“ATL terá que desenvolver soluções que façam prolongar a estadia”, defende Raul Martins

11-11-2017 (12h06)

"Tem que haver uma acção de promoção da região de Lisboa para prolongarmos a estadia média", defende Raul Martins, para quem o aumento da estada média é "uma forma de compensar a situação do aeroporto estar constrangido".

O presidente da AHP argumenta, aliás que para os chamados millennials e outros o Sol e praia “é uma coisa secundária”. “O que querem é experimentar coisas novas, experienciar. E, portanto, querem conhecer o país, mais do que qualquer outra coisa”.

A sua perspectiva é que, porém, a questão tem que ser vista ao nível da região e não apenas da cidade, argumentando que o “turismo baseado nas regiões, para nós é importante porque com isso prolongamos a estadia no país, mas também fazemos as regiões crescerem”.

 

PressTUR: Temos um problema de acessos. Mas não temos também um problema de imagem?

Raul Martins: Não.

 

PressTUR: A imagem do país nestes anos consolidou-se como um destino turístico?

Raul Martins: Sim. Lisboa hoje está nas bocas o mundo, ou, como se diz, está na moda. Acho que Lisboa tem é que puxar por ter uma estadia mais prolongada. Temos uma estadia média de 2,6 ou 2,7 noites, que tem vindo a subir alguma coisa. É também uma forma de compensar a situação do aeroporto estar constrangido. Se tivermos estadias mais longas acabamos por melhorar a ocupação. A ATL [Associação Turismo de Lisboa] terá que desenvolver soluções que façam prolongar a estadia.

 

PressTUR: Como é que se prolonga a estadia?

Raul Martins: Lisboa tem hoje na região e no resto do país ofertas interessantes. Hoje o turismo felizmente não se faz só de Sol e praia. Essa fase já passou. Os tais millennials e outros não querem Sol e praia. Para eles é uma coisa secundária. O que querem é experimentar coisas novas, experienciar. E, portanto, querem conhecer o país, mais do que qualquer outra coisa. Com a oferta que temos no resto do país, isso permite-nos prolongar a estadia em Lisboa e não andarmos sempre a anunciar o short break e a trazer as pessoas cá em short breaks. Tem que haver uma acção de promoção da região de Lisboa para prolongarmos a estadia média.

 

PressTUR: Portanto, não só Lisboa cidade...

Raul Martins: Região. Essa é uma das soluções que nós consideramos que é necessária. No nosso congresso temos também um tema que é a Europa das Regiões, porque consideramos que o turismo é um factor de coesão da Europa. Este intercâmbio das regiões e este turismo baseado nas regiões, para nós é importante porque com isso prolongamos a estadia no país, mas também fazemos as regiões crescerem. Os Açores, o Norte e o Centro têm tido crescimentos importantes. E não é por acaso. Os Açores foram também as low cost, mas se não houvesse coisas interessantes para experienciar as pessoas não iriam.

 

Continua:

Redução da verba para promoção no Orçamento de Estado “é um contra-senso”

“Se temos qualidade, podemos ter melhor preço”, defende presidente da AHP

“Nós não estamos contra a Booking. Só estamos contra a cláusula de paridade” — presidente da AHP

“Tem que haver um controlo sobre o alojamento”, defende Raul Martins

Entre hotéis e alojamento local “a concorrência não existe”, defende presidente da AHP

AHP faz avaliação positiva deste Governo, afirma presidente da Associação 

Aeroporto de Lisboa e RJET são as prioridades da ‘agenda’ da AHP

 

Ver também:

Calendário da solução aeroportuária para Lisboa “não está a ser respeitado”, alerta Raul Martins, presidente da AHP

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Club Med fecha resort na ilha de Itaparica, na Bahia

22-03-2019 (08h32)

O Club Med vai encerrar a 31 de Julho o seu resort na ilha de Itaparica, no estado brasileiro da Bahia, indicando que “já não se encontrava à altura das expectativas e exigências dos nossos clientes”.

Projecto de lei aprovado reduz quartos para pessoas com mobilidade reduzida no Brasil

21-03-2019 (18h25)

O projecto de lei que retira o limite ao investimento estrangeiro em companhias aéreas brasileiras também vai alterar pontos na Política Nacional de Turismo do Brasil, como a redução da percentagem do número de quartos para pessoas com mobilidade reduzida.

Projecto de remodelação do Praia D'El Rey Marriott foi concluído

21-03-2019 (15h51)

O Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, no concelho de Óbidos, completou este ano uma remodelação de quatro milhões de euros, que visa tornar a unidade uma referência na Península Ibérica.

Dormidas de turistas portugueses na Alemanha sobem 7,5% em 2018

20-03-2019 (17h45)

A Alemanha somou 484,4 mil dormidas de turistas portugueses em 2018, o que corresponde a um aumento de 7,5% face ao ano anterior, mas representa um abrandamento face ao crescimento alcançado em 2017.

Travelplan alerta agentes de viagens para entrada em vigor da "ecotaxa" no México

20-03-2019 (16h18)

O operador turístico Travelplan está a alertar os agentes de viagens para a entrada em vigor de um imposto de saneamento ambiental no México, designado "ecotaxa", no valor de cerca de 1 euro por quarto, por noite.