Hotelaria portuguesa prevê melhorar RevPAR este Verão – AHP

12-07-2018 (11h36)

A hotelaria portuguesa prevê este Verão alcançar níveis semelhantes a 2017 a nível de ocupação e estada média, mas aumentar a receita de quartos por quarto disponível (RevPAR) e o preço médio por quarto disponível (ARR), conclui um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

O inquérito foi realizado entre 29 de Maio e 21 de Junho com base nas pré-reservas efectuadas em hotéis associados, com uma amostra de 40%.

A AHP indica que 71% dos hoteleiros perspectiva que este Verão a RevPAR será melhor ou muito melhor que no Verão de 2017, e 72% prevê melhorar o preço médio por quarto disponível (ARR).

Lisboa é a região em destaque a nível de previsões para a RevPAR, com 84% dos inquiridos a responder que perspectiva obter resultados melhores ou muito melhores.

A nível de ocupação por quarto, 61% dos inquiridos perspectiva alcançar uma taxa superior a 80%, enquanto 31% prevê alcançar uma taxa entre 61% e 80%, 7% prevê ter entre 41% e 60% e apenas 1% estima alcançar uma taxa de ocupação até 40%.

As respostas indicam que 45% dos inquiridos perspectiva alcançar este Verão uma taxa de ocupação igual à do ano passado e 39% prevê melhorar o indicador, enquanto 2% prevê alcançar um resultado muito melhor e 11% prevê uma taxa pior.

A AHP especifica que os inquiridos do Norte, Centro e Açores consideram que a taxa de ocupação será melhor do que no Verão do ano passado.

Relativamente a estada média, 76% dos hoteleiros portugueses estima que será igual à do ano anterior, sendo que 45% espera uma estada média entre um e três dias e 37% entre três a cinco dias.

A maior duração das estadas - cinco a dez dias - é esperada no Algarve e na Madeira (65% dos inquiridos), sendo que 67% dos inquiridos dos Açores prevê uma estada média de três a cinco dias.

Os hoteleiros apontam o mercado interno (18%), Espanha e França (15%) como sendo os principais para este Verão, destacando-se também a melhoria das expectativas para o mercado francês e brasileiro, com 45% e 44% dos hoteleiros, respetivamente, a indicarem que a evolução destes mercados será melhor ou muito melhor que no Verão do ano anterior.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, citada em comunicado, afirmou que “não há grandes surpresas” e que “os hoteleiros estão relativamente menos optimistas em termos de crescimento da ocupação, mas porque as taxas de ocupação são já tradicionalmente elevadas nesta época do ano (no ano passado fechámos o verão com uma TO de 86%)”.

Tal como no inquério de 2017, a perspectiva é que “o ARR e o RevPAR sejam melhores do que no ano anterior, o que aliás tem acompanhado o crescimento que se tem verificado nestes indicadores desde o início de 2018”, acrescentou Cristina Siza Vieira.

 

Ver também:

Hotéis do Algarve e da Madeira perspectivam quebra do mercado britânico este Verão – AHP 

 

Clique para ver mais: AHP

Clique para ver mais: Hotelaria portuguesa

Clique para ver mais: Hotelaria

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Porto vai ter um 5-estrelas de frente para o mar com design de Nini Andrade Silva

22-02-2019 (16h18)

O Porto vai ter, a partir de finais de Março, um novo hotel de 5-estrelas virado para o mar, na Foz do Douro, instalado num palacete antigo e num edifício moderno, com design de interiores assinado por Nini Andrade Silva.

Meliá abre hotel da marca Innside junto ao Aeroporto de Paris CDG

21-02-2019 (17h37)

A Meliá Hotels International anunciou hoje a abertura do seu primeiro hotel da marca Innside em França, uma unidade de 266 quartos localizada junto ao Aeroporto Internacional de Paris – Charles de Gaulle.

Hotéis portugueses tiveram quedas em 2018 de dormidas e hóspedes de todos os mercados europeus — AHP

21-02-2019 (15h17)

“Todos os mercados europeus registaram um decréscimo nas dormidas e nos hóspedes”, assinalou a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, numa declaração sobre o balanço do ano de 2018 na hotelaria, na qual realça os crescimentos dos mercados doméstico, brasileiro e norte-americano.

Altis Hotels vai abrir um 5-estrelas no Porto em 2021

20-02-2019 (13h10)

O grupo Altis Hotels anunciou que prevê inaugurar o seu primeiro hotel no Porto em 2021, um 5-estrelas com 92 quartos, restaurante, bar, Spa, salas de reuniões e terraço com piscina panorâmica sobre o rio Douro.

Holiday Inn Porto Gaia vence prémios de Marketing do IHG

19-02-2019 (16h13)

O Holiday Inn Porto Gaia foi considerado o hotel do IHG com a Melhor Equipa de Marketing de 2018 da Europa Continental e o seu director, Pedro Garcia e Costa, foi eleito Personalidade de Marketing do Ano da cadeia hoteleira, uma das maiores do mundo.