AHP reclama de falta de fiscalização da ASAE

17-11-2016 (16h35)

A legislação que abriu a possibilidade de os estabelecimentos hoteleiros não usarem a classificação por ‘estrelas’ “abriu portas à informalidade”, acusou ontem o presidente da AHP, Raul Martins, que simultaneamente reclamou de falta de fiscalização por parte da ASAE.

Raul Martins comentou que a ASAE queixa-se de falta de meios “mas há aí muita gente a querer trabalhar”.

As críticas do sector da hotelaria à liberalização da exibição da classificação foram o ‘prato forte’ de um encontro dos dirigentes da AHP, embora, como avançaram, desde a aprovação dessa legislação nenhum empreendimento turístico quis usar da dispensa da exibição da classificação.

Trata-se, assim, de legislação “inconsequente, [porque] não houve procura do novo sistema” comentou a presidente da direcção executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, que destacou que a lei, promovida pelo anterior secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, não acabou com a classificação por estrelas.

“Não acabou definitivamente com o sistema de classificação. Dispensou-o para quem quisesse. Se tivesse acabado totalmente, contrariamente à nossa vontade... Se tivesse dito agora vocês organizem-se, mas não é isso”, afirmou, assinalando ainda que “a classificação continua a ser uma prerrogativa do Estado”.

A actual secretária de Estado do Turismo já garantiu que irá alterar a legislação em causa.

 

O PressTUR participa no 28º Congresso Nacional da AHP a decorrer nos Açores a convite da Associação

 

Ver também:

Hotéis têm que passar a ser “mais donos do seu negócio” - AHP

 

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Hotelaria

Clique para mais notícias: AHP

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Riu Hotels investiu 70 milhões de euros no novo Riu Palace Boavista

13-11-2018 (15h10)

A Riu Hotels & Resorts anunciou que investiu 70 milhões de euros no seu novo resort Riu Palace Boavista, um empreendimento com 505 quartos, incluindo 100 duplos com piscina privativa, para alojamento em regime de tudo incluído (TI).

Primeiro Yotel da Península Ibérica abre no Porto em 2019

13-11-2018 (12h07)

A Yotel, que inclui na sua estrutura accionista a United Investments Portugal (UIP), escolheu a cidade do Porto para inaugurar o seu primeiro hotel na Península Ibérica, em 2019, com um investimento de 30 milhões de euros.

Conheça os hotéis Green Pearls que se destacam pela preservação animal

12-11-2018 (17h04)

A Green Pearls destacou um conjunto de hotéis da sua rede que se dedicam à preservação de animais através de iniciativas como a criação de áreas protegidas para aves na Tailândia, reservas para ursos nos Andes, ou de zonas protegidas para tubarões ou corais nas Maldivas.

Barceló inaugura Occidental Lisboa e está “a estudar novos projectos” em Portugal

12-11-2018 (16h36)

O Grupo Barceló, que inaugurou o seu primeiro hotel na capital portuguesa, o Occidental Lisboa, na semana passada, está "a estudar novos projectos" em Portugal.

Hoti Hotéis celebra inauguração do hotel Meliá Setúbal (em fotos)

12-11-2018 (15h34)

O Grupo Hoti Hotéis celebrou na semana passada a inauguração oficial do Meliá Setúbal, num evento em que participaram Manuel Proença, presidente do grupo, e Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.