Green Pearls partilha práticas energéticas sustentáveis dos seus hotéis

06-12-2018 (12h47)

A Green Pearls divulgou algumas das práticas das unidades hoteleiras da sua rede, como o recurso a sistemas fotovoltáicos, sistemas de recuperação de calor e de poupança de água, ou, simplesmente o recurso a produtos regionais.

O Hotel Speicher am Ziegelsee tem o seu fornecimento de electricidade 100% 'verde' e o seu aquecimento central alimentado de forma totalmente biológica, para a qual contribui o seu sistema de irrigação. Esta unidade em Schwerin, na Alemanha, promove o conceito e-mobility através do aluguer de bicicletas e carros eléctricos, bem como na disponibilização de uma estação de recarregamento.

O prática do recurso a produtos regionais faz com que o consumo através do transporte seja reduzido. Na formação dos seus empregados consta uma componente de consciencialização energética.

No que diz respeito a compensação de CO2, o hotel financia um projecto de reflorestação no Panamá através da iniciativa Klima-Hotels Deutschland, e apoia o projecto Moor Futures, que zela pela protecção e recuperação de páramos, que são ecossistemas que contribuem para a absorção de CO2.

O Berghotel Rehlegg produz 70% da sua electricidade com recurso a 100 metros quadrados de painéis termosolares, poupando 14.000 litros de combustível de aquecimento por ano. Este sistema é responsável pelo aquecimento das piscinas interior e exterior, e pela maioria do aquecimento de água no hotel.

Esta unidade hoteleira da Baviera, na Alemanha, conta ainda com um sistema fotovoltáico que gera 60.000 quilowatts de electricidade.

A cogeração por parte dos dois sistemas de calor e energia (CHP - Combined Heat and Power) gera uns adicionais 370.000 quilowatts de electricidade.

A associação PrimaKlima planta árvores em nome do hotel, que também compensa as suas emissões através do Panama Forest Project.

O Hotel Milano Scala, em Milão, dispõe de isolamento térmico com bomba de água para aquecimento, e um sistema automático que avalia a temperatura em cada quarto para compensar o uso de energia. Também recorre a filtros nas torneiras para poupar água.

O uso de produtos regionais e o cultivo de ervas, frutos e vegetais no terraço são algumas das medidas tomadas pela unidade que recorre a fogões de indução e a fornos de convecção na sua cozinha.

No Vale de Maira, a eco-vila Sagna Rotonda é autónoma em termos energéticos. Dispõe de um sistema fotovoltáico de cerca de 8 quilowatts-pico para fornecer electricidade e de uma bomba de calor eléctrica.

A eco-vila recorre a luzes LED para a iluminação, fogões de indução na cozinha, e isolamento térmico em cortiça e cal.

Quando a unidade está no seu periodo anual de encerramento, a energia gerada é direccionada para o gerador eléctrico regional.

O Creativhotel Luise, em Erlangen na Baviera, recorre a sistemas solares e a aquecimento central para gerar calor e água quente. O ar condicionado é alimentado por um sistema de energia hidroeléctrica 100% verde e controlado automaticamente para promover a sua eficiência.

As prácticas desta unidade incluem a promoção da mobilidade eléctrica e solar, a escolha por produtos regionais, e ainda a reutilização, através de doação, dos aparelhos electrónicos e mobília que já não são utilizados nas instalações.

O quarto Cradle-to-Cradle, com o conceito de que todos os materiais utilizados e instalados são 100% reutilizáveis ou biodegradáveis, é uma das mais valias desta unidade.

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

VIP Hotels abre hotel de 4-estrelas em Picoas, Lisboa

25-03-2019 (17h59)

A VIP Hotels anunciou a inauguração do VIP Executive Picoas Hotel, em Lisboa, uma unidade de 4-estrelas com 131 quartos, bar, restaurante e uma sala para reuniões e eventos.

Vila Galé Douro Vineyards abre na próxima segunda-feira

25-03-2019 (16h08)

A Vila Galé anunciou que vai abrir em ‘soft opening’ na próxima segunda-feira, dia 1 de Abril, o seu novo hotel no Norte de Portugal, o Vila Galé Douro Vineyards, que terá exposta uma obra de Saimir Strati, um artista plástico premiado com dez recordes mundiais do Guinness.

Oásis Atlântico nomeia Gonçalo Ramos director dos seus hotéis em Saïdia

25-03-2019 (12h27)

O grupo hoteleiro Oásis Atlântico contratou Gonçalo Ramos, ex-director do resort Villa Termal Caldas de Monchique, para o cargo de director dos seus dois novos hotéis na zona balnear de Saïdia, Marrocos, previstos abrir no final de Maio.

Club Med fecha resort na ilha de Itaparica, na Bahia

22-03-2019 (08h32)

O Club Med vai encerrar a 31 de Julho o seu resort na ilha de Itaparica, no estado brasileiro da Bahia, indicando que “já não se encontrava à altura das expectativas e exigências dos nossos clientes”.

Projecto de lei aprovado reduz quartos para pessoas com mobilidade reduzida no Brasil

21-03-2019 (18h25)

O projecto de lei que retira o limite ao investimento estrangeiro em companhias aéreas brasileiras também vai alterar pontos na Política Nacional de Turismo do Brasil, como a redução da percentagem do número de quartos para pessoas com mobilidade reduzida.