Green Pearls partilha práticas energéticas sustentáveis dos seus hotéis

06-12-2018 (12h47)

A Green Pearls divulgou algumas das práticas das unidades hoteleiras da sua rede, como o recurso a sistemas fotovoltáicos, sistemas de recuperação de calor e de poupança de água, ou, simplesmente o recurso a produtos regionais.

O Hotel Speicher am Ziegelsee tem o seu fornecimento de electricidade 100% 'verde' e o seu aquecimento central alimentado de forma totalmente biológica, para a qual contribui o seu sistema de irrigação. Esta unidade em Schwerin, na Alemanha, promove o conceito e-mobility através do aluguer de bicicletas e carros eléctricos, bem como na disponibilização de uma estação de recarregamento.

O prática do recurso a produtos regionais faz com que o consumo através do transporte seja reduzido. Na formação dos seus empregados consta uma componente de consciencialização energética.

No que diz respeito a compensação de CO2, o hotel financia um projecto de reflorestação no Panamá através da iniciativa Klima-Hotels Deutschland, e apoia o projecto Moor Futures, que zela pela protecção e recuperação de páramos, que são ecossistemas que contribuem para a absorção de CO2.

O Berghotel Rehlegg produz 70% da sua electricidade com recurso a 100 metros quadrados de painéis termosolares, poupando 14.000 litros de combustível de aquecimento por ano. Este sistema é responsável pelo aquecimento das piscinas interior e exterior, e pela maioria do aquecimento de água no hotel.

Esta unidade hoteleira da Baviera, na Alemanha, conta ainda com um sistema fotovoltáico que gera 60.000 quilowatts de electricidade.

A cogeração por parte dos dois sistemas de calor e energia (CHP - Combined Heat and Power) gera uns adicionais 370.000 quilowatts de electricidade.

A associação PrimaKlima planta árvores em nome do hotel, que também compensa as suas emissões através do Panama Forest Project.

O Hotel Milano Scala, em Milão, dispõe de isolamento térmico com bomba de água para aquecimento, e um sistema automático que avalia a temperatura em cada quarto para compensar o uso de energia. Também recorre a filtros nas torneiras para poupar água.

O uso de produtos regionais e o cultivo de ervas, frutos e vegetais no terraço são algumas das medidas tomadas pela unidade que recorre a fogões de indução e a fornos de convecção na sua cozinha.

No Vale de Maira, a eco-vila Sagna Rotonda é autónoma em termos energéticos. Dispõe de um sistema fotovoltáico de cerca de 8 quilowatts-pico para fornecer electricidade e de uma bomba de calor eléctrica.

A eco-vila recorre a luzes LED para a iluminação, fogões de indução na cozinha, e isolamento térmico em cortiça e cal.

Quando a unidade está no seu periodo anual de encerramento, a energia gerada é direccionada para o gerador eléctrico regional.

O Creativhotel Luise, em Erlangen na Baviera, recorre a sistemas solares e a aquecimento central para gerar calor e água quente. O ar condicionado é alimentado por um sistema de energia hidroeléctrica 100% verde e controlado automaticamente para promover a sua eficiência.

As prácticas desta unidade incluem a promoção da mobilidade eléctrica e solar, a escolha por produtos regionais, e ainda a reutilização, através de doação, dos aparelhos electrónicos e mobília que já não são utilizados nas instalações.

O quarto Cradle-to-Cradle, com o conceito de que todos os materiais utilizados e instalados são 100% reutilizáveis ou biodegradáveis, é uma das mais valias desta unidade.

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Portugal ultrapassa quatro milhões de turistas estrangeiros no primeiro quadrimestre

17-06-2019 (15h46)

Portugal teve 4.038,8 mil turistas residentes no estrangeiro em estabelecimentos de alojamento durante o primeiro quadrimestre, com um aumento em 5,6% ou cerca de 214 mil relativamente ao período homólogo de 2018.

Iberostar abre resort de 5-estrelas em Lagos, junto à Meia Praia

11-06-2019 (16h59)

O grupo hoteleiro espanhol Iberostar inaugurou um resort de 5-estrelas com 220 quartos em Lagos, o Iberostar Selection Lagos Algarve, junto à Meia Praia.

Pestana Hotel Group avança com providência cautelar contra dragagens no Sado

06-06-2019 (19h49)

O Pestana Hotel Group, maior grupo hoteleiro português, anunciou hoje que interpôs uma providência cautelar no Tribunal de Loulé a requerer a suspensão imediata do Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional (TUPEM) concedido à empresa Mota-Engil para dragagens no estuário do Sado.

Hotéis 5-estrelas e alojamento local são as unidades com maiores aumentos de dormidas até Abril

17-06-2019 (16h59)

Os hotéis de 5-estrelas, com mais 117,9 mil dormidas nos primeiros quatro meses deste ano que no período homólogo de 2018 e os alojamentos locais, com mais 165,2 mil, são os estabelecimentos que maiores aumentos de dormidas tiveram no primeiro quadrimestre, em que o alojamento turístico português somou 16,67 milhões de dormidas, em alta de 3,9% ou 618,7 mil.

INE realça ‘efeito Páscoa’ nos resultados da hotelaria portuguesa em Abril

17-06-2019 (11h48)

“Estes resultados foram influenciados pelo efeito do período de férias associado à Páscoa, que este ano ocorreu em meados de Abril, enquanto no ano anterior teve influência repartida entre Março e Abril”, assinala o INE ao revelar que em Abril o alojamento turístico português teve taxas de crescimento do nível que registou até 2018.

Noticias mais lidas