“Havia uma necessidade evidente” de requalificar o posicionamento online da hotelaria portuguesa – Cristina Siza Vieira, AHP

16-05-2018 (21h37)

Um estudo da AHP concluiu que 7% dos hotéis em Portugal não tem website e que, dos 1.406 que têm, 30% não tem motor de reservas, uma lacuna que a Associação pretende colmatar com o Click2Portugal, um agregador para venda directa de todos os hotéis portugueses.

A análise da AHP aos 1.511 hotéis e hotéis apartamentos registados no RNET até 29 de Maio de 2016 indica que 105 unidades, que correspondem a 7% do total, não tem website.

Das 1.406 unidades que têm website, 30% ou 426 não têm motor de reservas e 12% ou 175 não têm sequer um formulário para efectuar uma reserva, o que é “claramente uma situação débil”, frisou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, na apresentação da plataforma à imprensa esta quarta-feira, dia 16.

Acresce ainda que um quarto dos hotéis portugueses apenas tem tradução em inglês nos seus websites, o que pode ser “desmotivador” para alguns utilizadores.

Desta forma, a AHP concluiu que “havia uma necessidade evidente de requalificar a hotelaria nacional no seu posicionamento online”, frisou a presidente executiva da Associação, para salientar que “a melhoria do nível individual de cada um tem impacto sobre a média do todo, tem impacto sobre a forma como Portugal é visto e como se vende”.

Mas além de melhorar a presença online, o Click2Portugal também pretende “aumentar as reservas directas” dos hotéis, frisou na mesma apresentação Pedro Colaço, da empresa de soluções de e-commerce para hotelaria GuestCentric.

Uma análise às reservas de hotéis na Europa, segundo um estudo da Phocuswright citado na apresentação da AHP, indica que em 2013 as vendas directas representavam 9% do total de reservas, as OTAs representavam 22% e outros canais, 69%.

Em 2017, as vendas directas subiram para 12% do total das reservas de hotéis na Europa, assim como subiram as vendas através das OTAs, para 26%, e caíram as reservas em outros canais, para 62% do total.

 

Clique para mais notícias: AHP

Clique para mais notícias: Hotelaria

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Atlas Palais Médina & Spa Fès: um 5-estrelas aos portões da medina de Fez

16-08-2018 (16h24)

O 5-estrelas Atlas Palais Médina & Spa Fès, de 146 quartos, é ideal para os visitantes da cidade imperial marroquina de Fez que queiram ficar perto da medina, mas que desejem também instalações de um hotel moderno de cidade.

Alojamento em Fez: Dentro e fora da medina

16-08-2018 (16h05)

Os 5-estrelas Fes Marriott Hotel Jnan Palace e Riad Fès Relais & Chateâux são opções de alojamento em Fez na zona moderna da cidade, construída durante o período do protectorado francês, no primeiro cado, e para um autêntico riade de luxo no interior da medina, no segundo.

Michlifen Resort & Golf: Uma unidade de luxo na "Pequena Suíça" de Marrocos

16-08-2018 (14h58)

O 5-estrelas Michlifen Resort & Golf é uma unidade de luxo na "Pequena Suíça" marroquina, a cidade de Ifrane, e tira partido das paisagens do Médio Atlas e do clima da região, que se cobre com um manto de neve no Inverno e beneficia de uma brisa suave durante o Verão.

Empreendimentos turísticos de Monchique reabrem após grande incêndio

14-08-2018 (18h46)

O Macdonald Monchique Resort & Spa, em Caldas de Monchique, Algarve, vai reabrir na quinta-feira, depois de ter encerrado devido ao incêndio que durante uma semana atingiu a serra de Monchique.

Amadeus concretiza compra da TravelClick por 1,52 mil milhões de dólares

13-08-2018 (18h26)

O Amadeus confirmou já a concretização da compra da TravelClick, que descreve como um reforço do seu portefólio com soluções para a hoteleria designadamente para empresas de média dimensão e independentes.