Turismo português na Dominicana quase duplica em Abril e acaba quadrimestre em alta

22-05-2017 (14h35)

Imagem: www.godominicanrepublic.com
Imagem: www.godominicanrepublic.com

O número de turistas portugueses na República Dominicana quase duplicou este Abril, que foi o mês das férias da Páscoa, ao contrário de 2016, e catapultou o balanço do quadrimestre para um aumento em 24,5%, de acordo com os dados a que o PressTUR teve acesso.

Em Abri, segundo esses dados, 2.191 turistas portugueses tiveram na Dominicana, a maior parte ou 1.858 chegados pelo Aeroporto de Punta Cana, que é utilizado pelos voos directos de Portugal para transportar clientes de programas de operadores turísticos, e 325 chegados pelo Aeroporto de Las Américas, que serve a capital, Santo Domingo, e que é utilizado principalmente por clientes que viajam em voos directos a partir de Madrid.

Relativamente a Abril de 2016, o número de chegadas por Punta Cana mais que duplicou, tendo um aumento em 112,3%, enquanto no Aeroporto de Las Américas o crescimento foi em 35,4%.

Dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso indicam, por sua vez, um aumento em 64,9% do número de passageiros em voos de/para a Dominicana, atingindo um total de 3.094.

Os dados do Aeroporto, como é regra no sector, incluem no número de passageiros tanto os que partiram quanto os que chegaram, pelo que grosso modo para se ter o número de pessoas em causa divide-se por dois, o que daria um total em Abril de 1.547, aquém, portanto, dos 1.858 indicados nas estatísticas oficiais do turismo da Dominicana, o que poderá significar chegadas também via Madrid.

Actualmente, os únicos voos de Lisboa para a Dominicana são operados pela Orbest, do grupo Barceló Viajes, que antes operava como ‘charteira’ e passou a voos regulares, a qual retomou as ligações entre Lisboa e a Dominicana em Abril, em Airbus A330-300 de 388 lugares.

Os dados a que o PressTUR teve acesso indicam que com essa evolução em Abril, o número de turistas portugueses na Dominicana no primeiro quadrimestre, quando já não há distorções por efeito das mudanças de datas da Páscoa, elevou-se a 3.827, com um aumento em 24,5% face ao período homólogo de 2016.

As chegadas ao Aeroporto de Punta Cana foram 2.833, com um aumento em 22,6% face a 2016, e ao Aeroporto de Las Américas chegaram 975 turistas portugueses, +30% que há um ano.

Os dados do Aeroporto de Lisboa, por sua vez, indicam um total de 3.777 passageiros em voos de/para a Dominicana, com um aumento em 2,1% em relação ao primeiro quadrimestre de 2016.

 

Ver também:

Europa faz 60% do aumento de turistas na República Dominicana no 1º quadrimestre

 

Clique para mais notícias: República Dominicana

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Holiday Inn Porto Gaia reduz uso de plástico

20-09-2018 (18h26)

O hotel Holiday Inn Porto Gaia anunciou que vai reduzir a utilização de plástico nas suas instalações, tendo já avançado para a remoção de palhinhas e copos de plástico das suas máquinas de café.

Kimpton abre o seu primeiro hotel no Reino Unido em Outubro

19-09-2018 (19h04)

O Kimpton Fitzroy London, instalado no edifício do antigo Hotel Russell, cujo design inspirou a sala de jantar do navio Titanic, vai ser a primeira unidade hoteleira da Kimpton Hotels & Restaurants no Reino Unido, aquando da sua inauguração em Outubro.

Riu Hotels compra edifício em Londres para o seu primeiro hotel no Reino Unido

19-09-2018 (18h58)

A Riu Hotels & Resorts anunciou a compra de um edifício no centro de Londres para abrir o seu primeiro hotel num país cuja nacionalidade representa “grande percentagem da clientela Riu nas Caraíbas e em Espanha”.

Hotéis portugueses também resvalaram para queda de dormidas no mês de Julho

17-09-2018 (16h31)

Os hotéis, as pousadas e os aldeamentos são os únicos estabelecimentos de alojamento turístico que no fim de Julho ainda estão com aumento de dormidas este ano, mas o último mês do período já foi também de quebra, ainda que menor que a média do sector, em 1,5%, segundo os dados do INE.

Aumento da receita média por turista em 8,3% garante 51º mês de subida de proveitos da hotelaria portuguesa

17-09-2018 (16h24)

A hotelaria portuguesa teve este ano pela primeira vez mais de 210 euros de receita média por turista alojado, o que lhe permitiu atingir o 51º mês consecutivo de aumento de proveitos mesmo tendo sofrido quebras de hóspedes e dormidas.