IAG compra 4,61% da Norwegian para ‘começo de conversa’

12-04-2018 (14h28)

O IAG, grupo de que fazem parte a British Airways, a Iberia, a Vueling, a Aer Lingus e a Level, confirmou já que comprou 4,61% do capital da Norwegian, pioneira do longo curso low cost, com o propósito de estabelecer “uma posição” para início de negociações para uma possível aquisição.

O comunicado do grupo liderado por Willie Walsh frisa que ainda não ocorreram negociações, bem como que ainda não decidiu se apresentará uma oferta, mas também diz que considera que a Norwegian “é um investimento atractivo” e que já tem 4,61% do seu capital.

“O investimento minoritário tem por objectivo estabelecer uma posição a partir da qual iniciar discussões com a Norwegian, incluindo a possibilidade de uma oferta pela totalidade da Norwegian”, especifica o comunicado, que assim evidencia que poucos meses depois de ter lançado uma marca concorrente da Norwegian no longo curso low cost, a Level, que começou a voar de Barcelona a 1 de Junho de 2017, o IAG avança para uma estratégia de acelerar o crescimento nesse segmento, via aquisição.

A Norwegian, por sua vez, além de frisar que não manteve conversações com o IAG, salienta que este interesse “confirma a sustentabilidade e potencial” do seu modelo de negócio e crescimento global.

Analistas destacam que, no entanto, as suas contas ainda não o demonstram, bem como argumentam que a oferta o que demonstra é, principalmente, como a Norwegian está a causar turbulência no negócio principal do IAG, nomeadamente das suas maiores companhias, a British Airways, nas ligações entre a Europa e a América do Norte, e a Iberia, nas ligações entre a Europa e a América Latina.

 

Clique para mais notícias: IAG

Clique para mais notícias: Norwegian

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP confirma A321neo LR na rota Porto – Newark

18-01-2019 (11h56)

A TAP confirmou que a partir de 1 de Junho vai voar entre Porto e Nova Iorque Newark seis vezes por semana com um avião Airbus A321neo Long Range, como o PressTUR noticiou esta terça-feira, dia 15.

Norwegian vai encerrar bases em Espanha, Itália e EUA

18-01-2019 (11h30)

A companhia de aviação Norwegian Air Shuttle anunciou que vai encerrar a partir de Abril várias bases em Espanha, Itália e Estados Unidos, para melhorar o seu desempenho financeiro.

Aeroportos portugueses já ficaram em Novembro abaixo do crescimento médio na União Europeia

17-01-2019 (17h49)

O estancamento do Aeroporto de Lisboa arrastou o país dos tops de crescimento da aviação comercial na União Europeia para níveis inferiores à média, de acordo com o ACI Europa, que até mostrou Faro no Top5 de crescimento em Novembro dos aeroportos com cinco milhões a dez milhões de passageiros por ano.

“A festa poderá estar a acabar em breve”, avisa director-geral do ACI Europa

17-01-2019 (17h47)

O director-geral do ACI Europe, Olivier Jankovec, citado em comunicado da organização, comentou que os dados de Novembro mostram que o transporte aéreo de passageiros “continuam a desafiar um ambiente geopolítico e económico crescentemente desafiador”, mas que “a festa poderá estar a acabar em breve”.

TAP põe A321neo LR a voar para Washington a partir de Outubro

17-01-2019 (16h35)

A TAP, que vai começar a voar entre Lisboa e Washington a 16 de Junho com o novo A330-900neo, vai substituir o avião, a partir de 2 de Outubro, por um A321neo Long Range, o novo avião que foi apresentado como 'pilar' da sua estratégia de redução de custos da operação.