Monitor da AHP confirma subida de rentabilidade da hotelaria suportada por aumentos de preços

16-01-2019 (17h13)

O preço médio dos hotéis portugueses subiu 7% em Novembro, de acordo o Hotel Monitor da AHP Hotelaria de Portugal, que indica que esse aumento suportou uma subida da RevPAR em 5%, já que a taxa de ocupação baixou 1,2 pontos, para 59%.

“Assistimos em Novembro a um fôlego do crescimento do ARR e do RevPar em termos nacionais, por comparação com o abrandamento do ritmo registado em Outubro”, comentou a presidente executiva da Associação, Cristina Siza Vieira, que relativamente a Outubro, em que segundo o Monitor a RevPAR subiu 1%, com aumento do preço médio das diárias em 2% e subida da taxa de ocupação em 1,1 pontos, para 78%, comentara que foi um mês “bastante assimétrico nos resultados”.

O Monitor relativamente a Novembro realça que as taxas de ocupação atingidas em Lisboa, na Madeira e no Grande Porto, respectivamente com 77%, 75% e 69%, mas enquanto para Lisboa e para o Grande Porto indica subidas respectivamente em 0,7 pontos e em 2,9 pontos, para a Madeira indica uma quebra de 6,4 pontos.

Relativamente ao preço médio, a informação da AHO realça os aumentos em 20% no Algarve, em 13% no Minho e em 12% na Costa Azul, acrescentando que “todas as categorias registaram resultados positivos, com as 3 estrelas a crescerem 11%”.

Em RevPAR, os destaques da informação da AHP são os destinos com os valores mais elevados, Lisboa, com 83 euros, Grande Porto, com 51 euros, e Madeira, com 48 euros.

Para o Algarve, maior região turística do país, mas com acentuada sazonalidade, pelo que Novembro é dos meses mais fracos, o Monitor da AHP indica que a taxa de ocupação baixou 1,2 pontos, para 41%, com quebra de 14 pontos no Algarve Sotavento, o preço médio das tarifas diárias foi de 60 euros, com um aumento em 20% que apesar da descida da ocupação suportou um aumento da RevPAR em 17%.

Para Lisboa, maior destino turístico urbano, o Monitor indica que em Novembro a taxa de ocupação subiu 0,7 pontos, para 77%, que foi o nível mais elevado do mês, e um aumento do preço médio das diárias em 5%.

Para o Grande Porto, a informação da AHP diz que os indicadores “apresentaram, face ao período homólogo, uma variação positiva de 10% no RevPar, enquanto o ARR [preço médio] se fixou nos 74 euros” e que “a taxa de ocupação quarto foi de 69%, mais 2.9 p.p. do que no mesmo mês de 2017”.

O INE divulgou também ontem os seus dados relativos ao alojamento turístico português. Para ler as notícias do PressTUR clique:

Hotelaria portuguesa sofre quebra de milhão e meio de dormidas dos principais emissores europeus

Hotelaria portuguesa interrompe em Novembro ‘série negra’ de quebra de dormidas de turistas estrangeiros

Turistas estrangeiros ficam sucessivamente menos tempo na hotelaria portuguesa

 

Clique para mais notícias: Hotelaria portuguesa

Clique para mais notícias: Hotelaria

Clique para mais notícias: AHP

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

DECO recebeu mais de quatro mil queixas relativas a transporte aéreo em 2018

19-04-2019 (18h19)

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recebeu mais de quatro mil reclamações relacionadas com transportes aéreos em 2018 e, no primeiro trimestre deste ano, elevam-se a 674.

Air Europa aumenta capacidade da rota de São Paulo Guarulhos com voos em B787-9

18-04-2019 (13h29)

A rota Madrid - São Paulo Guarulhos é uma das seis rotas que a Air Europa indicou passará a ter os seus voos em Boeing B787-9, substituindo o B787-8 de menor capacidade.

Amadeus Selling Platform Connect estará pronta para o NDC “em breve” (com vídeo)

18-04-2019 (12h48)

A multinacional tecnológica para as viagens e turismo anunciou que sua plataforma Selling Platform Connect estará preparada para os novos standards NDC da IATA "em breve".

Aeroporto de Hong Kong contrata Travelport promoção da conectividade multi-modal

18-04-2019 (11h37)

A multinacional tecnológica para o turismo e transportes Travelport anunciou ter assinado um acordo para promover os serviços de conectividade multi-modal do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) junto de viajantes da Ásia, Europa e América do Norte.

Grupo de luxo LVMH completa aquisição da proprietária do hotel Reid’s na Madeira

18-04-2019 (10h32)

O grupo do segmento de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton completou a aquisição da rede hoteleira Belmond, anteriormente Orient Express, proprietária entre outras unidades do Reid’s Madeira.