Germania Airlines anuncia falência e cancelamento de todos os voos

05-02-2019 (15h42)

Foto: Germania
Foto: Germania

A companhia de aviação leisure alemã Germania Airlines declarou-se hoje em falência e anunciou a cessação de todos os seus voos, com prejuízo para algumas regiões turísticas portuguesas, designadamente para o Algarve e Madeira.

Com sede em Berlim e uma frota de 37 aviões, há um tempo que a Germania era alvo de prognósticos negativos quanto às suas hipóteses de se manter viável, nomeadamente, depois que no início deste mês reconheceu que, para continuar a voar, precisava com urgência de uma ‘injecção’ de capital de 20 milhões de euros.

“Infelizmente fomos incapazes de conseguir financiamento para cobrir uma necessidade de liquidez de curto prazo”, diz um comunicado do CEO da companhia, Karsten Balke, publicado no site da empresa.

A transportadora aérea explicou que os problemas de liquidez surgiram “principalmente devido a eventos imprevisíveis, como aumentos maciços nos preços dos combustíveis no Verão passado e o simultâneo enfraquecimento do euro em relação ao dólar, atrasos consideráveis na entrada de aeronaves na frota”.

Quanto aos passageiros afectados pela suspensão das operações de voo, a Germania Airlines assumiu que os que reservaram os voos na como parte de um pacote de férias podem entrar em contacto com o operador turístico para conseguirem transporte alternativo e que os passageiros que reservaram directamente com a companhia “infelizmente não têm direito” a ser ressarcidos ou ter voo alternativo.

A Germania foi criada em 1986, voava para 60 destinos do Mediterrâneo, Norte de África e Médio Oriente, tendo uma média de quatro milhões de passageiros por ano.

De acordo coma imprensa especializada, as subsidiárias Swiss Germania Flug AG e Bulgarian Eagle não serão afectadas pela decisão anunciada hoje.

Porém, ocorre ‘em cima’ da falência do grupo Air Berlin, de que o mercado ainda não recuperou totalmente.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Germania

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Avianca Brasil deixa Star Alliance no dia 1 de Setembro

19-08-2019 (16h02)

A companhia aérea Avianca Brasil, que está a atravessar graves problemas financeiros, e já deixou de ser liderada por German Efromovich, vai deixar a Star Alliance no dia 1 de Setembro.

Balanço do LATAM evidencia recuperação ‘explosiva’ da aviação no Brasil

16-08-2019 (16h15)

O LATAM, maior grupo de aviação comercial da América Latina, cuja subsidiária brasileira, a LATAM Brasil (antiga TAM), é líder brasileira em voos internacionais, indicou que no segundo trimestre teve um aumento da receita unitária (por lugar voado um quilómetro) de 18,7%, atingindo 29,5% em reais.

Trabalhadores dos hotéis da Fundação INATEL estão hoje em greve

16-08-2019 (12h43)

Os trabalhadores do sector hoteleiro da Fundação INATEL estão hoje em greve para reivindicar melhorias salariais e a um horário de trabalho de 35 horas semanais.

Levantadas restrições ao abastecimento no aeroporto de Lisboa, ANA Aeroportos

16-08-2019 (12h35)

As restrições ao abastecimento de aviões no aeroporto de Lisboa, em vigor desde segunda-feira, foram hoje levantadas, disse à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.

Grupo SATA transportou mais 8% de passageiros no primeiro semestre

16-08-2019 (11h59)

As companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines transportaram 705,7 mil passageiros no primeiro semestre, mais 8% ou mais 52,5 mil que no período homólogo do ano passado, anunciou o Grupo SATA.

Noticias mais lidas