“Turismo: Que Futuro Queremos?” é o mote para o 30º Congresso da AHP

04-10-2018 (17h39)

O 30º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo da AHP, que vai decorrer nos dias 15 e 16 de Novembro em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, vai contar, pela primeira vez, com sete painéis de discussão distribuídos pelos dois dias.

A apresentação das temáticas a ser abordadas no Congresso foi feita hoje, 4 de Novembro, no Real Hotel Palácio, com a presença de Raul Martins, presidente da AHP, Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, e Rodrigo Machaz, director-geral da Memmo Hotels e membro da comissão organizadora.

A sessão de abertura do Congresso vai contar com o primeiro-ministro, António Costa, enquanto que o segundo dia de trabalhos vai ser iniciado pelo presidente da CTP, Francisco Calheiros.

Os três primeiros painéis são dedicados a abordagens gerais, sendo o primeiro sobre “O Futuro do Turismo em Portugal”, com moderação da jornalista Marta Rangel e intervenções do actual e de anteriores presidentes do Turismo de Portugal.

O segundo e terceiro painéis vão abordar, respectivamente, o turismo nas regiões interiores do país e os desafios inerentes ao turismo nas áreas metropolitanas.

O painel “Portugal Inside Out” vai ter intervenções do coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, João Paulo Catarino, da co-proprietária da Casa das Penhas Douradas e da Pousada de São Lourenço e da Burel Factory, Isabel Dias Costa, do organizador do Boom Festival, Alfredo Vasconcelos, e de Ricardo Araújo, director da OutSystems e responsável pelo Pólo de Proença-a-Nova.

O terceiro painel, “Tensões, Conflitos e Oportunidades nas Áreas Metropolitanas”, tem prevista a participação dos presidentes das Câmaras do Porto e de Lisboa.

O último painel do primeiro dia, sob o tema “Hospitality with a Twist!”, é dedicado à originalidade e à inovação como uma mais-valia para a diferenciação dos diferentes tipos de estabelecimentos hoteleiros, vai contar com a participação de empresários portugueses e estrangeiros.

A terminar o programa do primeiro dia está previsto um jantar comemorativo dos 30 anos do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa, com intervenção de Fernando Medina e espectáculo de Miguel Araújo.

O segundo dia, para o qual está prevista a apresentação de case studies de tecnologia aplicados à hotelaria, começa com um painel dedicado ao Algarve, “O Desafio Algarve”, moderado por Cristina Siza Vieira e João Soares, director geral do Dom José Beach Hotel, e vai incidir sobre temas como a sazonalidade, a legislação, o Brexit e as ligações aéreas.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, a proprietária da Martinhal Family Hotels & Resorts, Chitra Stern vão participar neste painel, que será encerrado pela secretária de Estado do Turismo.

A importância, os desafios e as vantagens de um restaurante num hotel vão ser temas centrais do sexto painel, enquanto que as tendências do turismo vão ser abordadas no sétimo e último painel.

A sessão de encerramento está a cargo do presidente da AHP e da secretária de Estado do Turismo.

As inscrições para o congresso estão disponíveis, com condições especiais, até 9 de Outubro, sendo que as segundas inscrições e as restantes da mesma entidade beneficiam de 25% de desconto.

Para aceder à zona de inscrição no site da AHP clique aqui.


Clique para mais notícia: AHP

Clique para ver mais: Hotelaria

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para ver mais: Feiras & Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Apoios do Governo para projectos turísticos no interior de Portugal ascendem a 310 milhões de euros

15-02-2019 (17h11)

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que o Governo apoiou com cerca de 310 milhões de euros investimentos no sector do turismo no interior do país, no âmbito dos programas Valorizar e Portugal 2020.

Espanha foi o único dos grandes emissores europeus a crescer em 2018 na hotelaria portuguesa

14-02-2019 (16h26)

Quatro dos cinco principais emissores europeus para a hotelaria portuguesa evoluíram em baixa no ano passado, acumulando uma quebra de 1,3 milhões de dormidas, que apenas muito parcialmente foi compensada pelo aumento da única excepção, de Espanha, cujos residentes fizeram mais 78,3 mil que em 2017.

Estados Unidos foram emissor internacional que mais aumentou dormidas na hotelaria portuguesa em 2018

14-02-2019 (16h21)

Os Estados Unidos subiram em 2018 a 7º principal emissor internacional para a hotelaria portuguesa, ultrapassando a Irlanda, por um aumento de 313,2 mil pernoitas, que foi o maior do ano de todos os mercados internacionais, seguido pelo Brasil, com mais 189,8 mil, e Canadá, com mais 105,5 mil.

Subida de preços garante 6º ano consecutivo de subida de proveitos da hotelaria portuguesa

14-02-2019 (16h16)

A hotelaria portuguesa manteve em 2018 a tendência de subida de proveitos que iniciou em 2013, mas com suporte apenas nos preços, o que levou a um acentuado abrandamento do crescimento das receitas, que foi superior a 17% nos anos de 2016 e 2017 e no ano passado baixou para 6,5%.

IHG compra dona do Six Senses Douro Valley por 265 milhões de euros

14-02-2019 (14h35)

O InterContinental Hotels Group (IHG) comprou a Six Senses Hotels Resorts Spas, que, entre outros hotéis, gere desde 2015 o Six Senses Douro Valley, em Lamego, por 300 milhões de dólares, cerca de 265 milhões de euros.