a 1 de Janeiro ter deixado a MSC Cruzeiros.

Avis Budget nomeia Valerie Chenivesse directora-geral para Portugal e Espanha

17-09-2015 (18h17)

A Avis Budget nomeou Valerie Chenivesse para o cargo de directora-geral de Portugal e Espanha, no âmbito de um processo de remodelação da estrutura e organização internas da empresa.