Fairbnb apresenta-se ao mercado como a alternativa ética ao Airbnb

30-01-2019 (17h37)

Foto: Fairbnb.coop
Foto: Fairbnb.coop

Disponível a partir da Primavera

O projecto Fairbnb, criado por uma comunidade de cinco cidades europeias, consiste numa plataforma de aluguer de imóveis a curto prazo segundo padrões sustentáveis, que tem inauguração prevista para a Primavera de 2019.

Este projecto para uma "plataforma colaborativa para aluguer de casas com economia colaborativa" foi criado por uma comunidade de Amesterdão, Barcelona, Bolonha, Valência e Veneza. O FairBnb apresenta-se como a versão ética e justa da plataforma Airbnb, surgindo em resposta a problemas como a gentrificação, devido ao aumento do preço do imobiliário e a anfitriões com um número elevado de imóveis disponíveis para arrendar a curto prazo.

Esta plataforma, cujo projecto é gerido colectivamente por oito cidadãos, vai permitir conectar dois indivíduos, anfitrião devidamente legalizado e hóspede, para o aluguer de um imóvel de forma transparente.

Uma das principais decisões a aplicar no FairBnb será a doação de 50% dos lucros ao "bem comum", através de contribuiçõe para projectos sociais. A selecção do projecto fica a cargo do utilizador, que o selecciona a partir de uma lista.

Outra das decisões de destaque é o limite de um único imóvel por anfitrião.

A plataforma de alguer de imóveis vai estar disponível a partir da próxima Primavera nas cidades de Amesterdão, Barcelona, Bolonha, Valência e Veneza.

O site FairBnb está online desde Janeiro, e encontra-se em processo de atrair anfitriões para a sua plataforma. O site está disponível em sete línguas, incluindo o português.

Para saber mais sobre o projecto FairBnb clique aqui.

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Altis Hotels vai abrir um 5-estrelas no Porto em 2021

20-02-2019 (13h10)

O grupo Altis Hotels anunciou que prevê inaugurar o seu primeiro hotel no Porto em 2021, um 5-estrelas com 92 quartos, restaurante, bar, Spa, salas de reuniões e terraço com piscina panorâmica sobre o rio Douro.

Holiday Inn Porto Gaia vence prémios de Marketing do IHG

19-02-2019 (16h13)

O Holiday Inn Porto Gaia foi considerado o hotel do IHG com a Melhor Equipa de Marketing de 2018 da Europa Continental e o seu director, Pedro Garcia e Costa, foi eleito Personalidade de Marketing do Ano da cadeia hoteleira, uma das maiores do mundo.

Câmara do Porto encaixou 10,4 milhões de euros com taxa turística

19-02-2019 (14h18)

A Câmara do Porto encaixou 10,4 milhões de euros em 2018 com a taxa turística que começou a ser cobrada em Março e se aplicou a “mais de 5,2 milhões de dormidas”, revelou hoje o vereador da Economia.

Hotel Vila Galé Alter Real avança na Coudelaria de Alter

18-02-2019 (18h46)

O Hotel Vila Galé Alter Real, que resulta da concessão da Coudelaria de Alter ao Grupo Vila Galé, ao abrigo do Programa Revive, e que, como tal, terá como tema o turismo equestre, já teve concretizada a cerimónia da primeira pedra, na passada sexta-feira.

Apoios do Governo para projectos turísticos no interior de Portugal ascendem a 310 milhões de euros

15-02-2019 (17h11)

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que o Governo apoiou com cerca de 310 milhões de euros investimentos no sector do turismo no interior do país, no âmbito dos programas Valorizar e Portugal 2020.