Ana Mendes Godinho rejeita ideia de “euforia” no turismo e diz que “há muito a fazer”

14-05-2019 (15h21)

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, rejeitou que exista qualquer “euforia” ou “bolha” no setor do turismo, e reconheceu que ainda “há muito a fazer” em termos de sustentabilidade ambiental.

“Não me parece que haja razões para euforia, há razões objectivas para olhar para um sector que neste momento representa 18,6% das exportações e 13,7% do PIB [produto interno bruto], se olharmos para o consumo turístico interno”, disse Ana Mendes Godinho, ontem em Lisboa, após a cerimónia da tomada de posse dos órgãos sociais da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

“Não me parece que haja uma bolha”, disse aos jornalistas, referindo que o objectivo do país é que exista um "crescimento sustentável", que aposta na "coesão territorial" e na "valorização de quem trabalha no turismo".

No entanto, em termos de sustentabilidade ambiental, a governante reconhece que Portugal tem "ainda muito por fazer" para garantir que seja "um dos destinos mais sustentáveis do mundo".

"Já fomos considerados o destino mais sustentável da Europa este ano, mas tem de ser um trabalho em contínuo, e há muitíssimo a fazer", afirmou Ana Mendes Godinho.

Raul Martins, que tomou posse para um novo mandato na presidência da AHP, por sua vez, destacou na sua intervenção os desafios que o sector enfrenta nos próixmos anos (clique para ler: Presidente da AHP destaca desafios do sector para os próximos anos).

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Hotelaria

Clique para ver mais: AHP

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Óbidos só começa a cobrar taxa turística depois do Verão

24-05-2019 (16h53)

O regulamento da taxa de dormida para turistas que pernoitem em Óbidos está em vigor desde Dezembro de 2018, mas a taxa só será aplicada a partir do último trimestre deste ano, quando a Câmara aprovar o valor a cobrar.

Hotelaria espanhola cresce uns ‘magros’ 1,8% no 1º quadrimestre pela queda da estada média

23-05-2019 (16h50)

A hotelaria espanhola recebeu no primeiro quadrimestre mais 3,4% de turistas, mas contabilizou apenas +1,8% de dormidas, porque a estada média caiu 1,6%, de acordo com os dados publicados hoje pelo INE espanhol.

Turistas portugueses na hotelaria espanhola aumentam 13%, mas permanecem menos tempo

23-05-2019 (15h39)

A hotelaria espanhola teve alojados 419,5 mil turistas portugueses no primeiro quadrimestre, representando um aumento em 13%, que, porém, apenas se traduziu num aumento das dormidas em 7,4% porque o tempo médio de permanência caiu 5%.

Manteigas vai ter mais dois hotéis ainda este ano

23-05-2019 (10h45)

O concelho de Manteigas, na Serra da Estrela, prevê aumentar este ano a sua capacidade de alojamento com a entrada em funcionamento de dois hotéis, o Vila Galé Serra da Estrela e o Hotel Santa Luzia.

Booking é líder em audiência dos sites de comércio de viagens em Portugal

22-05-2019 (14h22)

O Booking, website de reservas de alojamento turístico, incluindo desde hotéis a alojamento local, é o líder de audiências dos sites de coméricio de viagens e turismo em Portugal, de acordo com a Marktest.

Noticias mais lidas